Colossenses 2:5 “Porque, embora esteja fisicamente ausente, estou presente com vocês em espírito, e alegro-me em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo”.

Todos nós paramos para fazer um balanço de nossas vidas no final do ano. Mas na verdade, todo o dia é tempo de mudanças e arrumar o que está bagunçado diante de Deus. Até o dia de nossa morte, Deus sempre estará nos dando oportunidades para arrumar nossas vidas. O desejo de Deus é nossa vida esteja sempre ordem, limpa e organizada! É o que lemos em Colossenses 2.5  “Me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.” E por que Paulo escreve para seus irmãos essa palavra? A desordem traz para as nossas vidas: perdas, tristezas, ira, conflitos, doenças, improdutividade, aborrecimentos, confusão.  Por isso nós precisamos colocar nossa vida em ordem.

Precisamos colocar a nossa vida em ordem, em dois aspectos: no interior e no exterior.

Na vida interior, precisa estar em ordem:  O seu “EU”, as suas emoções, os sentimentos, pensamentos. As dúvidas que você tem os questionamentos que faz os traumas que sofreu as dores que sente. Alegrias, tristezas, medos, sonhos… Tudo isso faz parte da vida interior!

A vida exterior também precisa estar arrumada: O casamento, os relacionamentos, os filhos, o trabalho, os estudos, a saúde, etc.

Deus quer que você organize o seu mundo exterior e a sua vida interior.

Lemos em  III João 1:2Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma“.  Mas para isto, para que você comece a viver uma vida melhor, é preciso que seja feita uma arrumação. Se você tomar uma decisão de mudança e fizer alguns ajustes, que só dependem de você mesmo, com certeza a vida vai melhorar para você.

Muitas coisas geram bagunça à vida de uma pessoa. Vamos pensar na questão do sofrimento. Quanta desarrumação o sofrimento causa na vida de uma pessoa!

E a questão mais importante: Como podemos arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento?
No Salmos 10:14Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão.” Podemos ver  que todo o sofrimento é visto por Deus, enxergado por Ele.

O que é o sofrimento? É uma dor física, mas também emocional. O sofrimento é uma sensação desagradável, que invade a nossa vida, gerando dor, amargura, desastres.

E de onde vem o sofrimento? O sofrimento vem de todos os lados.

Há pelos menos cinco maiores causas de sofrimento:

1. DECEPÇÃO – Talvez sua vida esteja hoje toda bagunçada, por que você confiou completamente em uma pessoa que decepcionou você e, por isso, você está sofrendo a dor da decepção. Ou estará você decepcionada com seu marido? Ou você, decepcionado com sua esposa? Com seu namorado? Com seu amigo? Decepcionado com alguém importante para a sua vida? A decepção realmente dói muito… Quem nunca passou por uma decepção.

2.DOENÇA – Quem sabe, sua vida está desorganizada, porque existe alguém, existe uma pessoa intimamente ligada a você, que está lutando contra uma doença? E Você se angustia com a situação, porque está vendo uma pessoa amada sofrendo muito, até parecendo morrer aos poucos.

3.MORTE –  Talvez sua vida toda desordenada, toda bagunçada, porque você está de luto em seu coração. Ainda se recuperando pela morte de um amigo ou de um parente? Talvez para você, a morte de alguém querido, aconteceu há vários anos atrás, porém, a dor ainda é tão intensa que tem desarrumado a sua vida e tem desestruturado o seu dia-a-dia.

4.INGRATIDÃO – Quem sabe, sua vida está bagunçada hoje, porque você está com o seu coração partido, porque alguém que você amou, que você investiu, que você se deu e confiou, não reconheceu tudo o que você fez. A ingratidão dói muito e sei como é isto. Eu já passei por isto algumas vezes como pastor!

5.AS PERDAS EM GERAL – Será que sua vida está bagunçada porque você perdeu algo muito caro e, que na verdade, não dá para repor. Então, agora, você está arrependido, está triste, com remorso. Terá havido alguma perda tão grande, tão incalculável, em sua vida? Será que houve um momento, em que você disse SIM, quando deveria ter dito não, e agora não pode mais voltar atrás? O que você perdeu? A palavra, o caráter, a dignidade, a virgindade? A oportunidade de um bom emprego?

Ou quem sabe, você tenha perdido o seu patrimônio. O emprego, um investimento, dinheiro? Enfim, qual é a sua perda?

Alguns sofrimentos que tive foram profundos, outros foram leves, e de alguns outros já nem me lembro, todavia uma coisa é certa: NÃO EXISTE DOR QUE JESUS NÃO POSSA SARAR!

Você está sofrendo? Quais são as bagunças geradas em sua vida pelas maiores fontes de sofrimento que existem? Hoje Deus quer entrar em sua história, para que sua vida seja arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento, mas para isso é necessário que você:

  1. CONFIE NA SOBERANIA DE DEUS SOBRE A VIDA – Deixe que eu leia o que diz a Palavra de Deus em Isaias 40:10-11” O Soberano Senhor vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.”

Deus governa sobre tudo e vê tudo, inclusive os filhos que sofrem. Deus vê a todos! Ele não é insensível. Deus sabe todas as coisas e está no controle do mundo! Você pode não estar percebendo, mas o Senhor Deus, a Bíblia mostra aqui, Ele está agora mesmo: CUIDANDO, AJUNTANDO, CARREGANDO e, CONDUZINDO todas as suas ovelhas na terra… Inclusive você!

Para a sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento, é necessário que VOCÊ:

  1. ESPERE PELA JUSTIÇA DE DEUS – Lemos em Salmos 9:8 “Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.” O nosso Deus julga com JUSTIÇA e governa com RETIDÃO.   Acredite Deus já viu a sua dor! Então, espere pela manifestação da justiça divina. Não será a justiça humana que vai arrumar a bagunça de sua vida gerada pelo sofrimento. Espere pela justiça de Deus!

Para a sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento:

  1. CREIA QUE JESUS FAZ MILAGRES – Na Bíblia lemos dos milagres de Jesus!

Mateus 9:19-26 relata que certa vez, uma mulher que sofria a doze anos de uma hemorragia, que havia padecido sob o cuidado de vários médicos e que havia gastado tudo o que tinha, e que em vez de melhorar, piorava, ouviu falar de Jesus, então, ela chegou por trás Dele, no meio da multidão, e tocou na beirada do manto de Jesus. Ela pensava: “Se eu somente tocar em seu manto, ficarei curada”. E o que aconteceu? Imediatamente cessou a hemorragia e a mulher sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. E Jesus percebeu que Dele havia saído poder, poder que fez milagre à vida daquela mulher! Creia que Jesus não mudou e que ainda realiza milagres.

Para a sua vida ser arrumada da bagunça gerada pelo sofrimento:

  1. TENHA UMA PERSPECTIVA ETERNA DE VIDA – Apocalipse 21.4 diz que “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. E em I Coríntios 2:9 está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam“.
    Se você ver somente as coisas dessa vida e desse mundo aqui, isso só aumentará a sua dor.

Mas Deus tem preparado algo grande para a sua vida, então, veja além do sofrimento, veja além da bagunça gerada pela sua dor.

A palavra de Deus nos diz que Ele “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Efésios 3:20).

Conclusão:

Não importa se estamos no meio do  ano é tempo de arrumar a vida, é tempo de fazer planos, é tempo de arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento! Será que você quer decidir hoje, dar os quatro passos que podem mudar a sua vida para sempre?

  • Confiar na soberania de Deus?
  • Esperar pela justiça de Deus?
  • Crer nos milagres de Jesus?
  • Ter uma perspectiva eterna de vida?

Esse é o tempo de você tomar esta decisão e arrumar hoje, toda a bagunça que o sofrimento gerou em sua vida.

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.