Você já parou para pensar sobre o acontecerá a você após a sua morte? Você sabe para onde irá depois de morrer? Você tem certeza de qual é lugar onde passará a eternidade? Creio que você deve saber que você tem uma eternidade pela frente e que e que a morte é inevitável. O ser humano é um ser para a “morte”. Eclesiastes 3:2a “tempo de nascer e tempo de morrer”. A morte é inevitável e intransferível, algo que não se passa para outra pessoa.

HÁ COISAS IMPOSSÍVEIS APÓS A MORTE

1. É impossível mudar o estado eterno de quem já morreu – A doutrina católica romana do “purgatório” diz da possibilidade de alterar o estado espiritual de quem já morreu.

O purgatório – Esse ensino não se acha de acordo com o ensino de Jesus. Segundo essa doutrina o que é o purgatório? De acordo com os ensinos da Igreja Católica, o purgatório é o lugar em que as almas dos que morreram têm que pagar pelos seus pecados para serem purificadas. A palavra “purgatório” não aparece na Bíblia. E a Bíblia não fala que a alma dos que morreram é purificada no purgatório. Qual a origem do ensino do purgatório? A Igreja Católica adotou o purgatório como um ensino oficial nos concílios de Lyon (1274) e Florença (1439), e confirmou isso no Concílio de Trento (1547).

Conforme o ensino dado por Jesus não há purgatório “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Em vez disso, os cães vinham lamber as suas feridas. Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades (o inferno), onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo. Mas Abraão respondeu: Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem. Ele respondeu: Então eu lhe suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento. Abraão respondeu: Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam.” Lucas 16:19-29

O rico não andou nos caminhos de Deus e, após a morte, encontrou-se em circunstâncias totalmente diferentes das de Lázaro! Estando em tormentos entre as chamas, olhou para cima e viu Lázaro ao longe — no Paraíso (céu). Em desespero, ele grita, para que Lázaro pelo menos molhe as pontas dos dedos e refresque sua língua por causa do sofrimento no fogo, mas há um grande abismo entre eles.

2. É impossível para alguém que já morreu ter contato com alguém que vive – A Bíblia afirma de maneira enfática que quando uma pessoa morre acontecem duas coisas: o corpo volta ao pó e o espírito volta a Deus. “…o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu. ” Eclesiastes 12:7

É o próprio Deus que proíbe e condena a tentativa de comunicar-se com mortos: “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês”. Deuteronômio 18:10-12

3. Reencarnação – É uma crença que presume que a evolução do espírito humano ocorre por vidas sucessivas onde haveria progresso moral/intelectual e espiritual. A reencarnação não tem base Bíblica, a Bíblia nunca menciona reencarnação, mas na verdade prova o contrário: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.” Hebreus 9:27ª

Qual a vantagem de retornar a Terra em um corpo diferente? Você vive sua primeira vida como um pecador que se afastou de Deus, depois você retorna como uma pessoa diferente que apesar de tudo é um pecador que se afastou de Deus. Esse ciclo eterno não traria nenhum benefício a ninguém. Todo o ensinamento bíblico é no sentido de que só poderemos morrer uma única vez até o juízo final de Deus. E quando fala em “nascer de novo”, a Bíblia não está falando de reencarnação. A Bíblia mostra que nascer de novo é um novo nascimento, só que em sentido espiritual.

Há dois destinos eternos: “Pois o salário do pecado é a morte (eterna), mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 6:23

Dois caminhos – o caminho largo e o caminho estreito: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.” Mateus 7:13-14

Eternidade: Seja céu ou o inferno, será para sempre!

Céu – O céu é real. Todo mundo vai para o céu? Geralmente ouvimos a frase “todos os caminhos levam a Deus”. Mas a Bíblia é clara: “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. ” João 14:6 – O único caminho é Jesus: receber a Ele, andar como Ele praticar a Sua Palavra. O céu existe e será desfrutado por todo aquele que morrerem Cristo.

O inferno – morte eterna, é a outra opção para se passar a eternidade. Mas, muitas pessoas que até acreditam na existência do céu, não aceitam a existência do inferno. “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”. Apocalipse 21:8As mesmas Escrituras que revelam as delícias eternas, também tornam conhecidos os terrores e o horror do inferno.

A vida Eterna = Vida que não tem fim. Como cristão acreditamos na vida eterna: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3

Como alcançar a Vida Eterna? “Na verdade, na verdade vos digo que, quem ouve as minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”. João 5. 24 – Para alcançar a vida eterna, como cristãos, precisamos ouvir a Palavra de Deus e a praticar.

TODAS AS COISAS DESTE MUNDO SÃO TEMPORAIS E ESTÃO MORRENDO

Todas as coisas ao nosso redor estão morrendo e caminhando para o seu fim. Nós estamos indo para a eternidade, nossa vida é como um sopro, tudo passa rapidamente.

As coisas mais valorizadas na vida são temporárias: a beleza, juventude, a força física, a casa onde vivemos as riquezas que acumulamos a profissão que abraçamos os planos que formulamos, as relações que mantemos são somente por um breve tempo. São passageiras, nada disso vai permanecer para sempre. Diz a Bíblia que “o que vemos é temporal” (2 Co 4. 17). As coisas com que lidamos agora, em breve vão deixar de existir. E nada levaremos desta vida quando partirmos deste mundo. O que vemos em nossos dias é o desprezo às coisas que são espirituais, celestiais, divinas e eternas.

O reino de Deus deve ser nossa prioridade absoluta, pois tudo passa. Até as tribulações, as dores e angústias também são temporárias. Em breve elas irão terminar para aqueles que herdarem a “vida eterna”. Há um descanso para aqueles que morrerem em obediência e servir a Cristo. Em breve estaremos para sempre com o Senhor no Seu Reino na vida eterna. Então nossa luta terá chegado ao fim, a dor, o luto e as lágrimas jamais existirão. Jamais sentiremos fome ou sede. Jamais teremos cansaço ou seremos assolados pela doença. Faremos parte da gloriosa família onde jamais haverá contenda, jamais haverá qualquer maldição.

Quão terrível é deixar que alguém passe deste mundo para um terror eterno, sem que esteja devidamente avisado, pelos profetas de Deus. Que sejamos fiéis a Deus por causa das verdades contida em Sua Palavra.

Conclusão

Não há nada que alguém possa fazer para mudar os destinos depois da morte. Não há conversão depois da morte, por isso não oramos pelos mortos.  Agora é o tempo de se voltar para Deus. Agora é o tempo de se reconciliar com Deus.  Jesus continua convidando a cada homem e mulher para a salvação, mas em breve esse convite não será mais ouvido e a porta da salvação se fechará. Aquele que tem Cristo tem a vida. Cristo se entregou naquela cruz, para que eu e você tivéssemos vida eterna. Tudo para nos salvar da morte eterna – o inferno.

“Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” João 5:24-25 – “Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o sofrimento eterno”. Daniel 12:2

O nosso maior anseio de ter vida eterna, não deve ser para ficar livre do inferno, mas por viver eternamente com Deus e com Cristo, desfrutando eternamente da sua presença.

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.