“Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.” II Coríntios 3:18 

Quando alguém entrega a sua vida a Jesus, precisa permitir que o Espírito Santo vá moldando seu caráter, tendo Jesus como exemplo. Você é um espelho, que deve refletir a imagem de Cristo. Refletir é transparecer. E um espelho só reflete a imagem daquilo para o qual está olhando. Se você não estiver em frente ao espelho do seu banheiro, obviamente ele não estará refletindo a sua imagem. Para você ser um espelho de Cristo, você precisa estar de frente para Ele; ou seja, buscar a face dEle. Buscando se parecer cada dia mais com Ele. Outro ponto importante, é lembrar que um espelho sujo não pode refletir muita coisa.

Então limpe seu espelho e busque a luz de Cristo para refletir na vida dos outros. Deus quer que você seja um espelho, na sua família, na sua escola, faculdade, trabalho, etc. Como cristão devemos ter como alvo sermos semelhantes a Jesus. Nossa forma de tratar as pessoas deve ser semelhante à forma de tratar do nosso Mestre Jesus. Temos que pensar: “se Jesus estivesse aqui, como Ele agiria?”

São muitas as evidências que mostram o caráter de Cristo me nós, mas vamos falar de algumas:

  1. Humildade:“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” Mateus 11:29

Jesus foi modesto em toda a sua maneira de viver. Quando lavou os pés dos discípulos (João 13:3-5) e ao relacionar-se com todas as pessoas, independentemente de sua raça ou posição social. A humildade é um dos aspectos do caráter de Cristo.

Humildade, não tem nada a ver com pobreza. Humildade conduz à submissão, tanto à vontade do Senhor como a liderança. Leva ao reconhecimento de suas falhas e de que não se está 100% certo. O oposto é o orgulho e a arrogância, que não tem nada a ver com o caráter de Cristo. É preciso refletir no exemplo de humildade deixada por Cristo. Não queira ser melhor que os outros!

  1. Gratidão:“Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!” Salmos 103:2

Gratidão é outro traço do caráter de Cristo, é saber valorizar o que recebeu e cuidar bem. Temos sido gratos a Deus, à Igreja, aos pastores, aos líderes, ao nosso cônjuge, aos nossos pais, às pessoas que nos ajudam? Seja agradecido(a). A ingratidão fere o coração de Deus. Jesus sentiu a falta dos nove leprosos que foram curados, sendo que somente o samaritano retornara para agradecer pela cura (Lucas 17.17-18).

  1. Mansidão: “Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração.” Mateus 11:29 

Em relação ao próximo – Em um mundo tão conturbado pela violência e pela soberba, ter mansidão ou ser conhecido como uma pessoa mansa tem sido cada vez mais raro. Mansidão refere-se atitude oposta à rispidez, à severidade, à violência ou a grosserias carnais. Deus não quer que tratemos rudemente os nossos semelhantes. Isso não faz parte do caráter dEle.

Em relação às situações – Ser manso é ter a capacidade de se controlar diante daquilo que nos irrita. Exemplos: Está na fila para pagar, aí vem alguém e fura a fila, a nossa carne tem vontade de gritar, mas você exerce o domínio próprio através do Espírito Santo que habita em você e exerce a mansidão. Ou está no trânsito aguardando para estacionar e alguém te corta e entra na vaga.

Como você reflete a imagem de Cristo nesses momentos? Reagir é a pior forma de atitude de uma pessoa que se diz “cristã”. E são nessas pequenas atitudes diárias que Deus observa prática cristã. Às vezes queremos ser tão intelectuais da Bíblia e nas coisas básicas não refletimos a imagem de Cristo. Isso não quer dizer que não devo ser um estudiosa da Bíblia, mas junto ao conhecimento deve estar a prática.

Mansidão tem a ver com fé – os mansos não se desesperam nas adversidades, porque confiam que tudo está sob o controle de Deus. Ser manso é se portar com brandura e serenidade diante de todas as situações. Certamente Jesus é o nosso maior exemplo de mansidão

Fome e sede de justiça – “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”.  Mateus 5:6  – É desejar ardentemente fazer o que é certo. O certo é o certo, o errado é o errado.

“Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve.” Malaquias 3:18 – Em nossos dias é um pouco difícil fazer a diferença entre aquele que serve a Deus e o que não serve. Mesmo que seja normal fazer errado, como cristão decido fazer que é certo. Ah! Mas tudo mundo faz… eu não sou todo mundo.

  1. Servir:“Como o Filho do homem (Jesus), que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. Mateus 20:28

Jesus se fez servo e não achou estranho nos servir, pois isso faz parte do Seu caráter, assim deve ser conosco. Em um mundo perverso onde as pessoas estão mais preocupadas em acumular riquezas do que socorrer ao aflito e necessitado, o verdadeiro crente deve refletir o caráter de Cristo servindo.

Servir a Deus – Queremos servi-Lo porque o amamos. Aquele que ama a Deus verdadeiramente e sente Seu amor tem o desejo natural é dar a Ele alguma coisa em troca. “Senhor, em que posso te servir?”. Esse deveria ser o clamor do nosso coração.

Servir ao próximo – Todo cristão deveria se conscientizar da importância de servir ao próximo, de como é gratificante quando você, de alguma maneira, pode ajudar alguém. Servir é estar à disposição, é poder auxiliar, cuidar, ser prestativo.

Existem pessoas que sentem dificuldade para servir – Quando alguém lhes pergunta: “Ei, você pode ajudar?” Elas desconversam, inventam alguma desculpa ou então, saem de fininho. Claro que alguns, por um motivo ou outro, realmente não podem ajudar. Porém, muitos querem somente ser servidos e nunca servir. Ou só servem a quem lhe interessa. Servir é uma decisão pessoal. É uma entrega. É olhar ao redor e perceber que existe alguém chorando, necessitando de cuidado, aí decide servir. Tudo o que Deus nos dá é com o propósito de usar para servir

  1. Pacificador“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5:9

Fomos chamados a seguir a paz, sermos pacificadores. E na medida do possível, ter paz com todos (Romanos 12:8). Jesus é o modelo e aquele que reflete a imagem de Cristo é portador da paz. Muitos cristãos ao invés de levar paz, leva contenda e discórdia.

A manifestação de todas essas evidências, que vimos, do caráter de Cristo deve começar dentro da nossa própria casa. Ser uma benção na igreja, no PG, com os amigos, é fácil, mas ser uma benção para aqueles que convivem com você na sua casa, aí começa nosso grande desafio. E só vamos conseguir pelo poder do Espírito Santo. Você pode até usar uma máscara quando vem para a igreja, mas é dentro de casa que a máscara cai. Por exemplo, um casal vem pra igreja brigando no carro, mas quando desce do carro coloca o sorriso no rosto. Ou o pastor pede pra irmã fazer um café e prontamente a irmã faz, mas em casa quando o marido pede pra fritar um ovo, ela responde: “vai você, não sou sua empregada”. Ou o marido na igreja é todo gentil com todos, sorriso no rosto, mas quando chega em casa grosso com a esposa, com os filhos, fica de cara amarrada.

Quando essas evidências fluem através de nós vamos Iluminando por onde passamos, refletindo o caráter de Cristo. Como? “Ah aquela pessoa quando a abre a boca, enche o ambiente de vida, enche o ambiente de alegria. Enche o ambiente de simplicidade, ela encoraja, ela levanta, ela abençoa, ela elogia.” Não estou falando de bajulação, pois bajulação é diferente, é falar uma coisa, pensando ou sentindo outra.

É preciso enxergar a si mesmo. Precisamos comparar nossas ações com as instruções dadas por Deus. “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos.” II Coríntios 13:5 – A palavra não é examinarmos os outros, mas a nós mesmos.

Conclusão:

Como as pessoas vão enxergar Cristo em nós? Quando refletirmos Sua imagem através do caráter moldado pelo Espírito Santo, com humildade, gratidão, mansidão, fome e sede de justiça, servindo e sendo pacificador.

Em Mateus 5:16 Jesus disse: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. Muitas pessoas em nossa sociedade, e até familiares nossos, estão cansados de ouvir falar de igreja, da bíblia, das bênçãos de Jesus, mas o mau testemunho de vida de várias pessoas que se dizem cristãos, a incoerência entre o que se fala e o que se vive, tudo isso tem feito com que não tenham nenhuma atração pelo cristianismo que pregamos. As pessoas estão nos observando e querem ver se a nossa conduta, reflete de fato o que pregamos. Antes de testemunhar com os lábios, testemunhe com o seu exemplo de vida.

Numa certa vila, alguém perguntou a um senhor já idoso: “O senhor já ouviu falar do Evangelho?” A resposta foi a seguinte: “Ainda não, mas eu já vi o evangelho”. “Como é isso? O que o Senhor quer dizer?” Indagou o evangelista. O velhinho então respondeu: “Observo a vida de um cristão nesta vila, há muito tempo. Tenho visto que aquele homem é diferente dos outros, então tenho concluído que ele pratica o evangelho no qual ele crê”. Conclusão, aquele senhor idoso foi facilmente levado a Cristo por aquele discípulo de Jesus; e isto devido ao bom testemunho de vida de um outro cristão, naquele lugar. A pregação silenciosa da nossa maneira de viver, semelhante à de Cristo, falará mais alto do que milhares de palavras, tentando convencer o pecador. Há necessidade de se testemunhar com os lábios. Mas as pessoas não ouvirão a nossa mensagem, se primeiro não virem as nossas boas obras.

Que o Senhor nos ajude a refletir a imagem de Cristo a todos aqueles que estão ao nosso redor. Que benção poder ouvir: “Eu vejo Jesus em você”!

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.