Quem nunca experimentou uma tempestades em sua vida?

Essas tempestades podem representar momentos difíceis que enfrentamos: na família, nas finanças, na saúde, em nossa vida espiritual, na igreja ou em qualquer outra área da vida.

Muitos são os motivos que nos levam a passarmos por tempestades. Há ocasiões em que:

nós provocamos tempestades, por tantas decisões erradas, sem consultar Deus ou não damos atenção a avisos ou sinais há tempestades que são provocadas por outros. O diabo também pode provocar tempestades cujo propósito é nos destruir.

Mas também á tempestades permitidas por Deus por muitas razões: para que corrijamos algo errado em nossa vida ou para que subamos nosso nível espiritual. O certo é que todos nós enfrentamos “tempestades” (adversidades) que desafiam a nossa fé. Porém esses momentos difíceis que nos assustam podem ser usados por Deus para que tenhamos as experiências mais profundas com Ele. Independente dos motivos que nos levam a elas.

A maioria das tempestades em nossas vidas são inesperadas: um acidente, uma enfermidade uma crise no casamento, um desemprego. As tempestade chegam de surpresa vida sem mandar recado e sem pedir licença e nos deixam profundamente abalados.  Como seguidores de Cristo devemos estar preparados para as tempestades que certamente virão, pois fazem parte da jornada de todo cristão.

As tempestades chegam de forma tão intensa. De repente uma doença incurável abala a família, um acidente trágico ceifa uma vida cheia de vigor, um divórcio traumático deixa o cônjuge ferido e os filhos amargurados. Uma amizade de longos anos ou um casamento acaba por causa de traição

As tempestades fogem do nosso controle –  São maiores do que nossas forças 

Mas como cristãos, o que fazer diante da tempestade? Qual deve ser a nossa atitude para enfrentarmos as tempestades? Na passagem que estaremos lendo aprenderemos com o apóstolo Paulo, que acima das nuvens negras, dos dias de adversidade sempre haverá esperança para o povo de Deus,

Texto: Atos 27:1-40 – Paulo era odiado por ensinar que o único que pode salvar o homem é Jesus. Por várias ocasiões Paulo, por causa desta mensagem que pregava. Foi preso, espancado e açoitado. Uma dessas ocasiões ocorreu em Jerusalém Paulo acusado falsamente de muitas coisas agora está sendo levado, como prisioneiro, para comparecer diante de César em Roma.

Paulo estará viajando com alguns “outros prisioneiros”. Um centurião romano, chamado Júlio

é o encarregado da segurança dos presos.  

A advertência sobre o perigo, feita por Paulo (27:9-11) – Paulo orientado por Deus, advertiu-os de que a viagem seria um desastre, mas o centurião não lhe deu atenção. O centurião deve ter pensado, esse Paulo entende alguma coisa de Bíblia, mas não entende nada de mar, e assim desprezou a orientação de Paulo. E prosseguiu. Às vezes enfrentamos tempestades por não querermos acatar conselhos. Apesar do conselho do apóstolo Paulo, o Centurião não o ouviu;

o resultado foi que tiveram que enfrentar uma grande tempestade, e o navio acabou naufragando, assim acontece na vida de muitas pessoas.

E aqui, bem no começo da viagem, já temos uma lição na tempestade: a de que o embarque em situações perigosas, pode acontecer por confiança na capacidade humana

v.11 “Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo.”

A tripulação precisava decidir, o comandante precisava decidir: ouvir a orientação de Paulo sobre não prosseguir ou prosseguir ignorando a direção do vento. E eles escolhem não acreditar no prisioneiro Paulo, não reconheceram a voz de Deus . A maioria nem sempre discerne a vontade de Deus.

Ninguém está livre ou imune de ser atingido pela tempestade  – Mesmo quando estamos caminhando dentro da vontade de Deus, somos alvo da tempestade da vida, vemos aqui nessa viagem de Paulo.

As aparências enganam -circunstâncias favoráveisv.13soprando brandamente o vento sul”

As circunstâncias externas, fizeram os responsáveis supor que tudo iria bem, mas logo o brando vento transformou-se em uma terrível tempestade. Como acontece geralmente quando não obedecemos à Palavra de Deus.  O vento suave da prosperidade é mais perigoso do que os tempestuosos, pois dão um falso sendo de suficiência própria.E afastam a pessoa da dependência de Deus 

OS CONFLITOS QUE ENFRENTAMOS NAS TEMPESTADES DA VIDA

1º conflito – A tempestade provoca medo – Porque ela é maior do que nós. A causa do desespero, dos tripulantes não era a tempestade, mas a falta de fé. O perigo maior que enfrentavam não era a fúria da tempestade, mas a incredulidade dentro deles. Onde o medo prevalece, a fé desaparece. Ficamos com medo porque duvidamos que Deus está no controle.

para perder o medo é preciso confiar na Palavra de Deus.

2º conflito =  Que estamos sozinho – Outro pensamento que nos ocorre em meio a tempestades

é que estamos sozinhos. Nos sentimos como crianças indefesas e solitárias. Sentimento de que Deus não se importa conoscoPensamos que estamos abandonados à nossa própria sorte.

E COMO VENCER AS TEMPESTADES DA VIDA

1º Crendo que na Tempestade, o Senhor está conosco – Atos 27:3 Paulo ele disse:  “Deus esteve comigo”. Esta é uma certeza que você têm, Deus está com você. Por isso não tenha medo, quando você estiver enfrentando a tempestade, Creia que Deus está com você…tenha fé no Deus que você serve. Não importa, se tempestade que você está enfrentando é pequena ou grande, o que importa é que o Senhor está com você e não permitirá que você seja vencido pela tempestade. Quando parecia que era o fim, e que a morte era certa e inevitável, Paulo pode sentir a presença do Senhor. Paulo sentiu que Deus estava com ele naquele situação, e prometeu salva-lo, não somente a ele, mais todos que estavam abordo. Creia meu irmão e minha irmã o Senhor está com você o Senhor está do seu lado, ela não vai deixar o seu barco afundar.

2º Como Vencer a Tempestade – Tenha certeza que você pertence a Deus,

Atos 27:23 – Paulo disse: O Deus de que eu sou”. Paulo tinha certeza e convicção que ele pertencia a Deus. Quando uma pessoa coloca a sua vida nas mãos do Senhor, e tem certeza que ele pertence ao Senhor, nada poderá abalar a estrutura da sua vida, porque ele sabe, que Deus cuida dos seus. Ainda que as coisas estiverem dando errado em sua vida, nada poderá afundar a tua embarcação. O Senhor te socorrerá. Se a tempestade chegou, não se desespere, não entre em pânico. Atos 27:30 –  Alguns marinheiros quiseram fugir do navio, quiseram abandonar o navio, mais uma vez não confiaram nas palavras que Paulo havia falado,que nenhuma vida haveria de se perder, Paulo se manteve firme e crendo que Deus prometeu guarda-los. O Senhor tinha aparecido para ele, e disse que nenhum dos tripulantes do navio iria morrer,

Paulo se manteve firme e crendo que Deus prometeu guarda-los

3º Como Vencer a Tempestade – Crendo que o socorro vem do alto – Salmos 121:1-2 “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”Para você vencer a tempestade você deve olhar para Jesus, o tempo se fechou, o amar ficou agitado e está batendo violentamente na sua embarcação, você está achando que não vai suportar, a prova está doendo, as lutas estão te deixando abatido(a), pára de olhar para as ondas do mar. Mar significa: tribulação, angustia, aflição, lutas, perseguições, provações de todos os tipos, material, Espiritual, financeira e etc. Pare de olhar para o mar que esta agitado, pare de olhar a tempestade. Paulo, confiou no Senhor, buscou socorro e direção dos céus

e por intermédio dele, o Senhor livrou todas de morrem na tempestade. Todos os tripulantes do navio, cerca 275 pessoas foram salvas.A tempestade que você está enfrentado, não vai conseguir te destruir, e quando você olhar para o alto, Creia!!! Você vai vencer as tempestades, em nome de Jesus, o Senhor te protegerá e  a tempestade  vai cessar,

4º Como Vencer a Tempestade – Com oração – Paulo orava muito e foi orando que recebeu uma visão da parte de Deus. Onde um anjo apareceu…e deu uma Palavra sobre preservação de todos

São nos momentos a sós com Deus, em oração que Deus nos dará promessas, direção, fortalecimento

5º Como Vencer a Tempestade – Crendo e tomando posse das promessas que Deus nos dá de antemão – Atos 23:11 “…o Senhor , pondo-se ao lado (de Paulo) lhe disse: Coragem! Pois do modo que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim também importa que também o faça em Roma”. Então, se Paulo estava no meio do mar e não com os pés em Roma, como é que ele iria morrer ali, no meio da tempestade? Lógico que não iria morrer, se não Deus seria mentiroso no que prometeu. Você têm que confiar nas promessas do Senhor, você têm que confiar, no que Deus têm falado para você. Promessas que poderão vir através de sua Palavra,

de impressões no coração ou através da pregação ou servos usados por eles

As tempestades são pedagógicas – Elas são a escola de Deus para nos ensinar as maiores lições da vida. Aprendemos mais na tempestade do que nos tempos de bonança.

Conclusão: É certo que em algum momento as tempestades podem vir. E como vence-las?

  • Crendo que na Tempestade, o Senhor está ao seu lado
  • Dando atenção aos aviso e sinais de Deus
  • Tendo a certeza que você pertence a Deus, e Ele te socorrerá
  • Não se desesperando, não entrando em pânico, crendo que Deus irá guarda-lo
  • Tirando o olhar da tempestade, crendo que o socorro vem do alto
  • Com oração
  • Tomando posse das promessas de Deus
  • Não dando ouvido aos incrédulos e sim nas promessas de Deus 

O que você tem pensado no meio das tempestades?

-que o problema é grande demais: Creia Deus é maior.

-que está sozinho: Deus nunca te deixa só.

-sente medo ou falta de fé: confie no Senhor.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto