Texto Bíblico: João 4:1-38 (Jesus e a Mulher Samaritana)
Muitas vezes vivemos uma vida vazia em diversas áreas de nossas vidas. E hoje eu quero te despertar para viver uma vida cheia, prazerosa.
A mulher que vimos neste trecho da bíblia vivia uma vida vazia. Ela não tinha muitos amigos, vemos isso pelo horário que buscava água. Provavelmente embora a cultura fosse da mulher servir o marido, não tinha um bom relacionamento, pelo seu histórico e por não ter a companhia do atual companheiro. Vemos também que tudo que ela tinha era superficial. Um nível raso.
Conforme lemos vemos que em Jesus temos algo que pode transformar nossas vidas rasas que é o alimento eterno. Mas, o que será este alimento eterno?
Cremos que a cada dia mais somos consumidos por diversas tarefas, responsabilidades, decisões e com isso, nós não temos tempo de degustar de tudo que nos acontece. Hoje nem se quer conseguimos naturalmente nos alimentar, imagine desfrutar de tudo!
Aquela mulher vivia esta vida. Vazia, com falta de uma sustância real, pois tudo que bebiam comia, sentia, vivia era passageiro, não produzia nela mudança, sustância. Até que ela recebeu uma proposta: “Se você beber da água que eu lhe darei jamais sentirá sede outra vez!” E ali chegou o tempo da decisão que mudaria a vida daquela mulher.
E quero te dizer algo: Hoje Deus escolheu mudar a sua vida também!
Ela entendeu e esse é o ensinamento de Deus para nós hoje: não podemos ver apenas, precisamos experimentar. Cristo não viu apenas, Ele viveu. Os discípulos não viram apenas, eles viveram. E nós? O que vivemos? O que estamos fazendo?
A bíblia diz que faríamos coisas maiores que Cristo. Você tem se alimentado do que vê?
Somos diariamente expostos a diversos alimentos e será que nos alimentamos? Em sua oração, na leitura da bíblia, no PG, no Culto. Ou muitas vezes somos consumidos por “fast foods”: fofocas, novelas, pornografia, nossas próprias vontades.
Você se lembra do que comeu na Segunda-Feira? Nós não nos importamos com aquilo que comemos, pois sabemos que logo precisaremos, pois o que consumimos para nós é passageiro, temporário. Aquela mulher experimentou pela primeira vez de Algo Eterno. E eterno é duradouro.
Como sei o que é Eterno? Você é transformado por aquilo. Aquele alimento te produz frutos. Aquela mulher decidiu comer algo e aquilo produziu frutos e a fez alimentar outros.
Você tem feito o que com o alimento que recebe de Deus? O único Alimento Eterno?
Nós muitas vezes somos como os discípulos, não entendemos como a pessoa deixa de fazer determinadas coisas. Ou até mesmo porque nós não conseguimos deixar de viver certas coisas.
A resposta é: se Alimente de Cristo. Ele é Eterno! Quando nos alimentamos Dele não precisamos fazer outras coisas temporárias. Aquele alimento consumido, aquela fonte. Nos sacia, nos da energia, nos faz ter forças para avançar, correr, lutar, viver. Precisamos começar a viver ao invés de ver.
“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” Tiago 1:22-24
Deus quer te alimentar hoje, você quer se alimentar de verdade Dele?
Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.