Gosto muito de falar sobre nossa identidade, pois quando sabemos quem somos, sabemos também quem Ele é. Sabemos no que acreditar, no que fazer, onde buscar, como agir. Creio com todo meu coração de que nossa identidade transforma, pois a identidade Daquele que nos formou está em nós. Quando nascemos temos um pouco da genética do pai e um pouco da mãe. Assim quando fomos criados temos um pouco do nosso pai que estas nos céus.
Gênesis 1:26-31 – Em Gênesis vemos a criação do mundo, podemos perceber que em todas as coisas que Deus criou Ele viu que era bom. Fico imaginando a criatividade de Deus para esticar o pescoço da girafa, acelerar as batidas das asas de um beija-flor, colorir a zebra. Deus deve ter perguntado os anjos e se divertido com as respostas, no pensamento em fazer as estrelas, o próprio Jardim do Éden. Mas teve uma coisa que Deus de fato fez diferente, se dedicou.
Quero falar em uma palavra qual é o motivo da sua existência. Esta palavra é amor. Tudo que Deus havia criado terminava com a frase: “e viu Deus que era bom”. Porém, quando Deus pensou em criar o homem Ele o amou. Ele deve ter parado, analisado e dito: “o que iremos criar agora é muito bom, temos que caprichar.” Esse é o motivo pelo qual estamos aqui. Esse é amado por mim. Então Deus nos criou sua imagem e semelhança, homem e mulher.
Talvez isso não seja suficiente para te fazer enxergar quem de fato você é. Então quero dedicar a minha palavra de hoje para te mostrar o quanto você é amado e o quanto você pode derramar amor.
Iremos usar bastante a Bíblia porque creio que sou o que ela diz que eu sou, que tenho o que ela diz que tenho e que eu posso fazer o que ela diz que eu posso fazer. Muitas pessoas aqui podem ter ouvido que vieram de uma gravidez não planejada, ou que não foram amados na gestação ou depois dela, alguns podem não conhecer seus pais por terem sido abandonados. Porém, quero te dizer que não é uma verdade. Ela pode ser parte de uma verdade, mas quero te contar a outra parte que talvez você ainda não tenha escutado.
Jeremias 1:4-11 – Nós somos conhecidos e escolhidos de Deus antes mesmos de sermos formados. Deus pensa assim: “preciso de um missionário. Ele irá salvar 1.000 vidas na África”. Pronto! Está definido. Então pensa em como fazer isso. Aí ele forma você, uma pessoa especial, com um chamado já definido, uma rota traçada. E não importa se você nasce sabendo ou não para o que foi chamado. Deus já te deu tudo o que você precisava para cumprir teu chamado, talentos, dons. E alguns você receberá ou aprenderá a usar ao longo da vida. Então nunca se esqueça de que Deus sonhou com você!
Romanos 8:16 – O próprio Espírito Santo nos confirma que somos de fato filhos de Deus. Você tem um Pai, um Pai que te ama. Que todos os dias faz questão de derramar amor sobre você.
Muitas vezes nós não enxergamos esse amor porque não nos prendemos aos detalhes. Você olha todos os dias para a cama que dorme, para a casa de onde sai para trabalhar, ou para como Deus cuida de você mesmo ainda não tendo um trabalho? Você olha para a paisagem? Para plantas, verdes, ou para quantas casas existem ao seu redor onde famílias estão sendo guardadas, protegidas. Você olha para o céu? Agradece pela chuva? Pelo seu animal de estimação. Que muitas vezes você briga com ele e ele já fica no seu pé. Mesmo sentido Ele está pronto para te derramar amor. Ele mostra o que é ser amado. Tudo isso foi feito para você.
Quando Deus criou o homem ele disse governe o homem sobre tudo. Ou seja, tudo é para você. Então aprecie todos os dias, agradeça todos os dias. Talvez pessoas não te valorizem tanto. Porém muitas vezes são mais importantes do que aquele que fez e fez de tudo para te agradar.
Você pode estar pensando agora como muitas vezes eu pensei: “eu só erro. Como ele pode me querer, como posso ser importante? Isso não serve para mim. Não consigo mudar minhas atitudes. As pessoas não me olham, sou sempre excluído, sempre fico sozinho”.
I João 4:9 – Deus te ama. Por mais que você tenha sempre sofrido por falta de amor, quero te dizer que Ele te ama incondicionalmente. Jesus sem precisar se entregou por você. Ele não faria isso se não fosse importante ter você. Deus tem tocado bastante no meu coração estes dias a respeito de entendermos o amor e vivermos o amor. Estamos em uma sociedade totalmente carente, egoísta, sem afeto. E tudo isso é devido a eles não terem mais no que se espelhar. Não se vê mais demonstrações de amor como antigamente.
Vamos pensar, quando você é uma criança pequena e tem vários brinquedos, chega uma criança na sua casa e você chama para brincar. E ela começa a mexer nos seus brinquedos. Você não gosta. A sua intenção é só mostrar o que você tem. Pode perceber as crianças têm muita dificuldade de dividir, emprestar.
Quando você começa a crescer e está na escola, chega a hora que a maioria gosta e não porque é tão divertido, mais é como tirar folga: a aula de educação física. Você fica para escolher o time para alguma atividade. Quem você escolhe? Os melhores para ter certeza que irá ganhar. Ou você pensa, posso escolher aquele que sempre fica por último só para ele se sentir importante hoje.
Nós pensamos no que é melhor para nós. Isso basta. Não estamos muito preocupados com os sentimentos e oportunidades dada ao próximo. O que importa são nossos sentimentos, satisfações.
Quando crescemos começamos a namorar, muitas vezes o namoro não dá certo porque é pensado de uma forma errada como todo o início de nossa vida. Você entra em um relacionamento porque acredita que a pessoa irá te fazer feliz. Você até gosta da pessoa mais o importante é que ela responda às suas necessidades e não você a fazer feliz por que a ama.
Quando se casa é uma maravilha. Se namora toda hora, beijos estilo de cinema, dá até para ganhar um Oscar. Com o tempo, começa a esfriar, palavras como eu te amo já não saem da boca. Os beijos já se tornam selinhos.
Meu papel aqui não é te desanimar, por isso quero te dar uma boa notícia.
Isaías 1:19 – A Bíblia diz que iremos comer o melhor desta terra. Comer, é desfrutar do melhor que ela pode oferecer. Só que para isso precisamos deixar aquilo que nos prende. Deixar magoas, feridas, falta de carinho, perdão, vazio, sentimento de exclusão para fora. Para que o amor possa entrar em seu coração.
Romanos 12:2
Então agora quero te falar um pouco mais sobre você e sobre sua missão.
I João 4:4 – Diz que Deus nos fez mais do que vencedores em Cristo Jesus. Disse também que maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Ele não falou isso à toa. Sabe porque Deus falou isso para você?
1º) para que você nunca se esqueça do quanto ele te ama. Não importa se as pessoas lhe mostrarão isso. Você é amado!
2º) para que você pudesse saber que o amor que você tem e recebe de Deus é maior do que qualquer falta de amor.
Ai você pode me dizer: ok! Mais não estou entendendo onde quer chegar? É simples.
Atos 20:35 – A maior benção está em dar do que em receber. Deus não derramou sobre nós tanto amor para que pudéssemos encher nosso ego e saber que somos muito amado para que nos coloquemos em comparação com o próximo. Deus nos Deus este amor para que pudéssemos compartilha-lo com aqueles que ainda não receberam ou viram este amor.
II Coríntios 5:20 – Somos embaixadores de Cristo, somos representantes. Não tenho dúvidas de que Deus é amor, portanto você é responsável por levar amor por este mundo.
Você pode estar pensando que não tem potencial, que não tem qualidades. Quero te dizer que quanto mais eu falar aqui pior vai ficar para nossas desculpas.
Efésios 3:20 – Deus nos usa. Ele é quem nos capacita.
Em Isaías 61 Deus diz que nos ungiu para proclamar, libertar e muito mais. Não adianta você ser criado para dar sabor e não ser usado. Não adianta você ser luz se ela sempre estiver apagada.
Mateus 5:15 – Você foi criado para fazer a diferença, criado para levar amor.
Nossa visão é “gerando vidas através do amor”, esse é o seu papel. Não deixe outras pessoas não se sentirem amadas, como um dia você se sentiu. Não deixe pessoas passarem pelo que passou. Pelo contrário, vamos encher esta geração de esperança, amor, vida, fé.
João 15:16-17
Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.