Introdução

Todos nós somos formados por um caráter, um conjunto de características e traços relativos à nossa maneira de agir e de reagir. Um conjunto de qualidades e defeitos, que determinam nossa conduta e moralidade.
Esses valores e firmeza moral são formados até nossos 7 anos de idade e definem a coerência das nossas ações, procedimentos e comportamentos. Nosso caráter não é determinado somente por aquilo que falamos, mas acima de tudo pelo que fazemos.

Assim como nós, Deus também possui um caráter, um conjunto de atributos e valores que definem sua identidade. E ao estudarmos Sua Palavra podemos conhecer Seu caráter e atributos. A Bíblia diz que Deus é bom, eterno, imutável, soberano, justo, onipotente, onisciente, onipresente, santo, poderoso, único Deus, fiel e verdadeiro.

Um Deus fiel e verdadeiro

Mas hoje quero destacar apenas dois aspectos do caráter de Deus: fidelidade e verdade. A Palavra nos diz que Ele é fiel e verdadeiro e cumpre tudo aquilo que promete: “Pois a palavra do Senhor é verdadeira e podemos confiar em tudo que ele faz.” Salmos 33:4

“Deus não é homem para mentir, nem ser humano para mudar de ideia. Alguma vez ele falou e não agiu? Alguma vez prometeu e não cumpriu?” Números 23:19

Mas existe algo extraordinário na fidelidade de Deus, ela não é baseada no que fazemos ou deixamos de fazer, Deus não é fiel a nós, Ele é fiel à Sua própria Palavra: “Se formos infiéis, ele permanecerá fiel, pois não pode negar a si mesmo”. II Timóteo 2:13

É da natureza de Deus ser verdadeiro, Ele valoriza a palavra, pra Deus não existem meias palavras, meias verdades. Ou é ou não é: Mateus 5:33-37.

Uma geração infiel e mentirosa

Vivemos uma era em que a palavra não tem mais valor, os votos de fidelidade e amor eterno ditos no dia do casamento não são honrados, nos negócios tudo precisa ser registrado por email, porque as pessoas não cumprem o que falam. Ninguém mais leva a sério aquilo que diz. Nas gerações passadas a palavra era suficiente, não era preciso contratos porque as pessoas honravam aquilo que prometiam.

Hoje a mentira e a infidelidade fazem parte do dia a dia das pessoas, e não falo somente do mundo, infelizmente isso se instalou dentro das igrejas, entre os cristãos. Quantas vezes você foi convidado para um evento ou festa e enquanto responde “sim” ao convite já está pensando “eu não vou não.”? Quantas vezes, no seu trabalho, você prometeu um prazo já sabendo que não iria poder cumprir? Quantas vezes o pastor convoca a igreja pra algo e você diz “amém” e levanta sua mão, mas não faz aquilo que se comprometeu?

“Quando fizer uma promessa a Deus, não demore a cumpri-la, pois ele não se agrada dos tolos. Cumpra todas as promessas que fizer. É melhor não dizer nada que fazer uma promessa e não cumprir.” Eclesiastes 5: 4-5

O caráter de Deus em nós

Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, nos criou para sermos parecidos com Ele. Se nós somos cristãos devemos seguir os passos de Cristo, ser como Ele, pensar como Ele, agir como Ele, falar como Ele. Ser cristão não é um título ou uma religião, é um estilo de vida.

Talvez haja falhas e desvios em seu caráter, e talvez a culpa nem seja sua, talvez seja reflexo da sua infância, da sua criação, daquilo que viu e ouviu na sua infância. Talvez a mentira e a infidelidade façam parte do seu caráter, mas você nunca enxergou isso como algo que isso vai contra a Palavra de Deus, mas hoje Deus quer nos libertar disso.

Como vimos até aqui, Deus é fiel e verdadeiro, Ele honra e cumpre a Sua Palavra, e Ele deseja que sejamos iguais a Ele, fiéis e verdadeiros, que honram e cumprem o que prometemos para Ele e para as pessoas.

Fidelidade nas alianças

Deus também honra e valoriza as alianças, na Bíblia vemos alguns momentos em que Deus faz uma aliança com o homem: Adão, Noé, Abraão, Moisés, Davi e Nova Aliança (Jesus). Deus é um Deus de aliança, e essas alianças estão firmadas na Sua Palavra e Ele se manterá sempre fiel a elas. Na nossa vida existem alguns tipos de alianças:

Alianças naturais: com nossos pais (Efésios 6:1-3), com nossos filhos (Efésios 6:4); com nossos patrões (Efésios 6:5-7); com nossos empregados (Efésios 6: 8-9); com nossos amigos (Provérbios 17:17, 18:24 e 27:5-6); com nosso cônjuge (Gênesis 2:24, Mateus 19:6).

Alianças espirituais: com Deus e com a Sua Palavra (Êxodo 19:5-6); com a igreja (Atos 2:42-47); com nossos líderes/pastores (Hebreus 13:17).

Precisamos aprender a honrar nossas alianças. Permanecendo fiel, mesmo que o outro não seja fiel, assim como Deus permanece fiel mesmo quando nós somos infiéis. Sendo verdadeiro sempre. Sendo grato por tudo aquilo que essa aliança já nos proporcionou, não deixando que os erros do presente apaguem os acertos do passado. Amando (e demonstrando esse amor) em todo tempo.

Para uma aliança se manter forte é preciso que haja: honra, fidelidade, verdade, gratidão, humildade, amor, paciência e perseverança. Sem isso ela corre sérios riscos de se romper.

Conclusão:

Deus é fiel e verdadeiro e Ele deseja que sejamos assim também, mas talvez no seu caráter ainda haja traços de infidelidade e mentira e isso acabou quebrando alianças na sua vida. Ou talvez algumas dessas alianças tenham sido quebradas devido à infidelidade de outros.

Não importa por qual lado houve essa quebra, Deus não se alegra com alianças rompidas, isso não traz crescimento para o Seu Reino. Por isso Ele deseja transformar nosso caráter, e nos tornar cada vez mais parecidos com Ele e restaurar as alianças rompidas.

Deus abençoe, Nivia Augusto