Nas nossas vidas algumas ou muitas coisas que esperamos  ainda não se realizaram, porém o caminho para conquistarmos é a fé,  pois ela nos motiva a superarmos os obstáculos para alcançarmos os objetivos.

Porém, faço uma outra pergunta:  Tenho que ter fé em quê? Em que deve se basear a sua fé?

Muitas vezes deixamos que a superstição influencie a nossa maneira de ver e esperar a realização de nossos objetivos. Algumas pessoas acreditam em trevo de quatro folhas e pé-de-coelho, tomam sopa de lentilha no final do ano, pulam não sei quantas ondas  ou tomam qualquer outra ação com o objetivo de conquistar algo. Porém, Deus nos ensinou em que deve se basear a nossa fé.

O que é fé?

1. Deus nos ensina, por meio da Bíblia, o que é fé na carta aos Hebreus 11:1

2. Deus nos ordena ainda que não devemos basear a nossa fé em imagens de escultura ou qualquer outro símbolo, pois Ele é o único Deus e detém todo o poder.

Uma das passagens em que Deus ordenou isso está no livro de Levítico: Levítico 26:1 Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem estátua, nem poreis figura de pedra na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor, vosso Deus

Deus não quer que façamos imagens para cultuarmos e depositarmos a nossa fé nelas, pois quer que simplesmente em Suas palavras.

E não adianta dizer não idolatro imagem e como ver uma foto

3. Mateus 12:38 “Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. “

Isso não é fé…esperar um sinal conforme vimos em Hebreu 11:1. Não é preciso ver para crer, mas sim crer para ver.

Jesus disse a Marta na passagem que relata a ressurreição de Lázaro:  “se creres, verás a glória de Deus”.

Como ter fé?

Romanos 10:17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

  • A fé é conquistada à medida que você se dedica a aprender a Palavra de Deus.

Deus permitiu ao homem registrar a Sua Palavra para que todos possam conhecê-lo  e reconhecer as maravilhas que Ele realizou durante toda a história:  a criação de todas as coisas, a nossa criação, o resgate do povo de Israel,  os milagres nas batalhas contra os povos inimigos, os livramentos concedidos àqueles que creram Nele e,  principalmente, obra redentora de Jesus na cruz para dar-nos a salvação.

A fé vem pelo ouvir e ouvir da Palavra

A fé vem pelo ouvir. Isso é claro. Ouvir no sentido de entrar em contato com a mensagem.

A mensagem a que somos direcionados é a Palavra de Deus. A fé não existe por transferência. Não se passa fé de uma pessoa para outra. Não se divide fé.

O próprio Jesus nesta ocasião poderia ter colocado a mão na cabeça dos discípulos e lhes ter “aumentado” a fé instantaneamente se isso fosse possível.

Mas a maneira de termos fé é buscando e aprendendo na Palavra. É ouvindo, entendendo, compreendendo. Neste sentido todos nós somos desafiados a buscarmos a Palavra do Senhor.

Sua fé depende de circunstâncias?

Você deve conhecer pessoas que desistiram de andar com Jesus  ou não querem nem saber Dele (e talvez uma dessas seja a sua situação) só porque não receberam o que queriam de Deus,  porém Deus não faz como nós pensamos porque Ele é onisciente,  ou seja, Ele sabe tudo de todas as pessoas em todos os lugares ao mesmo tempo.

Ele conhece o que é melhor para nós,  porém nós é que não conseguimos ver como Ele vê.  Pessoas que desistem de andar com Jesus  só porque não tiveram as suas vontades cumpridas  não experimentaram uma fé genuína.

Sua fé deve ser genuína, independente de circunstâncias.

Preste muita atenção no que eu vou lhe dizer agora:  se algo não saiu do jeito que você queria,  saiba que Deus está preparando algo infinitamente melhor. Apenas creia Nele, pois a Sua Palavra diz isso em Efésios 3:20Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,”

Se o momento em que você está é aparentemente ruim,  saiba que Deus está cuidando de você e a Sua Palavra diz em Salmos 30:5que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

Deus nunca abandonou você e nunca abandonará.  Infelizmente, não conseguimos ver como Ele vê devido a nossas limitações físicas, porém a nossa fé permite que vejamos como Ele vê.

 E qual a diferença entre pensamento positivo e fé?

Definirei isso para você: pensamento positivo é “vai dar certo”, fé é “já deu certo”.

Ore a Deus para que a sua fé não dependa de circunstâncias.

Caso queira, ore assim: “Senhor Deus, eu quero que o Senhor me encha com Sua paz e tire do meu coração toda aflição, toda angústia, toda raiva, toda decepção, todo sentimento que não venha do Senhor, pois eu quero crer no Senhor todos os dias da minha vida independentemente das circunstâncias, porque eu entendo agora que o Senhor tem o melhor para minha vida e ama-me incondicionalmente.

Deus só realiza milagres onde existe fé? Não!

Mateus 13:58 “E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles.”

Sempre Deus derramará sobre o homem milagres diários independente de qualquer mérito ou ação do homem.

Porém, Deus poderia ter feito muito mais milagres ali em Nazaré se encontrasse fé verdadeira na vida das pessoas.

Outras cidades foram muito mais impactadas pelo poder de Jesus, pois tinham pessoas com fé verdadeira.

 Então podemos perder muitos milagres de Deus pela falta de fé? Sim.

Certamente muitas pessoas deixam de viver milagres de Deus em suas vidas por causa de sua incredulidade. A cidade de Nazaré poderia ter vivido muito mais bênçãos de Deus se fosse receptiva a Jesus Cristo.

 Precisamos reavaliar a nossa fé. Talvez, pela falta dela, estejamos deixando de viver grandes coisas de Deus em nossas vidas. O meu desejo é que Jesus diga da minha e da sua vida: “E fiz ali muitos milagres, por causa da fé deles.”

Como viver o sobrenatural de Deus?

Precisamos aprender a viver no sobrenatural de Deus. Não podemos nos abalar diante das circunstâncias, mas devemos crer, ter fé, que o nosso Deus é o Deus dos impossíveis.

Deus nos tem chamado para vivermos no sobrenatural, Ele deseja que experimentemos grandes milagres e conquistemos uma vida espiritual abundante. Curar, libertar, restaurar e ressuscitar!

E nós como Igreja será que estamos decididos a viver esse sobrenatural, fazendo a diferença, desafiados a crer no poder sobrenatural de Deus e a experimentá-lo.

Saindo da rotina = em fé

A tendência do ser humano é viver á vida repetindo as mesmas coisas, os mesmos comportamentos, os mesmos hábitos, costumes. A nossa pratica religiosa pode se tornar uma rotina. Algo sem significado, onde muitas das vezes até as nossas orações se tornam repetitivas e sem nenhuma manifestação de fé e poder.

 A verdade é que nós gostamos da rotina, porque não exige esforço.

Todas as vezes que você faz algo novo seu cérebro tem que se esforçar, gastar energia. Deus nos chama hoje para sairmos da rotina, da mesmice, precisamos andar por novos caminhos, precisamos fazer coisas novas em fé, andando no sobrenatural. Ou você vai ficar o resto da vida fazendo orações que nem mesmo você suportar mais.

 Fé – andar no sobrenatural  – milagres – orações respondidas

Exige esforço = vida de oração / jejum / Palavra / cultuar a Deus

 E QUANDO DEUS DIZ NÃO – MESMO EU TENDO FÉ?

Há momentos que não encontramos explicação para alguns acontecimentos de nossas vidas. A morte ou separação de alguém querido, uma doença que não cura, um fracasso financeiro e assim sucessivamente.

A atitude mais sábia de nossa parte no relacionamento com Deus, deve ser de glorificá-lo quando ele bondosamente falar “sim” e da mesma forma, quando Deus bondosamente falar “não” como resposta aos nossos pedidos, devemos de coração grato a Ele, glorificá-lo. Pois com certeza, Deus só agirá assim, para nos proteger de conseqüências que iria nos fazer sofrer no futuro algum outro propósito.

Precisamos compreender que Deus é soberano, sua vontade é absoluta. E como Deus é sábio, onisciente e bondoso, temos também de crer que tudo coopera para o bem.

A FÉ PROVADA

E quanto a você, cuja fé está sendo severamente provada, eu pergunto: como está sendo sua reação? Como você está se comportando enquanto sua fé está sendo testada? Em meio às suas lágrimas é possível perceber alegria, ou murmuração?

Atos 16.19-26 relata um  interessante episódio. Paulo e Silas já estavam presos, depois de terem sido açoitados, com os pés no tronco. Por volta da meia-noite, começaram a orar e cantar louvores a Deus. Orar em uma ocasião como essa não é tão difícil; cantar louvores, sim,

soa estranho ao nosso entendimento. Numa situação semelhante normalmente choramos. Paulo e Silas cantaram. Eles tinham o sofrimento como razão para murmurar e abandonar a fé. Em contrapartida, tinham Deus para render louvores. Deus é maior que o sofrimento.

Romanos 8:28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” – A chave para manter a alegria cristã em meio às provações é entender o que Deus está fazendo em nós e por nós por intermédio do sofrimento.

João 14:12 “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas,

Marcos 9:23 “… tudo é possível ao que crê.”

Jesus fala ao Pai de um jovem endemoninhado, se tu podes crer; tudo é possível ao que crê! Se estamos dentro da casa de Deus e nada tem acontecido na nossa vida. A primeira barreira que nos impede de alcançarmos o impossível é a: incredulidade.

Conclusão

Eu não sei o que você está esperando, eu não sei como você está neste momento, mas pode ser que você que a incredulidade tenha tomado conta de você, e tem sanado a sua coragem de lutar, acabado com a sua ousadia de enfrentar gigantes, e arrancado a sua esperança de vitória, e você já não tem tido fé para olhar adiante e ver a sua vitória.  Eis que o Senhor lhe dá a oportunidade hoje, de se render e deixar Ele agir de sair da rotina espiritual, e viver o sobrenatural de Deus em todas as áreas de sua vida, basta ter fé!

 

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde. Augusto