Texto Bíblico: João 2:1-11

Jesus transformou água em vinho. Esse foi o primeiro milagre, o milagre que deu início ao ministério público de Jesus. E um milagre é algo que extrapola os limites naturais da física e da razão, coisa que não dá para explicar, mas que é um fato, aconteceu! Jesus transformou água em vinho! Isso se deu durante uma festa de casamento que acontecia em Caná da Galileia. E esse é um milagre que nos conclama à transformação. Jesus transformou água em vinho, transformou aquilo que era sem gosto em algo saboroso, transformou aquilo que somente matava a sede, em algo que agora sacia e alegra. É exatamente essa transformação que Jesus quer promover em nossas vidas. Jesus quer fazer da vida de cada pessoa uma constante celebração, uma constante alegria, uma grande festa.

Existem coisas na nossa vida que precisam de uma “transformação”. Talvez situações familiares, financeiras, emocionais, físicas, ou quem sabe, até mesmo a nossa própria vida, esteja uma “água” – sem gosto, sem cor e sem nada. Precisando, mais do que nunca, ser transformada em um “vinho excelente”. Mesmo que o seu coração esteja como aqueles jarros de pedra, cheios de água, não perca a esperança, porque jarros de pedra, cheios de água, estão prontos para serem tocados pelo poder transformador do Senhor.

Esse texto da Bíblia, ao narrar o primeiro milagre realizado por Jesus, revela que há alguns requisitos necessários para que o poder transformador de Jesus nos alcance e mude tanto a nossa vida como as situações que nos envolvem. Então, o que é necessário para podermos experimentar o poder transformador de Jesus? Aqui, são apresentados para nós, quatro passos que precisamos dar.

1. JESUS PRECISA “SER CONVIDADO”

(v. 2) –Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento”. Jesus realizou a transformação da água em vinho, naquele casamento, porque havia sido convidado pelos noivos. Não é possível esperar que Jesus promova uma transformação em nós, uma transformação em nossa vida, sem que antes, nós tenhamos convidado a Jesus para ficar em nosso coração. Os noivos aqui foram muito sábios, convidando para o casamento, a Jesus, o Senhor de todas as bênçãos. Você quer experimentar mudança em sua vida? Quer experimentar o poder transformador de Deus, convide Jesus para estar presente em sua vida, para estar presente em sua casa, para estar presente em sua família (presente em seu casamento). Convide Jesus para estar presente em suas finanças, em suas emoções. Você precisa convidar Jesus para dentro da sua vida, para dentro do seu coração.

 2. PRECISAMOS “RECONHECER” QUE NECESSITAMOS DE UMA TRANSFORMAÇÃO EM NOSSA VIDA

No v.3 lemos que alguém disse: “acabou o vinho“. Está escrito: “Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Houve alguém que disse: “acabou o vinho”. Alguém reconheceu a necessidade, admitiu, e disse: “acabou o vinho”. Quantas vezes nossa alegria acabou e vivemos como se tudo estivesse bem? Algumas pessoas deixam de experimentar uma transformação em suas vidas, por causa do orgulho ou da vergonha que elas alimentam no coração. Quantos que, devido ao orgulho, deixam de admitir a necessidade surgida em suas vidas (o problema surgido, a dificuldade surgida) e passam a viver como se tudo estivesse bem? “…o vinho acabou, mas tá tudo bem, não se fala mais nisso, não vamos deixar ninguém perceber!”. E quantos outros que, por causa da vergonha, ficam sem reconhecer uma “necessidade” em sua vida? Há muita gente, que mesmo sabendo que “acabou o vinho” no seu casamento, que “acabou o vinho” na sua vida financeira, que “acabou o vinho” nos seus relacionamentos, preferem “empurrar a situação com a barriga” do que admitir que precisam de Deus. Quantas pessoas, muitas até são membros de igreja, e não sentem aquela alegria que o poder transformador de Jesus proporciona. E por que não sentem? Porque não reconhecem a necessidade de uma mudança, de uma transformação na vida. Vivem tristes, com um peso nas costas, e não admitem a necessidade de largá-los for. Sabe, se tivermos um fardo, se tivermos uma necessidade, em qualquer área da nossa vida, nós temos que ter a humildade de reconhecê-la e pedir ajuda a Jesus. Pode ser que a sua maior necessidade hoje seja a transformação da sua própria vida, então, admita isso, reconheça isso.

3. TEMOS QUE DEIXAR “APENAS” JESUS AGIR EM NÓS”

Veja a revelação que encontramos no v.11: “Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou.” Tendo havido o reconhecimento da falta de vinho, logo se providenciou levar essa necessidade surgida, ao controle de Jesus. É bastante interessante lermos nesse v.11 que os discípulos de Jesus “creram nele”. Todos reconheceram que Jesus era o único que podia resolver aquela situação. Houve um consenso, uma compreensão de que Jesus, e somente Jesus, é quem podia fazer algo sobrenatural, fazer um milagre acontecer, e Ele fez! Jesus transformou água em vinho. Antes, eram seiscentos litros de água, mas que foram transformados em seiscentos litros do melhor vinho. Os discípulos não puderam produzir essa transformação, a mãe de Jesus não pôde fazer esse milagre, ninguém pôde, porque apenas Jesus tem esse poder! Jesus! Somente, tem o poder de transformar a nossa vida ou qualquer situação que nos envolva. Nós também temos que pedir à pessoa certa, nós também temos que levar os nossos problemas a Deus, levar nossas necessidades a Deus, levar à Ele nossas lutas, nossas dificuldades, nossas dores!

 4. DEVEMOS “FAZER TUDO” O QUE JESUS DISSER

 Vamos olhar o v.5: Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”. De nada adiantará você convidar Jesus, você reconhecer a sua necessidade de Jesus e pedir a ajuda de Jesus, se você não fizer o que Jesus te manda fazer. É preciso convidar Jesus para a nossa vida, como aquela família O convidou para o casamento, esse é o primeiro passo. Mas, não basta você dizer: “Jesus, entra, Senhor. A partir de agora o Senhor está em minha casa”. Por isso que Maria deu o conselho fundamental, é necessário ouvir a voz do Senhor, ela disse aos serventes: “Façam tudo o que ele lhes mandar”. É preciso acatar aquilo que Jesus diz, aquilo que Ele manda fazer, você deve fazer. Maria bem orientou aos serviçais: “Façam tudo o que Ele disser a vocês” – “fazer tudo o que Jesus disser”, significa, obedecer aos Seus mandamentos. As bênçãos de Deus estão condicionadas para aqueles que obedecem. Por isso, somente quando passarmos a fazer o que Jesus nos diz para fazer, somente quando passarmos a obedecer a Deus, é que poderemos experimentar do Seu poder transformador. Essa é a verdade: Você só não terá a sua vida transformada, ou a sua condição mudada, se você não for obediente a Jesus.

Conclusão

Você quer que Jesus transforme a sua vida? Você realmente quer a sua situação mudada pelo poder de Deus? Saiba que Ele tem prazer em salvar e abençoar as pessoas que Lhe pedem ajuda.

Mas precisamos seguir os passos necessários para você experimentar o poder transformador de Jesus:

  1. Jesus precisa ser convidado;
  2. Reconheça a sua necessidade de transformação;
  3. Deixe apenas Jesus agir em você;
  4. Faça tudo o que Jesus disser

 

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.