Introdução: Conta-se que certa vez o diabo fez uma exposição de suas armas usadas na batalha contra os crentes. Em todas as armas havia o preço correspondente, o que chamou a atenção de um dos visitantes da exposição. Ele encontrou uma arma de menor tamanho e verificou que a mesma era a mais cara, então perguntou ao diabo o porquê do preço. O diabo disse que ela era a mais cara devido a eficácia e os resultados positivos que ela produzia. Quando eu consigo atingir a igreja o pastor também e atingido e quando eu consigo atingir o pastor também consigo influenciar a igreja, esta é a razão do preço tão alto desta arma. O visitante ficou curioso para saber o nome desta arma, o diabo disse que ela se chamava “desânimo”.

Em João 10:10 diz que “o ladrão veio somente para matar, roubar e destruir”, e o desânimo é uma de suas principais armas para isso. Ela pode até parecer inofensiva, pois chega de forma muito sútil, mas quando se instala faz um estrago gigante.

O QUE É DESÂNIMO?

Desânimo significa sem alma, sem vibração, descrença em si mesmo, perda do ânimo, da energia e do estímulo, desfalecimento, esmorecimento, abatimento, desencorajamento, falta de entusiasmo, desapontamento. É a sensação de uma estagnação total, onde ficamos parados no tempo e sem força interior para reagir ou para mudar tal situação. É a perda da motivação, ou da vontade de realizar, tomar iniciativas ou mesmo perda da vontade de reação.

A depressão é considera a doença do século XXI, segundo a OMS, 121 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, 4 vezes mais que o número de portadores de HIV. A taxa de mortalidade na depressão é de 30%. É hoje a 4º principal causa de incapacitação em todo o mundo, é previsto que em 2030 será o mal mais prevalente do planeta, passando à frente do câncer e de doenças infecciosas. E um dos principais sintomas da depressão é o “desânimo”.

Mas não estou falando de um desânimo passageiro, devido à uma notícia ruim, mas do desânimo como um estilo de vida (Hardy – Oh vida, oh céus, oh azar… isso não vai dar certo!). O desânimo tira de você a capacidade de tomar decisões e é a maior causa de perdas pessoais.

Talvez você esteja desanimado, com sua vida, com seu trabalho, com seus estudos, com seu casamento, com a sua família, com o seu PG, com o seu ministério, com a sua igreja. Não importa a causa do seu desânimo, nessa noite o Senhor quer restaurar seu ânimo.

SOFRENDO E ENFRENTANDO O DESÂNIMO

Na bíblia encontramos diversos personagens que passaram por momentos de desânimo, mas também podemos ver como cada um deles venceu.

1. DAVI (I Samuel 30:1-6)

Causa do desânimo: perda (trauma)

– A cidade de Ziclague havia sido atacada e incendiada, os amalequitas levaram como prisioneiros as mulheres, as crianças, os idosos. Quando Davi e seus soldados chegaram e viram que suas esposas e filhos haviam sido levados eles “choraram em alta voz até não terem mais forças.” (V.4)

Como enfrentou o desânimo: Se fortaleceu na presença de Deus – “Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus!” (V.6)

 2. ELIAS (I Reis 19: 1-18)

Causa do desânimo: medo e achar que estava sozinho

Elias havia acabado de derrotar os profetas de Baal, mas se abalou com a ameaça de Jezabel. Deixou o medo tomar conta dele e fugiu para se esconder.

Como enfrentou o desânimo: “O Senhor lhe disse: Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco…” (V.15)

3. JEREMIAS (Jeremias 15:10)

Causa do desânimo: oposição

– Jeremias era perseguido por falar o que Deus queria que falasse, ele se queixou pela oposição que enfrentava, pois, a sua mensagem era rejeitada pelo povo.

Como enfrentou o desânimo: Jeremias encontrou no Senhor a sua força e abrigo para enfrentar a oposição. (16:19)

4. JÓ (Jó 10:1)

Causa do desânimo: sofrimento

– Jó foi um dos homens mais ricos do seu tempo. Ele era temente a Deus e odiava o mal. Entretanto, um dia a vida de Jó desmoronou. Ele perdeu todas riquezas que havia conquistado, os filhos, sua saúde e foi traído pela mulher. Ela disse que ele amaldiçoasse o Senhor e morresse. Se isso não bastasse, quatro de seus amigos vieram e se assentaram ao redor dele para acusá-lo de ter estragado tudo.

Como enfrentou o desânimo: ele firmou o seu coração e decidiu que não acusaria Deus, nem sentiria pena de si mesmo. Ele simplesmente declarou em alta voz: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor“. (Jó 1:21). Em seguida a Bíblia diz que “em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus“. (Jó 1:22)

5. JOSUÉ (Josué 6:18-19, 7:6-9)

Causa do desânimo: pecado

– Josué e o povo haviam acabado de vencer Jericó, mas o Senhor deu uma ordem e Acã não respeitou essa ordem. Por causa do pecado de um todo o povo foi derrotado naquela batalha. O pecado trouxe a derrota, e a derrota trouxe o desânimo.

– O seu pecado traz consequências a todos ao seu redor.

Como enfrentou o desânimo: Josué buscou ao Senhor para que Ele revelasse a causa do problema. Sabendo a causa, Josué foi e trouxe tudo à luz.

 6. DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAÚS (Lucas 24:17)

Causa do desânimo: desilusão

Os discípulos estavam desiludidos por causa da morte de Cristo, e isso cegou os olhos deles para enxergarem que Jesus estava o tempo todo ao seu lado.

Como enfrentou o desânimo: Intimidade com Cristo (v. 30-31)

O DESÂNIMO NA SUA VIDA

Talvez a causa do seu desânimo seja por uma doença, a morte de ente querido, dificuldades no cumprimento de uma tarefa, demora na resposta de oração ou realização de um plano, dívidas, consciência culpada, prosperidade os ímpios, expectativa irreal.

O diabo usa o desânimo para destruir sua família, seu casamento e principalmente seu relacionamento com Deus e ministério. Uma pessoa desanima vai para o PG ou culto sem expectativa nenhum, mal abre a boca pra louvar, não aguente nem ficar em pé no louvor. Você junta os seus cacos para ir pro PG ou pro culto e faz tudo sem qualquer alegria.

O QUE A BÍBLIA DIZ AO DESANIMADO

  • Não desanime e tenha fé: II Coríntios 4:16-18
  • Não seja covarde: II Timóteo 1:7
  • Nós podemos todas as coisas: Filipenses 4:13
  • Seja animado diante da tribulação: I Tessalonicenses 3:7-8
  • Seja alegre: Provérbios 17:22
  • Esforça-te e tenha bom ânimo: Josué 1:6-7
  • Tende sempre bom ânimo: II Coríntios 5:6
  • Jesus venceu: João 16:33
  • A graça do Senhor nos basta: II Coríntios 12:9

NÃO BUSQUE ÂNIMO EM PESSOAS OU COISAS

Nós sempre queremos que as pessoas nos animem, mas haverá momentos que o próprio Deus não permitirá que ninguém nos ajude e anime para nos ensinar a depender somente Dele e não dos homens. Não podemos criar expectativas nos homens, eles são falhos, eles erram, eles nos decepcionam. Nosso ânimo precisa vir direto de Deus.

Você sabe das vezes que precisou de ânimo, mas quando foi a última vez que você animou alguém? Como podemos querer receber algo que nunca demos. Nossa vida é como uma conta bancária, eu só posso sacar aquilo que eu depositei.

APRENDENDO COM ONESÍFORO

Existem personagens bíblicos que passam totalmente despercebidos, mas que foram fundamentais na história da igreja, Onesíforo é um deles.

Onesíforo pertencia à Igreja de Éfeso, capital da Ásia Menor, centro da Idolatria e Ocultismo. O apóstolo Paulo havia sido preso em Roma, pelo imperador Nero e de lá escreveu sua última carta, destinada à Timóteo, e nesta carta ele mostra sua gratidão à Onesíforo (II Timóteo 1:16-18).

Além de prestar muitos serviços a Paulo durante os 3 anos em que este esteve em Éfeso, Onesíforo foi um valente, quase anônimo, que por diversas vezes encorajou a Paulo e lhe deu ânimo quando estava preso. Na última prisão de Paulo ele lidou com a solidão, com o abandono, com as privações, a traição e a ingratidão daqueles que ele pastoreou.

E enquanto todos o abandonaram, Onesíforo ao saber da segunda prisão de Paulo em Roma, saiu de sua cidade e rumou para a capital do império à procura do apóstolo. Procurou-o diligentemente até encontrá-lo. Correu todos os ricos para prestar assistência a Paulo no final de sua vida. Confortou sua alma na sala de espera do martírio.

Muitas vezes encorajou Paulo e lhe deu ânimo nas horas mais sombrias da vida. Onesíforo não desistiu de Paulo, mesmo sabendo que ele estava sendo acusado de malfeitor (2Tm 2.9). Quando todos os da Ásia deram marcha ré, abandonando Paulo, Onesíforo pisou no acelerador e estendeu os braços para socorrer o apóstolo.

Onesíforo significa: aquele que é útil, aquele que traz lucro, aquele que traz alívio.

  • Você tem sido tem sido um Onesíforo na vida do seu líder e pastor?
  • Você corre ao seu encontro para saber das suas necessidades?
  • Você o encoraja a prosseguir ou só sabe cobrar que ele o anime?
  • Você é daqueles que o anima em ver o PG e a igreja crescendo ou daqueles que recuam e somente reclamam e criticam?
  • Quando foi a última vez que trouxe uma palavra de ânimo à ele?

Conclusão:

O desânimo nos faz enxergar tudo embaçado. (Exemplo: Janela)

Nesta noite o Senhor quer restaurar o ânimo da sua igreja, sem ânimo não conquistaremos o que Deus tem pra nós, sem ânimo o “Projeto Natanael” será somente mais um projeto, sem ânimo seu PG não romper, crescer e se multiplicar, sem ânimo nossa igreja continuará sempre do mesmo jeito, sem ânimo você não vai conquistar os seus alvos. Uma igreja sem motivação é uma igreja morta.

Não deixe as circunstâncias determinarem sua vida e levarem seu ânimo. O ânimo deve nos guiar independente do que estamos vivemos. Não há problema grande demais que nos possa fazer derrotar. A escolha está nas nossas mãos (vídeo).

 

Deus abençoe, Nívia Augusto.