Quero falar hoje de um grande Líder conquistador, alguém que era um “zé ninguém”, José que se tornou o homem mais importante do mundo da sua época, que governou o maior e mais rico país do mundo nos seus dias, alguém que entrou para a história como um grande conquistador! Todos nós somos diante de Deus “líderes conquistadores”

I – UM LÍDER CONQUISTADOR VENCE AS RESISTÊNCIAS E OBSTÁCULOS DA VIDA

1.Resistência na Família: José enfrentou a sua primeira resistência dentro da sua própria casa, no seio da sua família! “Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente.” Gênesis 37:4 – Esse versículo nos revela que seus irmãos o odiavam e o invejavam! Gênesis 37:10 – “Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: “Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos virão a nos curvar até o chão diante de você?” Vemos aqui que seu pai, Israel, que o amava mais do que a seus irmãos, o repreendeu e não estimulou os seus sonhos! Mas mesmo assim, ele não se deixou vencer e acabou por conquistar todos os seus sonhos!

2. Resistência na casa da Escravidão: José havia sido levado para o Egito, onde o egípcio Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá.”Gênesis 39:1 – Vemos que José foi parar na casa de Potifar e lá viveu como escravo! Talvez ali José enfrentou o seu maior obstáculo para a conquista do seu Sonho, pois ele esteve em grande risco de “Perder o apoio daquele que poderia leva-lo a conquistar todos os seus sonhos, Deus. Na tentação por parte da esposa de Potifar que tentou seduzi-lo, José tomou a decisão correta: “Como pois posso eu cometer este tão grande mal e pecar contra o meu Deus?” Gênesis 39:9 – Em outras palavras: “Você tá é doida? “Um Líder Santo conquistará todos os seus sonhos”!

3. Resistência na Cadeia do Egito:Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.” Gênesis 39:20-23 – O que esse Líder fez para conquistar o coração, a simpatia e a confiança do Carcereiro? Vamos tentar acertar o que ele fez: a) Imagino que ele foi alguém disponível para servir; b) Ele foi alguém Simpático; c) Ele não se deixou “ferir” ou se traumatizar com a injustiça sofrida e cuidou de submeter-se a autoridade Loca.

II – UM LÍDER CONQUISTADOR TIRA PROVEITO DAS DIFICULDADES DA VIDA

1. Genesis: 41:1-57 – José esse líder conquistador tinha um grande desafio: administrar sete anos de vacas gordas e sete anos de vacas magras. O problema não estava nos sete anos de vacas gordas, mas nas vacas magras. Administrar no muito, sobrando é fácil, mas administrar no pouco ou no quase nada e até no nada é um desafio. Ser fiel no pouco, quando a situação está difícil é muito mais difícil do que ser fiel quando tudo vai bem.

2. José estava com o coração preparado para enfrentar o seu desafio que até batizou seu filho de “EFRAIM = Frutífero” e cada vez que ele chamava seu filho, ele estava dizendo: vou vencer mesmo estando na minha maior aflição e luta! Um Líder Conquistador faz da sua aparente derrota, uma lição para vencer e nunca para desanimar ou desistir.

III – UM LÍDER CONQUISTADOR NÃO GUARDA MÁGOAS OU RESSENTIMENTOS

Genesis 45:1-5 – José tinha todo motivo do mundo para se vingar dos seus opressores, daqueles que lhe ofenderam, lhe feriram, roubaram a sua infância com a sua família. José tinha todos os motivos do mundo para não ajudar o Faraó, afinal ele não se incomodou, nem se interessou pelo seu problema, nunca olhou para a injustiça que ele passou na cadeia. Ele poderia até desejar o fim daquela nação e tentar fugir de volta para a sua terra. José viu na revelação daquele Sonho a sua Grande Oportunidade de realizar, de conquistar os seus sonhos, de salvar a sua família e de ajudar aquela nação. José logo entendeu que apesar de todo o seu sofrimento, sendo vendido como escravo pelos seus irmãos, mas Deus transformou toda aquela situação em bênção… Ele logo entendeu o plano e o propósito de Deus para a sua vida! Talvez nos dias em que ele esteve na Cisterna, ou na casa de Potifar e até na Cadeia ele não conseguiu entender absolutamente nada, mas quando Deus lhe abriu os olhos e lhe trouxe a revelação dos sonhos, ele pode entender que Deus estava no controle de Tudo, que a sua Vida estava nas mãos do Todo Poderoso. José manteve a sua alma curada, sem feridas, sem mágoas que pudessem impedir a sua conquista.

IV – UM LÍDER SONHADOR

Gênesis 37:5-10 – José sonhou com “feixes de trigo” e os feixes dos seus irmãos se inclinavam ao feixe dele. José sonhou que “o sol, a lua e 11 estrelas se inclinavam perante ele”! Esse líder era sonhador mesmo! Todos nós precisamos sonhar! Os sonhos nos mantem vivos! Quem não sonha, ou já morreu ou vai morrer logo. Deus nos fez sonhadores! Os nossos sonhos constroem o nosso futuro! Tudo acontece em nossa vida pelo que nós sonhamos. Sonhe alto, sonhe grande e você conquistará “grande’, sonhe pequeno e você não conquistará nada. Qual é o seu sonho?  Eu, pastor Pinho,  tenho um sonho e estou procurando pessoas para sonhar comigo esse sonho: conquistar nossa região  para Jesus. Levantar a maior Igreja de toda essa região. Estruturar uma Igreja Poderosa em Deus, capaz de decidir os destinos da nossa Cidade. Todo líder de sucesso é um Sonhador!

V – UM LÍDER TRABALHADOR – Só encontramos José trabalhando! Não tem nenhum relato bíblico onde José não estivesse trabalhando, cuidando da sua “colheita”, protegendo os seus sonhos…:

a) Gênesis 37:2 “… José aos 17 anos de idade estava apascentando o rebanho do seu pai… sendo ainda jovem”!

b) Gênesis 37:13 – Israel (Jacó) convoca José para um árduo trabalho e a sua resposta imediata é: eis-me Aqui!

c) José na Casa de Potifar, trabalhando como escravo: Gênesis: 39:3-5 “José Empreendia, isto é, trabalhava“.

d) José na Cadeia: Gênesis 39:22-23 – José “era quem ordenava tudo o que se fazia na cadeia“;

e) José no Egito: Gênesis 41:40-41, 48-49. José, aos 30 anos de idade, foi colocado para trabalhar como Governador; José “Colhia, ajuntava tudo o que se produzia. Nenhum líder preguiçoso conquistará absolutamente nada. Tem Líder/Discípulo que é extremamente preguiçoso para a obra do Senhor e às vezes, é muito “trabalhador” no seu Trabalho Secular… e aí só tem tempo e disposição para o trabalho que vai “lhe render um R$”, mas não tem a visão aberta para o Trabalho do Senhor. É preguiçoso para liderar seu PG Célula, é preguiçoso para participar do PG, para Conquistar Vidas. Jesus, ao ver as Multidões, disse: “Na verdade, a seara é grande, mas os Trabalhadores são poucos”. Rogai, pois ao Senhor da Seara que mande Trabalhadores” (Mateus 9:37-38). Jesus não vai entregar uma “Grande Colheita” a Líderes/Discípulos Preguiçosos, senão vai se perder a Colheita e ele não colhe nada. Não pense você que vamos fazer uma grande colheita sem muito trabalho! Não é assim! Para uma grande colheita, grande será também o nosso trabalho, mas para uma colheita “mirrada, pequena”, pouco trabalho.

VI – UM LÍDER CHEIO DE SABEDORIA E ENTENDIMENTO DE DEUS

Gênesis 41:39 – Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão Entendido e Sábio como tu“! O Grande Sábio Salomão, o homem mais sábio do mundo, disse: “O que ganha almas sábio é” (Provérbios 11:30). Essa Colheita além dos limites não será feita pela “força do nosso braço”, mas pelo Poder do Espírito Santo de Deus! Ela será feita com Sabedoria, com estratégias de Deus. Vemos que José bolou as suas estratégias para fazer uma colheita além dos limites: – Caminhou por toda a cidade e região; preparou as medidas; treinou uma equipe de servos; recolheu tudo em celeiros; fez um orçamento de quanto gastaria por ano e o percentual que recolheria de grãos da colheita de cada ano de fartura (5ª parte/20%). Nós também teremos as nossas estratégias. Mergulharemos toda a Igreja na visão de pequenos grupos, rigorosamente dentro dos seus princípios; mergulharemos a liderança na visão; mergulharemos a igreja no mover dos pequenos grupos. Precisamos de muita sabedoria de Deus para fazer essa colheita além dos limites! E nós vamos crescer, vamos nos multiplicar.

VII – UM LÍDER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO – Para realizar uma colheita além dos limites, José precisou ser cheio do Espírito de Deus! A Bíblia repete a expressão “E o Senhor era com José… e o Fazia Prosperar… E Prosperava todo o trabalho da sua mão...” – Faraó, um homem ímpio, conseguiu ver em José um homem cheio do Espírito de Deus, Gênesis 41:38 “Perguntou Faraó a seus servos: Poderíamos achar um homem como este em quem haja o espírito de Deus?”. Essa Colheita que nos propomos a realizar para Deus, é uma colheita sobrenatural, é uma colheita feita pela fé, e para essa colheita sobrenatural, precisaremos do Poder de Deus, do Enchimento do Espírito Santo sobre cada um de nós, sobre cada Líder, cada Discípulo. Se a gente permitir que um líder, uma geração se contamine com o pecado, “seremos então como o povo de Deus perante a derrota na cidade de Ai” e só ficaremos nos lamentando dizendo “Ai, meu Deus…”. Quando o pecado entra, o Espírito Santo de Deus se afasta se entristece… E sem Ele, nada podemos fazer. E quando o Espírito Santo se afasta você sabe qual é o espírito que se aproxima? Precisamos nos encher do Espírito! Isso é uma ordem divina! E é algo que devemos buscar diariamente.

CONCLUSÃO: Sabemos que essa colheita além dos limites que desejamos fazer como Igreja, ela exige a participação de uma igreja sonhadora, cheios do Espírito Santo. Sem uma igreja capaz de efetuar essa colheita, não conseguiremos chegar a lugar algum. Assim como o Egito precisou de um líder para fazer aquela grande colheita, nós também como Igreja, precisamos juntos fazermos a Grande Colheita! Onde estão aqueles que vão colher além dos limites? Esses precisam ser um Sonhador, precisam ser Trabalhadores, precisam ter Sabedoria e Serem cheios do Espírito Santo de Deus. Algo que foi de fundamental importância em José, esse líder Conquistador, foi que ele nunca desistiu dos seus sonhos, ele nunca se entregou, ele não se deixou contaminar pelo Pecado, ele não perdeu tempo reclamando da vida ou murmurando da sua sorte!

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.