Texto: I Reis 10:1-21

 Acabe – Quem já ouviu falar do rei Acabe? Acabe foi um rei politicamente forte e muito poderoso, mas muito fraco na moralidade pessoal. Ele permitiu que sua esposa e rainha, Jezabel, uma mulher estranha para Israel, tanto na nacionalidade quanto na prática religiosa, promovesse idolatria em Israel. Ele juntou-se a sua rainha na prática de idolatria. Após o episódio Elias e os profetas de Baal, Israel (onde Acabe era rei) foi invadido pelos sírios. Podemos ler I Reis 20:1-21 sobre como aconteceu a guerra entre Israel e a Síria

 I Reis 20:.1 – Rei da Síria ajuntou todo seu exército e mais 32 reis e cavalos à Samaria , Capital de Israel  tendo como rei Acabe.

v. 2– – Mandou mensageiros a Acabe, rei de israel.

v. 3 – dizendo: “A sua prata e o seu ouro são meus, e o melhor de suas mulheres e filhos também

Em nossas vidas existe um Bem-Hadade maligno fazendo sempre exigências, que é o próprio Satanás. Notem que Que Bem-Hadade envia mensageiros para tomar todo o que Acabe tinha de mais valioso em Israel. Não podemos abrir mão do que Deus tem nos dado seja: família, seja, bens, seja saúde, seja ministério, seja comunhão com Deus. Não podemos entregar a Bem-Hadade.

v. 4-5 “4.Acabe responde aos mensageiros: Seja conforme a tua palavra, ó rei, meu senhor; eu sou teu, e tudo o que tenho. 5. Os mensageiros voltaram e disseram: Assim diz Ben-Hadade: ‘Mandei tomar sua prata e seu ouro, suas mulheres e seus filhos.” Ben-Hadade, rei da Síria, estava exercitando seu poderio militar na direção de Israel, cujo rei Acabe ficou tomado de pânico. Assim, quando Ben-Hadade lhe enviou mensageiros ordenando que entregasse sua prata, seu ouro, suas mulheres e seus filhos, Acabem concordou.

Não entregue seus filhos na mão do diabo

Lembram quando Moisés estava tirando o povo do Egito: Êxodo 10: 9-11 Moisés respondeu: ” De forma alguma! Só os homens podem ir prestar culto ao Senhor, como vocês têm pedido”. E Moisés e Arão foram expulsos da presença do faraó.

v. 9 – Sirva a Deus vocês que são adultos, mas suas crianças e seus jovens fiquem no Egito (mundo).  Notem o que Moisés disse a Faraó v.9: “Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos velhos; com os nossos filhos e com as nossas filhas,…”. A proposta dele era: “Vocês adultos podem ir, mas os seus filhos e os seus jovens aqui ficarão. Pois o lugar de moço curtir a vida é no Egito – é no mundo. “O lugar dessa meninada crescer é no Egito. Aqui há muitos prazeres e diversões. Portanto, aqui que é lugar deles ficarem”. Essa estratégia do Diabo é um golpe mortal nas famílias. O que o Diabo quer é arrebentar com nossas crianças, adolescentes e jovens.

Para que nossos filhos não fiquem a mercê dessa estratégia de Satanás não nos basta trazê-los para igreja e não basta que eles apenas cresçam na igreja.

Vemos na Bíblia o exemplo de Eli grande homem de Deus, mas falhou no ministério de paternidade. Os filhos de Eli, que se chamavam Hofni e Fineias, tinham um pai crente, bastante respeitado pela sua espiritualidade. Eles nasceram numa família sacerdotal. Notem, porém, o que a bíblia vai dizer sobre eles em I Samuel 2.12: “Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR”.  Eles eram incrédulos, rebeldes,

 Perceba que em nossos dias o investimento do inferno contra nossas crianças, adolescente e jovem é pesado: tv / internet / valores / e disciplina em extinção. Cuidado, pois talvez seus filhos não estão na presença do Senhor como você.  Estão desviados do Evangelho, no mundo, no pecado, nas drogas, no sexo ilícito, no homossexualismo, no tráfico, na idolatria. Mas você não pode abrir mão da salvação dos seus filhos. Você não gerou filhos para povoar o inferno. Você gerou filhos para povoar o céu. O lugar dos seus filhos não é no mundo; é na presença de Deus, no altar de Deus, servindo o Deus vivo e poderoso.

A maioria dos pais está mais interessada no sucesso dos filhos do que na salvação dos filhos – Por isso, fazem planos e investimentos para o futuro dos filhos, mas não investem na salvação dos filhos. Sonham em ver seus filhos doutores, mas não sonham com a mesma intensidade em vê-los salvos. Fazem poupança para pagar a faculdade para os filhos, mas não compram nem uma bíblia para os filhos.  Procuram saber como estão as notas dos filhos, mas não procuram saber se os filhos têm orado, se têm lido a bíblia. Os pais deveriam se interessar pelo sucesso dos seus filhos, querer  vê-los formados na faculdade, bem empregados e bem casados, mas queiram, sobretudo, vê-los salvos.

Não entregue sua família  na mão do diabo

O diabo odeia as famílias abençoadas, ele gosta de lares destruídos, filho contra pai , mãe contra filho , mais ele sabe que quando um membro de uma  família resolve seguir Jesus verdadeiramente a promessa de Deus “EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR ” já está valendo , por isso que vem as provas é o diabo tentando desanimar o Cristão que tenta salvar sua família.

Não entregue seus bens e dinheiro na mão do diabo

Êxodo 10.24aEntão, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado”. Em outras palavras: “Vocês servem a Deus, mas o dinheiro de vocês fica no Egito”. Esse é um sutil laço do diabo que tem servido para apanhar a muitos crentes. Eles dizem servir a Deus, tendo deixado o mundo e o pecado, mas o dinheiro deles não está a serviço de Deus. Há crentes que converteram o coração, mas não converteram o bolso. Os crentes recusam-se a devolver o dízimo, 10% do salário. Pessoas que antes, quando estavam no Egito (mundo) pagavam R$ 50,00 ou mais  para assistirem a um show e achavam pouco; agora, na igreja, no momento da oferta acham muito dar R$ 50,00 de oferta.

Vemos que ainda hoje Bem-Hadade, o próprio Satanás querendo levar o que mais valioso que você tem: filhos, família, bens, dinheiro e saúde.

 I Reis 20: 6  “Mas amanhã …meus oficiais para vasculharem o seu palácio e as casas dos seus oficiais. Eles me trarão tudo o que você considera de valor’ “. Há avisos também em nossas vidas quando o inimigo quer nos roubar: filhos, casamento, bens, saúde, no seu PG…E o você não faz nada…E o crente aceita passivamente o diabo levar tudo o que é seu. E Ele não vem e tira de uma vez

v. 7-8 – Acabe consulta os anciãos…que o alertam “não lhes dê ouvido”.

v. 9 – Acabe manda dizer “não posso consentir”. Uma das maiores armas que podemos empregar contra o diabo é a nossa resistência a ele. Nossa recusa em dar ao inimigo (Satanás) o que ele quer sempre cria guerra. Mas “Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).

v.10 –  Bem – Hadade ficou furioso. Assim é conosco quando não aceitamos que o diabo toque naquilo que é nosso (filhos, saúde, bens, PG, ministério, casamento), ele fica furioso.

v. 13 – Nessa ocasião, um profeta foi até Acabe, rei de Israel, e anunciou: “Assim diz o Senhor: ‘Vê este exército enorme? Hoje eu o entregarei nas suas mãos, e então você saberá que eu sou o Senhor”. No meio do conflito que se seguiu, Deus envia uma mensagem a Acabe através de um profeta de nome não identificado. Mais uma vez somos levados a considerar a incrível paciência de Deus para conosco. Nos capítulos anteriores, Acabe tinha demonstrado resistência significativa para o Senhor, até servindo a outros deuses.

Mas o Senhor ainda não tinha desistido de tentar alcançar o coração de Acabe

 NÃO ESPERE QUE ALGUEM TOME A INICIATIVA PARA VOCÊ

v. 14 – Acabe esperava quem alguém liderasse o exército de Israel e se esqueceu de que ele mesmo é quem deveria fazê-lo. Acabe pergunta ao homem de Deus: “Quem vai liderar esse exército?”, o profeta responde: “É você mesmo Acabe.” Não espere por outro. Não espere que alguém lute por você e assuma sua guerra contra Ben-Hadade, que tem te roubado

DEUS DÁ A VITÓRIA

v. 19-21 – Deus intervém na história de Israel, o povo de Israel humilha os sírios que são feridos em grande número nessa batalha, e os fazem fugir amedrontados. O próprio Ben-Hadade, o saqueador foge a cavalo para não ser morto. Irmãos se você não se acovardar diante de Ben-Hadade (satanás) você terá condições de vencê-lo. Resista, não abra mão das coisas mais valiosas que o Senhor te deu. Ben-Hadade fugiu de Acabe porque ele resistiu. E isso se cumprirá em sua vida também se você resistir:

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7)

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.