Vivemos na era da irreverência Há uma urgente necessidade de resgatarmos o respeito e reverência para com Deus e Sua Palavra. E o que vem a ser essa palavra “reverência”? É definida como um sentimento ou atitude de profundo respeito, atenção e temor às coisas de Deus.

Eclesiastes 5:1guarda o teu pé quando entrares na casa de Deus…” – Convém “guardar o pé” ou seja com respeito e reverência. Convém “chegar para ouvir” Deus.

E podemos esquecer que E CULTO NÃO SE ASSISTE, SE PRESTA A DEUS…

I – O COMPORTAMENTO ANTES DO CULTO –

Logo que chegar na igreja – não se sente sem orar. Principalmente se for uma pessoa que exerça cargos na igreja. Se faltam alguns minutos para o começo do culto, devemos entregarmos à devoção, elevando nossa alma em oração a Deus para que o culto se torne uma benção especial (com salvação de vidas, libertação, curas, restauração). Cumpri preparar o espírito para ouvir a Palavra de Deus. E Quando se chega atrasado no culto, o que já é uma irreverência, sente-se em silêncio na sua cadeira e busque reverentemente em oração. E isso vale para as reuniões de PG ou qualquer outra reunião da igreja.

II – COMPORTAMENTO DURANTE A ORAÇÃO E O MOMENTO DO LOUVOR.

Primeiro eu quero dizer que a “oração” é atividade básica da igreja. Todos nós sabemos o horário que o culto começa. E porque a igreja de modo geral nunca chega 18h para orar? E procure não ficar de olhos abertos durante uma oração “só observando”. Se tiver de entrar durante “o momento de oração ou louvor”, espere até o momento que não vá atrapalhar aquele que está na Presença de Deus. E não parar para cumprimentar. Entre discretamente, procurando não se tornar um RETARDATÁRIO HABITUAL.

Muitos e muitos chegam com culto já iniciado. E aí pronto, aquele irmão que chegou cedo, fez suas orações e começou a louvar na hora certa é quem sai prejudicado pelos atrasildos. Não existe nada pior do que você estar de olhos fechados, cantando louvores a seu Deus, em total comunhão e de repente!!!! Umas batidinhas no ombro “Dá licença pra eu passar?” diz o atrasildo. Parece que você despenca do céu. O mínimo que se poderia esperar de uma pessoa educada é que, chegando atrasada, esperasse o fim da música para pedir licença. Mas não!!! Muitos não se incomodam de atrapalhar quem está num momento de profunda devoção, de olhos fechados, em adoração:” Dá licença…” Tremendo desrespeito…Chegar atrasado ou sair antes do final é desrespeitar a Deus. Demonstra que a pessoa não compreende a importância de um culto ao Deus vivo. SER PONTUAL NA IGREJA É UMA ATITUDE ESPIRITUAL. DEMONSTRA RESPEITO A DEUS E AO PRÓXIMO.

E no momento do louvor… Parece na cabeça de muitos que aquilo ali é só um prelúdio musical para o culto de fato, que seria somente a pregação. Que engano enorme!!! O culto tem em uma igreja tem COMEÇO, MEIO E FIM. Cada parte tem sua razão de ser e sua importância.

III – COMPORTAMENTO DURANTE O CULTO

Já presenciou as seguintes cenas?

A pregação inicia. E uma linda criança passeia pelo corredor da igreja. Enquanto o pastor expõe a Palavra. Aí pelo menos uma dúzia de pessoas admira sua beleza e até faz careta. Outros se viram nas cadeiras para ver a criança fazer barulho. E se comportam como se ali não estivesse acontecendo nada

E os risos – é difícil segurar né??? Rápidos comentários sobre a roupa das pessoas, o jeito de andar, a maneira que falam. Nada é perdoado

Existe ainda o mau costume de muitos que não resistem uma pessoa entrar na igreja sem fixar o olhar perdendo assim a preciosidade da Palavra. É assim que Satanás deseja.

 Durante a ministração da Palavra, devemos lembrar, de que é a voz de Deus que está falando por meio do Seu servo. Devemos escutar com atenção. Não se deve ler a Bíblia em outro texto enquanto o preletor faz a exposição da Palavra ou ficar fazendo desenhos ou rabisco em papeis ou caderno. Nessa hora também não é momento de dormir, pois pode-se perder justamente as palavras que mais seria necessário ouvir. E aqueles que ficam fora do templo conversando, ao invés de cultuarem a Deus. Devemos estar no culto com toda nossa atenção voltada para o SenhorA nossa atenção geralmente está presa à importância que damos às coisas. Quando valorizamos, prestamos muita atenção. O que te leva a não dar atenção nos cultos ao Senhor? A Presença do “convidado principal da festa” está sendo valorizada ou ignorada? Aí alguém pode pensar: “O pastor está atento à Palavra e muitas faces para olhar, não vai reparar em mim”. MAS DEUS REPARA…E SE ENTRISTECE.TENHA CERTEZA DISSO. Pois Ele sabe, aliás, ele alertou que o mau comportamento, cochichos, falta de atenção ou perturbação da ordem evidenciam problemas espirituais na vida das pessoas.

 Isaias 1:12-16 Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade. Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais! Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal,” A Bíblia é tão clara neste assunto que nos adverte: se procedemos assim, sem reverência, estamos perdendo nosso tempo indo à igreja. Vai embora e nada acontecem em suas vidas.Com esses tipos de comportamento quantos irão para casa realmente tocados por Deus. Precisamos evitar tudo que visa desviar a nossa atenção, pois é uma ofensa a Deus

Os celulares – E o que dizer quando permitimos o toque dos celulares no momento em que estamos recebendo a Palavra de Deus. É sabido por todos que em qualquer ambiente fechado, como: salas de aulas, palestras, conferências, reuniões, solenidades o toque de aparelhos celulares constitui uma das mais graves falta de educação de quem deixa ligado.

 Não sair do recinto sem necessidade ou ficar transitando sem necessidade. – Se a nossa sede da Presença de Deus em nossas vidas, fosse tão intensa com de alguém que vai ao bebedouro seis a oito vezes, não haveria frieza espiritual dentro de nós

 A vestimenta – um outro mal que contribui para irreverência na igreja é a vestimenta.

Todas as pessoas deveriam ser ensinadas a trajar-se com decência. Moralidade deve existir em qualquer área da sociedade e não preciso usar a Bíblia para defender esses valores.

Como se apresentam as mulheres diante de um presidente ou rei terreno? Diante do Rei dos reis e em uma reunião pública deve-se usar o mínimo imprescindível para não provocar escândalo. Decotes e coxas a mostra não condizem com sua imagem cristã, principalmente dentro da igreja, nos cultos e eventos. Muitas vezes não precisa nem perguntar sobre um look que está na cara que não condiz com o comportamento cristão.

Por exemplo, o decote em “V” do vestido mostra grande parte dos seus seios; o “tomara que caia” não tem o risco de cair, mas marca os seios; igual à calça legging usada para malhar. Não dá para usarmos a calça apertada com camiseta ou top curto. O corpo fica coberto, mas as curvas estão delineadas o que chama a atenção…Mulheres, precisamos tomar cuidado com o que estamos usandonão somente nos cultos e reuniões da igreja, mas no dia a dia

Antes de sair de casa faça o teste -1º Levante os braços e olhe se a barriguinha está aparecendo, depois curve a fronte para saber se o decote está ‘pulando para fora’. Em seguida estique os braços para os lados e veja se o sutiã está aparecendo,

por fim, observe se a calça está marcando a sua peça íntima. E pronto! Sinta-se linda, charmosa e principalmente respeitada pelo que você tem mostrado ao cobrir as coxas e os decotes: bom gosto e pureza.

 IV – COMPORTAMENTO APÓS O CULTO

A ordem no término do culto também faz parte da reverência. Adolescentes correndo e gritando no corredor e dentro do templo, conversas banais, tratarem de negócios, fofocas, entrar em discussão com quer que seja. A Glória de Deus santifica, o que torna o recinto sagrado – Êxodo 29:43-44 ali me encontrarei com os israelitas, e o lugar será consagrado pela minha glória. Assim consagrarei a Tenda do Encontro e o altar, e consagrarei”.

Precisamos entender que a Glória de Deus repousa Sua igreja, Seu povo para tornar pela Sua Presença tudo santo: pregadores, ouvintes, prédio, móveis, paredes, tetos, piso.

Infelizmente existem muitas igrejas com aparência leprosa, faltando uma coisa ou outra, pinturas danificadas ou sujas, etc. E Deus vê tudo isso…

 Reverência deve ser alimentada – Pais que desejam que seus filhos amem e reverenciem a Deus. Deve falar da Sua Majestade, Seu poder, Sua importância conf. a Sua Palavra

Toda criança deve ser educada a ter reverência para com Deus. Se eles forem bem ensinados, no futuro teremos uma igreja reverente e com temor de Deus.

 V – SUBMISSÃO À LIDERANÇA TAMBÉM É UMA MANEIRA DE REVERÊNCIA A DEUS

Seja pastor, seja líder foram colocados por Deus falam em nome Deus.

Submissão é: Procurar entender a liderança, encorajar seu líder, trabalhar junto, ser um discípulo sábio e fiel.

Josué 11:15 “Tudo o que o Senhor tinha ordenado a seu servo Moisés, Moisés ordenou a Josué, e Josué obedeceu, sem deixar de cumprir nada de tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.” Mas infelizmente, hoje tem muitos liderados que nem espera o seu líder virar as costas e já está colocando um toque seu naquilo que lhe foi pedido fazer. Ou às vezes o liderado até acaba fazendo, mas o seu coração está cheio de murmuração, reclamação. É assim que muitos se comportam, por fora são submissos, mas por dentro maldizem e murmuram contra seus pastores, seus líderes. E não entendem quando olham para seus liderados e veem neles o mesmo tipo de insubmissão. Saiba que quanto mais você cresce diante de Deus, e quanto mais você O conhece, mais vai querer responder a alguém e estar debaixo da liderança de alguém, estar servindo.

 Vemos exemplos de insubmissão dentro da nossa própria igreja: irmãos que para entrarem em algum ministério procuram os respectivos líderes. Mas saem sem dar nenhuma satisfação ao seu líder. Isso é insubmissão. Outros faltam aos cultos, aos PGs, às reuniões e aos eventos sem darem a mínima satisfação. Isso é insubmissão, desrespeito!!!Membro vai faltar (culto, PG, reunião, PG) liga para seu líder avisando. Líderes vai faltar (culto, reunião, evento) liga para o pastor avisando. No trabalho não se falta por nada…E se falta avisa, leva atestado. E porque com as coisas de Deus é tudo de qualquer jeito. Deve há haver respeito e submissão à liderança que fala em sua vida

 Precisamos mudar o nosso conceito de liderança e de liderados – Na Bíblia vemos que os homens que foram usados e abençoados poderosamente por Deus foram aqueles tiveram uma vida de submissão e respeito aos seus líderes; DAVI em relação a Saul, JOSUÉ em relação a Moisés.

Conclusão – Não desejo com esta Palavra magoar a qualquer membro, mas ao contrário, nosso desejo é mostrar com muito cuidado o quanto precisamos mudar no que diz respeito à “Reverência”

Quero terminar essa mensagem com uma breve ilustração: Um engenheiro aeronáutico disse certa vez: um grande avião com toda a sua tecnologia pode cair por causa de um detalhe que não foi corrigido nem observado.

Nossa igreja tem muitas qualidades positivas – Mas são os pequenos detalhes que podem comprometer o sucesso de grandes realizações espirituais que Deus tem para nossa igreja e nossas vidas. Saiba que é possível mudar a situação e não depende do pastor ou qualquer outro líder. Só depende de “você”. Para isso precisamos de arrependimento…e uma decisão sincera de mudarmos nosso comportamento.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto