João 9. 4Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar.”

Ezequiel 22.30 – “Procurei alguém que construísse uma muralha, alguém que ficasse nos lugares onde as muralhas desmoronaram e que defendesse a terra a fim de que a minha ira não a destruísse; porém não encontrei ninguém.”

 Isaias 59.15,16 – “A verdade desapareceu, e os que procuram ser honestos são perseguidos. O SENHOR se desgostou ao ver que não havia justiça. 16 Ele ficou espantado quando viu que não havia ninguém que socorresse o seu povo. Então com a sua própria força ele venceu e, por ser o Deus justo, conseguiu a vitória.”

 O mundo em que vivemos está cada dia pior: instituições falidas e corruptas; governos sem senso de justiça; ninguém disposto a se levantar e lutar contra as impunidades; a igreja parece inerte e insensível diante da situação atual nas reuniões falam-se pouco sobre a justiça divina e o desejo de Deus em transformar a humanidade. O Espírito do Senhor está observando os passos da igreja, em nossas reuniões o Espírito está buscando por pessoas que ouçam a sua voz e obedeçam ao seu comando; o Senhor deseja levantar pessoas ou comunidades inteiras para promoverem uma grande obra nessa Nação.

Nós carecemos desesperadamente de um avivamento espiritual para a sobrevivência de todos os seres humanos.

O silêncio da igreja tem incomodado o Espírito do Senhor, a impotência dos líderes cristãos diante do secularimos é sinal que as coisas não estão bem para a igreja. A igreja está deixando de ser o sal da terra (Mateus 5.13), a aceitação do ilícito a fim de proteger seus interesses escusos é sinal que a igreja está decadente e quase morta. As trevas estão triunfando sobre a luz. Isso não está certo, nós cristãos temos a obrigação de iluminar o mundo em trevas (Mateus 5.14), somos a diferença nesse mundo tenebroso, é nossa missão mostrar o caminho àqueles que se perderam e trazer a ordem ao caos.

Embora haja muitos testemunhos de cristãos que foram salvos e conduziram outras pessoas à Cristo. É crescente o número de cristãos derrotados, sem alegria, sem prazer nas coisas do Senhor, sem vitórias sobre o pecado, sem testemunho de benção e que causam pouco ou nenhum impacto por onde passam.

Nos textos de Ezequiel (22.30) e Isaias (59.15,16) o Senhor está procurando alguém e não encontra. Qualquer transformação somente ocorrerá quando alguém se dispuser ao comando do Espírito Santo. Então essa pessoa será avivada pelo Espírito Santo e mais outras pessoas também serão tocadas, assim o avivamento chegará sobre a igreja.

Há muitos séculos, Deus fez com que Ezequiel, o profeta, tivesse uma visão marcante, onde Israel, como nação, estava dispersa entre os povos. Muitos ossos secos representavam Israel, Parecia que não havia mais esperança para o futuro. Faltava-lhes o sopro ou seja, espirito. Então, o Espirito de Deus lhe deu sopro, e todos aqueles homens se transformaram em um poderoso exército. Estamos novamente enfrentando uma época obscura na história do povo de Deus. Apesar de alguns sinais encorajadores, as forças do mal parecem estar agrupando-se para desfechar um ataque total à obra de Deus no mundo. Satanás está usando seu poder como talvez nunca antes usou na história da Igreja. Precisamos de um avivamento mais do que nunca. Só Deus pode impedir a execução dos planos de Satanás. Somente Seu Espirito Santo pode trazer avivamento espiritual para interromper o curso do mal.

Mesmo na hora mais escura, Deus pode reavivar Seu povo e soprar nele novo vigor e poder por intermédio de Espirito Santo. Para que a ação de Deus torne-se realidade na vida dos cristão, é preciso buscar Seu poder e Seus milagres, os sinais e as maravilhas que tanto atuaram na vida da Igreja primitiva. É necessário compreender também o que causa, o que provoca, o que faz com que venham sobre nós tal poder e milagres.

A MELHOR HORA PARA O AVIVAMENTE É AGORA.

Em João 9.4 lemos: “Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando á noite, quando ninguém pode trabalhar.”

Eu não sei quanto tempo nos resta, tampouco sei quanto tempo você terá de vida pela frente. O tempo é hoje, sinta o Espírito e ouça o mundo clamando por salvação.

Certo pastor ao visitar um membro de sua comunidade que estava no leito de morte ouviu dele o seguinte: “Pastor, se eu pudesse dedicaria a minha ao serviço do Senhor, eu seria como o Senhor…”, O pastor então respondeu aquele homem: “É uma pena que você não tenha feito nada disso enquanto podia”. Muitos cristãos estão na mesma condição desse homem: elas possuem tempo e recursos, mas não fazem nada. Quando se despertarem, pode ser que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Se você pretende ser usado por Deus em sua geração, ou dedicar-se a Deus em um ministério, a hora é agora.

O QUE ACONTECE QUANDO RECEBEMOS O AVIVAMENTO?

1º. Compreendemos melhor quem é Deus. – O que mais incomoda Deus é o pecado que resulta na ausência de santidade. Sem a compreensão de Deus e sua santidade não haverá renúncia da velha natureza e aceitação da nova vida em Cristo;

2º. Enxergamos o pecado sob a ótica divina. – Qualquer desejo obscuro dará a luz o pecado, a única maneira de apagá-lo é indo a cruz e reconhecendo Jesus como Senhor e Salvador.

3º. Buscamos o arrependimento e o novo nascimento – Desejamos ardentemente a graça de Deus sobre nós;

4º. Desejamos ardentemente a alegria da Salvação. – Essa alegria é aquela que faz o céu se alegrar quando um pecador se arrepende. “Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender;” (Lucas 15.7)

5º. Compreendemos que temos a responsabilidade em evangelizar o mundo. – Uma das primeiras impressões que marcam a vida de um crente reformado e cheio do Espírito Santo é o seu amor pela vida de outras pessoas.

6º. Nos tornamos mais solidários. – No mundo onde o egoísmo se tornou um deus para muitas pessoas, a presença do Espírito Santo fará a diferença em nossas vidas.

7º. Os dons e frutos espirituais são visíveis em nossa vida. – Quando há avivamento a presença do Espírito Santo é notória na vida da Igreja, os dons são dados e os frutos espirituais revelados. A igreja deixará de ser silenciosa e omissa e se tornará conhecida pela presença de Deus em seu meio;

8º. Somos mais dependentes do Espírito Santo. – Ele nos dará maior alegria, irá nos guiar, repreender, falar com a igreja, santificar nossas vidas, fortalecer-nos, etc.

Quando não damos lugar ao Espírito Santo, ele se entristece, mas se nos voltarmos a Deus em oração, adoração e jejum o Espírito Santo nos dará o avivamento. Há coisas que só podem ser realizadas se tiver o Espírito Santo

 E O QUE FAZER PARA RECEBER O AVIVAMENTO?

1º precisamos admitir que somos pobres espirituais – Enquanto acharmos que a nossa vida está bem, que as nossas reuniões são boas, que o nosso trabalho na igreja é suficiente, o Espírito Santo não virá com poder. Se o queremos e desejamos, então precisamos nos humilhar diante de Deus e clamar pelo seu Espírito. Ele irá revelar a nossa condição e em quais áreas precisamos os corrigir para experimentar o poder do Espírito Santo. A ausência de arrependimento e reconhecimento da pobreza espiritual representa o orgulho do ser humano em não se sujeitar a Deus.

2º precisamos confessar e se arrepender dos nossos pecados. – Algumas vezes nós pecamos, mas simplesmente ignoramos o erro e não buscamos o arrependimento, alguns acham que o passar dos anos serão suficientes para apagar seus erros sem que haja confissão e arrependimento, o tempo passa e a vida da pessoa continua indo de mal a pior.

Todo grande avivamento na história começou com oração e arrependimento. Se você ora confessando os seus pecados o avivamento virá sobre a tua vida.

3º quando nos arrependemos o que precisamos é obedecer a voz de Deus. – Uma vida cheia do Espírito Santo não aceita mais o pecado

Certo pregador afirmou que a igreja nunca será normal enquanto não experimentar o avivamento. Infelizmente uma grande parte de cristãos nunca experimentaram esse avivamento.

Você está disposto marcar a sua geração? Saiba que ninguém que tenha experimentado esse poder do Espírito Santo permanece o mesmo.

 

Deus abençoe, Pr. Pinho