Texto Bíblico: João 2:1-10

Por muitas vezes vi esse texto sendo compartilhado em cerimônias de casamentos, mas talvez naquele momento não tenha tanto sentido para os noivos, pois ali estão no auge do amor e da alegria no seu relacionamento. E com o passar do tempo e com as vindas das dificuldades poucos se lembram do que ouviram naquele dia.

Esse texto fala do primeiro milagre de Jesus, Ele havia sido convidado para aquele casamento, junto com sua mãe e seus discípulos e quando o vinho acaba Ele pede que os servos encham os potes de água e os transforma em vinho.

Na bíblia o vinho aponta para alegria, quando Jesus transformou aquela água em vinho Ele estava trazendo de volta a alegria àquele casamento. Talvez também tenha acabado o vinho no seu casamento, talvez não exista mais alegria.

Muitas pessoas casam com a expectativa de serem felizes, mas por conta das lutas e dificuldades se arrependem amargamente, tendo a impressão de que escolheram a pessoa errada ou que o amor se acabou e que é melhor seguirem sozinhos.

Você percebe que a alegria acabou quando o namoro não existe mais, não há mais aquele olhar apaixonado, a intimidade se resume ao ato sexual, ou nem isso, não há mais diálogo, não há momentos de risada e brincadeira juntos, são dois estranhos morando debaixo do mesmo teto, sentindo-se sozinhos. Não possuem nenhum interesse um na vida do outro, levam vidas independentes. Não compartilham mais dos mesmos sonhos e projetos, talvez nem sirvam mais a Deus juntos.

Se você se identificou com alguns destes pontos é sinal que o vinho e alegria acabaram, mas a boa notícia é que Jesus continua realizando seu primeiro milagre até hoje. Deus ama o casamento, e Ele quer restaurar os casamentos e as famílias. E nesse texto Ele nos traz ensinamentos valiosos para restaurar a alegria.

1. Jesus precisa ser convidado para o seu casamento (V.2)

Muitos casais estão dentro das igrejas, servindo a Deus, fazendo a obra, mas estão com seus casamentos totalmente destruídos. E questionam a Deus o motivo do seu casamento estarem assim, e a resposta é simples, Jesus não foi convidado.

Esses casais muitas vezes tem um relacionamento individual com Deus que até flui, mas não possuem um relacionamento a três com Jesus. Eclesiastes 4:12 diz que um cordão de três dobras não se rompe facilmente. Jesus é a terceira dobra do casamento, mas Ele só entra se for convidado.

Nós podemos e devemos ter nosso momento individual com Deus, ter nossa intimidade com Cristo no secreto, mas precisa aprender que se queremos viver um casamento feliz e completo precisamos buscar a Deus junto com nosso cônjuge.

Precisamos separar tempo para orarmos junto com nosso cônjuge, ler a bíblia juntos, louvar a Deus juntos, compartilhar nosso coração e dificuldades espirituais o outro, ter experiências com Deus juntos. Isso é colocar Jesus como a terceira dobra, isso é construir o casamento sobre a rocha (Mateus 7:24-27)

Isso não significa que as lutas não virão ou que não vamos dar de cara com as dificuldades, a grande diferença é que teremos uma força maior para nos manter de pé até a tempestade passar e nos dar direção de como agir.

2. Faça aquilo que Ele te pedir pra fazer (V.5)

A partir do momento que convidamos Jesus para botar ordem no caos ao nosso redor precisamos entender que Ele faz a parte Dele, mas nós precisamos fazer a nossa parte, é um trabalho em conjunto, somos cooperadores de Cristo.

Não basta eu orar com meu cônjuge, mas não agir conforme a Palavra nos ensina. Em Efésios 6:21-33 Paulo fala sobre o papel do marido e da esposa, e muitos casamentos tem sido destruídos porque ninguém faz o seu papel direito. Vivemos uma geração de valores totalmente invertidos. Homens que não se posicionam como cabeça e sacerdote do lar e mulheres que não submissas ao marido.

O fato do outro não exercer o seu papel da forma certa não é desculpa para que você não faça o seu. Obedeça a Deus, ore pelo seu cônjuge, converse com ele, peça ajuda dos líderes e pastores e deixa que Deus trabalhe no coração Dele.

Uma casa onde os papeis estão invertidos se torna desgastante, não é saudável, é pesado, e os filhos sofrem as consequências disso. Obedeça o que a Palavra diz!

3. Encha-se completamente de Jesus (V.7)

Jesus não poderia ter feito o vinho brotar do nada dentro dos potes? Claro que sim! Mas Ele fez com que primeiro enchessem os potes de água, para então operar o milagre, a água foi a matéria-prima para o milagre de Jesus.

Na bíblia a água aponta para o próprio Jesus, ou seja, nosso relacionamento com Jesus é a matéria-prima para a restauração dos nossos casamentos. À medida que buscamos a Jesus juntos e nos enchemos completamente Dele, Ele vai operando o milagre da restauração da alegria, do amor.

4. O melhor ainda está por vir (V.8-10)

Quem nunca viu um casal mais antigo dizer para um recém-casado: “ah, tá assim apaixonado e feliz porque é novo de casado”. Quantos não despejam suas frustações sentimentais e matrimoniais em pessoas mais novas, desmotivando, desencorajando e as fazendo acreditar que o casamento é uma instituição falida. Isso é um pensamento não é nem pouco cristão.

Se para muitos o tempo o tempo só faz o casamento piorar, pra Jesus o tempo só faz melhorar. Assim como o próprio vinho, os melhores e mais caros, os mais cheios de sabor são sempre os mais velhos, pois o tempo os deixa cada vez melhor.

Talvez você pense que a fase “gostosa” do seu casamento foi no início e não existem mais chances disso voltar a ser como era. E realmente, com Jesus não volta a ser como antes, fica é ainda melhor. Por mais coisas fantásticas que esteja vivendo no seu casamento, em Cristo, Ele ainda tem coisas maiores e melhores pra fazer.

5. A glória de Cristo se manifestará através do seu casamento (V.11)

Assim como o mestre de cerimônia se surpreendeu com o vinho, sem conhecer a sua procedência, muitos ao seu redor perceberam transformação no seu casamento e na sua família, e procurarão saber a origem disso, aí é que a chance que tem de testemunhar o milagre de Jesus na sua vida.

Conclusão:

Jesus não morreu somente para nos salvar, mas nos dar uma vida abundante (João 10:10), e isso se refere a todas as áreas da nossa vida. Um casamento e uma família completa, feliz e restaurada é uma herança para os filhos de Deus. Basta tomarmos posse disso e fazer a nossa parte: convidando Jesus para nosso casamento, fazendo aquilo que Ele mandar, nos enchendo da sua presença, crendo que o melhor está por vir e que a Sua glória se manifestar através de nós.

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.