João 4: 23Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

Deus Toma a Iniciativa – Deus está procurando adoradores completamente apaixonados por Ele, para estar com Ele intimamente ligado ao seu coração. Eu creio que esses adoradores já estão sendo tocados pela Presença do Espírito Santo em nossos dias

O que podemos entender por adoração?
a)É inclinar-se perante o Senhor
b)É chegar-se a Deus com reverência
c)É reconhecer a soberania Divina

Se Deus procura verdadeiro adorador, é porque existem falsos adoradores.

Existe falsa adoração? Nos deixa claro que se o Pai está a procura, é por que está escasso 

O verdadeiro adorador começa e termina com o coração.

Mateus 15: 8,9.  “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim ( falso adorador). Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”.

Precisamos entender que adorar não é só erguemos nossas mãos aos céus e cantarmos, mas adorar também está relacionado com nosso estilo de vida. A adoração não se restringe apenas em expressões, vai além disso, como no versículo tema diz que Deus está a procura de verdadeiros adoradores. E onde estão esses adoradores? O que é ser um real adorador?

DAVI UM ADORADOR EXEMPLAR

Davi não era conhecido por ninguém. Vivia entre as ovelhas, mas Deus o conhecia. Qual o perfil de adoração visualizada no Jovem Davi?

a)Ele não era um adorador só de aparências  

  1. b) Um adorador é trabalhador, não é preguiçoso, ele é trabalhador.
    1 Samuel 16:11-12–Davi não estava presente porque estava trabalhando, apascentando as ovelhas no campo. 
  1. c) Um adorador ministra sobre a vida de outros para que possam ser abençoados, um adorador é um abençoador e não um amaldiçoador, ele é servo. Ele usa os seus talentos para abençoar. 1 Samuel 16: 19-23– Davi ministrava na vida de Saul, servindo-o, tocando a harpa quando ele estava possuído por um espírito maligno. 
  1. d) Um adorador é um guerreiro – ele não teme quando gigantes estão atacando

e não foge da batalha. 1 Samuel 17:23-26, 38-51 – Davi não temeu a Golias, antes, o enfrentou, pois confiava em Deus para receber a vitória. 

  1. e) Um adorador não é rebelde, ele teme prejudicar um ungido do Senhor.

1 Samuel 24:3-7 e 26:7-11 – Davi teve duas oportunidades de matar a Saul, que era seu inimigo e mesmo assim, não o fez. As vezes matamos com palavras ou atitudes. Davi não usou o fato de que o Senhor era com ele para matar a Saul, antes, temeu, pois mesmo não tendo mais Saul o Espírito do Senhor, ele havia sido ungido, separado para ser rei de Israel. 

  1. f) Um adorador tem intimidade com Deus – Todos perseguiam a Davi, mas ele sempre foi vencedor, porque Deus estava com ele e ele com Deus, ele tinha intimidade com o Senhor. 
  1. g) Um adorador não é murmurador, nas horas difíceis, se fortalece em Deus.
    1 Samuel 30:1-7–Davi e seus homens passaram por uma grande tristeza, o povo se voltou contra Davi e queriam apedrejá-lo! “Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus” – verso 6. –  
  1. h) Um adorador é alguém que dá a outro o que o Senhor tem dado a ele, ele contribui. – 1 Samuel 30:26-30–Davi obteve vitória diante da batalha contra os amalequitas, recuperando os bens e tudo o que eles tinham e então, Davi enviou presentes às pessoas, repartiu os bens recebidos com outros. Não é egoísta. 
  1. i) Um adorador se arrepende rapidamente quando peca – 2 Samuel 12:13; 2 Samuel 24:10– Davi errou, pecou contra o Senhor, mas como adorador, ele se arrependeu e se humilhou perante o Senhor.

Um adorador quer trazer a presença de Deus para perto dele – 2 Samuel 6:1-5, 12-18 – Davi buscou trazer para perto de si a arca da aliança, a presença de Deus. 

  1. j) Um adorador medita e vive a Palavra de Deus – 2 Samuel 22:22-23– Davi guardou os mandamentos do Senhor, procurando viver de maneira que agradasse ao Senhor.
  2. k) O adorador vive no descanso do Senhor (Salmos 23:1) O descanso gera confiança, ou seja, o adorador poderá dizer “eu não tenho, mas vou ter”, etc.

O louvor na igreja – De que forma se deve adorar a Deus na igreja?
“… e importa que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade” – (João 4:24). Deus quer ser adorado e louvado em espírito e em verdade. Ele não quer um louvor cheio de formas e aparências ou frieza.  Ele quer um louvor que saia do coração. O louvor expressa a alegria, a gratidão e o amor de um povo que estava sem Deus e sem esperança nesse mundo, mas que foi alcançado por Sua graça. O verdadeiro louvor tem que ser autêntico, ou seja, verdadeiro e não fingido…

Alguém pode louvar de coração sem, contudo, abrir a sua boca, enquanto que outro pode estar cantando com todas as suas forças mas o seu canto não ser um louvor do coração.

 O prazer de cantar louvores a Deus – Salmo 100 que diz… “Celebrai com júbilo ao Senhor…e entrai diante dEle com canto..”. Quando nós estamos adorando a Deus “em espírito e em verdade”, nossa adoração se transforma numa linda expressão de louvor.

Quando estamos rendidos em adoração ao Pai Celestial – somos tomados por um sentimento tão forte que não encontro palavras para expressá-lo;

A sensação é que:

  • O peito vai explodir,
  • Lágrimas rolam pela face,
  • Um momento sublime e insubstituível de renovo e restauração.

Deus, então, realiza um momento impar em nossas vidas;

  • Vem o quebrantamento,
  • Cura física, emocional,
  • Cura interior, libertação;
  • Fortalezas vão sendo destruídas;
  • Entramos em um processo de purificação,
  • Santidade e, de transformação de caráter.

Conclusão:
Ser um adorador é muito mais do que: vir às reuniões da igreja e cantar,

Levantar os braços, ser adorador é um estilo de vida no qual é exigido um alto comprometimento com Deus e sua Palavra.

Deus procura os verdadeiros adoradores porque estes

  • Veem o que nenhum um olho viu,
  • Ouvem o que nenhum ouvido ouviu,
  • Percebem o que nenhum coração percebeu
  • E recebem uma mente que nenhum outro tem.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.