Isaías 59:1-2

Você já se distanciou de alguém de quem gostava? – Muitas vezes ao longo da vida, nos afastamos de pessoas que gostamos de estar perto sem saber o porquê, e quando pensamos não vemos um motivo. Muitas vezes é a correria da vida,

Outras vezes são pequenas coisinhas que por não serem tratadas se tornam grandes e nos afastam de quem amamos, mas o fato é que lá na frente quando pensamos, vemos que acabamos ficando distantes de pessoas que nós amamos,

e perdemos com isso.

Com Deus não é diferente – Todos querem estar próximos a Ele, querem crescer em intimidade com o Senhor, mas alguns acabam se afastando Dele.

Mas o que nos afasta de Deus? Isaías 59:1-2 = o pecado = iniquidades – Muitos chegam a Jesus, mas nem todos permanecem com Jesus! Muitos querem estar com Jesus, mas nem todos perseveram em andar com Jesus! Vemos pessoas que decidem seguir a Jesus, mas em pouco tempo os seus corações já não estão mais abertos e disponíveis para Jesus, pelos prazeres da carne, pela conquista de bens materiais, são contaminados pelo pecado, coisas que nos afastam de Deus.

Mas o que é Pecado? Pecado é desobedecer a Deus. Quando fazemos algo que vai contra a vontade de Deus cometemos um pecado.

De acordo com a Bíblia o pecado envolve duas coisas.

Primeiro é uma condição – Salmos 51:5Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Aqui fala do pecado como condição. Todas as pessoas nascem como pecadoras.

Nossa natureza tem uma tendência para fazer o que é mau.

Como? Desde a criação do homem – Deus / o homem / e o pecado. Criou Deus… o Homem à Sua Imagem. O homem foi feito diferente das outras criaturas terrestres. Com a capacidade de raciocinar, amar e tomar decisões morais e sujeito a Deus.

O Pecado Criou uma Barreira – Gênesis 3:8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim”. “O pecado do homem o separa de Deus”.

Segunda coisa que envolve o pecado: a prática – Daniel 9:5 Pecamos, e cometemos iniquidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;”.

Lembre-se a primeira coisa que envolve o pecado é a condição, devido ao pecado no Jardim do Éden, nascemos com natureza má. Praticamos por uma decisão de nossa vontade

Então vem a pergunta: existe algum pecado maior do que outro? Para Deus não existe pecado grande ou pequeno. Todo pecado é ofensivo à Ele e tem como resultado nos afastar de Deus.

Porque todos os pecados nos afastam de Deus. O que existe é uma diferença nas consequências dos nossos pecados. Por exemplo, uma “mentira inocente” pode nos trazer menos prejuízos imediatos do que um adultério. Isso não significa que um pecado seja maior do que o outro, mas sim que as consequências são diferentes.

O pecado traz consequências terríveis, vejamos algumas delas:

  1. Separa da presença de Deus – essa é a pior de todas – O pecado separa a criatura (nós, homens) do criador (Deus). Este pecado cria um abismo entre o pecador e Deus, mas isto cria uma separação não porque Deus não ama o pecador, mas isto cria uma separação porque Deus, que é Santo, não pode conviver com o pecado. Estar fora da presença de Deus é estar sem cobertura, sem a proteção divina, sujeito a todo ataque do mal. Então não é que Deus tira a proteção, nós é que saímos. E o inimigo sabe que a única brecha que faz parar a obra de Deus ou parar o que Deus está fazendo nas nossas vidas é o pecado. Precisamos ter vida no altar de Deus. Se você está fora da cobertura, fora da presença de Deus, tome uma posição de a partir de hoje estar debaixo dessa cobertura, na presença de Deus. O Senhor espera isso de mim e de você
  2. Impede que as bênçãos de Deus cheguem até nós – Se estamos em pecado, as nossas orações não chegam diante de Deus. Isaias 1:13-16 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. ”

Vemos muitos crentes que estão afastados de Deus e ainda não deram conta disso, como se Deus estivesse ali com eles, mas na verdade não está, assim como Sansão que saiu para guerrear e não havia percebido que o Espírito se retirara dele…Ainda vejo homens assim, que se acham cheios do Espírito de Deus, cheios da presença, nomeados, aclamados, pastores, líderes, pregadores… porém estão apagados espiritualmente, como velas que já tiveram um dia seu brilho mas e ainda acham que estão no auge da beleza.

Se afastar de Deus é muito fácil – começa com um “pecadinho” hoje, com um “errinho” aqui e outro acolá, com uma escorregada, com um desvio, “bom, eu só quero ver como é” “não tem problema…”, e ai vai-se a vida do crente, vai-se o Espírito Santo de Deus na vida do Cristão sem ele nem mesmo perceber.

 E O Que Nos Leva A Pecar? – Mateus 22:29 Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. ” A Palavra de Deus nos torna livres do pecado, nos torna fortes para vencermos as tentações do mundo.

Como voltar para Deus? – Antes de voltar para Deus, precisamos chegar ao ponto de

Compreender que a vida com ele é muito melhor do que a vida no mundo do pecado

Vemos como Filho Pródigo: Lucas 15:17 “E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!”. Para nos reconciliar com Deus, é imprescindível um coração arrependido. Uma das coisas mais assustadoras na vida do servo de Deus é de poder pecar contra Deus sem sentir nada.

Lucas 15:18-19Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros. ”

É necessário romper com o pecado

Por que tantos jovens e adolescentes estão se afastando de Deus e levando uma vida de pecado

75 %dos jovens e adolescentes cristãos deixam a igreja Este é um resultado da nossa juventude não ser ensinada a Bíblia em suas casas. As estatísticas mostram que as nossas crianças de hoje passam uma média de: 30 horas por semana nas escolas, onde estão sendo recebendo ideias.

Que são totalmente opostas a verdades bíblicas, tais como: A teoria da evolução, a aceitação da homossexualidade, ficar e não namorar sexo antes do casamento, etc. Em seguida, voltam para casa para outras 30 horas por semana na frente de uma TV, sendo bombardeados por comerciais obscenos ou em “conexão” com os amigos no Face book, ficando online por horas,

Conversando um com o outro ou jogando jogos. Por outro lado, o tempo gasto semanalmente na igreja aprendendo sobre a Bíblia é cerca de 45minutos a 1 hora. Não só não estão sendo bem fundamentados na fé, mas também não estão sendo ensinados a examinar os pontos de vista dos céticos que, inevitavelmente, desafiarão a sua fé. A maioria desses estudantes não estão preparados para entrar na sala de aula da faculdade onde mais da metade de todos os professores da faculdade enxergam os cristãos com hostilidade e aproveitam cada oportunidade para minimizar a eles e sua fé.

Não há dúvida de que um fator importante em se os jovens permanecem firmes em sua fé cristã ou se afastam dela é a influência de seus pais. É como diz o provérbio: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Um estudo particular descobriu que: quando ambos os pais eram fiéis e ativos na igreja,

93 % de seus filhos permaneceram fiéis. Quando apenas um dos pais era fiel, 73 %de seus filhos permaneceram fiéis. Quando nenhum dos pais era particularmente ativo, apenas 53% dos seus filhos permaneceram fiéis. Nos casos em que ambos os pais não eram ativos de forma alguma e só frequentavam a igreja de vez em quando, o percentual caiu para apenas 6 por cento. A nossa juventude precisa estar preparada para as perguntas intelectualmente desafiadoras e confrontos espirituais que enfrentarão ao sair de casa. Para não ceder as tentações, através das influencias das “amizades”, Homossexualismo, vícios, prostituição, musicas, pornografia, roubo, mentira. Os pais cristãos e nossas igrejas precisam fazer um trabalho melhor em desenvolver os corações e mentes de nossa juventude com a Palavra de Deus.

Eu pergunto aos pais de jovens e adolescentes de nossa igreja: Quanto tempo você gasta na semana sentado com seus filhos Lendo a Palavra de Deus, orando junto, aconselhando?
Provérbios 22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

DEUS QUER UMA IGREJA DE VESTES BRANCAS (tanto crianças, adolescentes, jovens, adultos)

Apocalipse 16:15 “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. ” Todos querem um evangelho: sem mudanças, sem transformações, sem renúncias, sem santificação, sem compromisso. Mas Jesus virá buscar uma Igreja pura, santa. Peça a Jesus hoje estas vestes, se você as não tem, pois ele derramou seu sangue para te dar vestes limpas de santificação. Ele quer vestir você, tirando as roupas sujas do pecado e te dando uma nova vida. No último dia quem estiver com as vestes inadequadas (sujas) será lançado no inferno Mateus 22:11-13E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. ”

É tempo de limparmos o coração e a mente, e nos voltarmos para Deu – Deus está selecionando o seu povo. Ele quer se relacionar com seu povo, mas se há pecado em nosso meio, afastamos o Senhor de nós e saímos da cobertura divina. Caso ache que para os seus pecados não haja mais perdão, hoje lhe esta sendo apresentado “Jesus”. O único que pode perdoar pecados.

Isaías 1:18 Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. ”

Você quer hoje receber nova forma de vida. Ou prefere continuar vivendo em desobediência longe de Deus?

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.