Lucas 9:10-17

Deus é um Deus de milagres, e milagre tem hora, tem jeito, é algo muito especial. Todas as pessoas que vivem o milagre são marcadas pela força sobrenatural, elas entendem que existe um Deus acima das nossas possibilidades, acima das nossas razões, acima das nossas limitações, que opera para aqueles que Nele esperam. Precisamos esperar em Deus, tem gente que espera no dinheiro, no trabalho, na mãe, no governo, esperam em fontes que se esgotam. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças.

Todo milagre além de ter um modo, um tempo, um lugar, o milagre é responsabilidade nossa também. Nós temos uma parcela de responsabilidade nos lugares que Deus quer prover em nossa vida e veremos através deste texto. Antes dos discípulos estarem ali antes, eles estavam, a mando de Jesus, fazendo a obra e trouxeram um relatório de cura, do que tinha acontecido.

JESUS SEMPRE NOS ACOLHE

E foram então com Jesus para Betsaida, onde estava uma multidão e a Bíblia fala que Jesus acolheu aquela multidão, Jesus sempre nos acolhe. Não há circunstância alguma em nossas vidas que Jesus nos rejeite. Todos trazemos em nossa vida uma dose de rejeição, alguns na infância, outros na adolescência, quando chegamos na presença do Senhor e encontramos a paz, a alegria, Ele está nos acolhendo. Jesus acolhe a sua vida, acolhe a sua família, você vem triste, rejeitado e encontra um Jesus que te acolhe e se responsabiliza pela sua vida. Ele passa a cuidar da sua vida, te ensinar a educar seus filhos, a lidar com seu marido, Ele transforma sua vida para que as pessoas vejam que tem algo diferente em você. Quando você vai à Jesus, você está escolhendo deixar Ele escrever a sua história.

JESUS TRABALHA DE ACORDO COM A NOSSA NECESSIDADE

Jesus sabe a sua necessidade, Ele curava os que precisavam de cura, Ele faz o que de cada um de nós precisa, apesar de ali se encontrar muita gente, cada um para Deus era especial. Não existe ninguém na face da terra com a mesma digital, Deus nos fez de forma especial, cada um Ele fez de um jeito, com seu encanto, suas necessidades e Ele aplica a Sua palavra de cada um numa forma diferente. A palavra de Deus é a mesma, mas a aplicação é pessoal.

Ele vai fazer tudo que precisa na sua vida, prover onde precisar, curar onde precisa, você só precisa apenas ser dirigido, confiar nesse Deus e fazer que a sua vida seja para o louvor e glória desse Deus, viver para Deus, você não vai ter nada a perder. Não há quem se decepcione com Deus. O Senhor nos guarda, nós podemos não ver, mas Ele está trabalhando por nós.

Permitir que o Reino de Deus se estabeleça em nós é muito mais profundo do que frequentar igreja, é nos submeter a todos os princípios desse Reino, a toda a soberania desse Reino. É perder todo o domínio sobre nós mesmos, estar inteiramente entregues a Deus, renunciar as nossas vontades. E nos traz uma segurança tão grande saber que existe um Deus zelando por nós, um Deus que está conosco o tempo todo.

O POVO ESTAVA NO DESERTO

V.18 – O deserto é um lugar complicado de se estar, não há onde fazer compras, é um lugar de perigoso, onde não encontramos água, é um lugar onde ninguém deseja viver. Mas a Bíblia fala que o Espírito conduziu Jesus ao deserto para ser testado, e Ele te conduz ao deserto porque o deserto é o caminho para a promessa, mas no deserto nada vai te faltar, você vai encontrar gozo na presença de Deus, vai encontrar suas necessidades espirituais, emocionais e materiais sendo supridas.

O povo estava no deserto e ali não tinha como achar alimento para todo aquele povo, pela lógica humana não havia como suprir toda a multidão. Jesus mandou que os discípulos alimentassem a multidão, mas eles disseram que havia apenas cinco pães e dois peixes. Na nossa vida nós sempre teremos dois caminhos: o natural e o sobrenatural, e na maioria das vezes nós vamos preferir o caminho natural, um caminho que enxergamos, um caminho palpável, onde já vimos as pessoas passarem. E os discípulos, apesar de terem vindo de uma viagem onde trouxeram um relatório onde Deus os usou sobrenaturalmente, eles resolveram a questão de forma natural, dizendo a Jesus que não tinha como alimentar o povo, pedindo para despedir o povo. Mas Jesus jamais vai te despedir de mãos vazias, Jesus nunca vai te despedir com uma necessidade, nunca vai te despedir da forma que você chegou, Ele sempre vai ter para sua vida um milagre, Ele sempre terá a provisão que você precisa.

Jesus pergunta então o que eles tinham, eles respondem que cinco pães e dois peixes, representa que Deus vai contar sempre com os recursos que você tem, você vai apresentar o que você tem, o que vou chamar de começo de milagre. O milagre tem o cenário, toda uma situação para ele existir, a primeira situação mais importante é que Deus que fazer milagre, precisamos entender que Deus não se compraz com o sofrimento do servo Dele. Precisamos entender que todo deserto passa, mas a Palavra de Deus não passará, a Bíblia tem oito mil promessas para nós.

Jesus encontra aquele povo naquele deserto árido, sem provisão. Quantos de nós estamos atravessando agora um deserto, quantos não temos a provisão necessária para suprir nossa vida, quantos de nós não passamos por situações difíceis, que nos entristecem, tiram nossas forças. Quando Deus fala de deserto na Bíblia é uma metáfora, Deus está sempre falando de um momento na nossa vida, onde não encontramos uma saída lógica, naturalmente não tem saída.

O SOBRENATURAL ACONTECE QUANDO O NATURAL SE TORNA IMPOSSÍVEL

A Bíblia fala que ali haviam cinco mil pessoas, mas como naquela época não se contava mulheres e crianças, acredita-se que esse número era ao menos três vezes maior. Era impossível arrumar comida para toda aquela gente, naquele momento o natural se tornou impossível, e o sobrenatural se tornou possível. E é isso que Deus faz, tem hora que não tem natural e Ele vem e entra com o sobrenatural. Ele não espera que sejamos os super-heróis da fé, mas que apenas saibamos que Ele vai suprir as nossas necessidades.

Talvez exista algo de natural na sua vida que Deus vai querer que você entregue, que será o começo do seu milagre, nós já temos circunstâncias onde naturalmente nada vai acontecer, o Senhor vai perguntar o que você tem, e você irá entregar os seus pães e peixes, e ali Ele vai começar o seu milagre.

ORGANIZE SEU MILAGRE

O milagre da multiplicação está nos três evangelhos, mas eu gosto de Lucas, porque ele descreve, o que eu considero o sumo dessa mensagem, “façam-se sentar em grupos de cinquenta”. Aqui está a essência dessa mensagem, Jesus estava mandando eles organizarem o milagre, está colocando ordem para que o milagre acontecesse. A sua vida precisa estar em ordem para que os milagres ocorram, a parte que Ele vai fazer é o impossível, mas você vai precisar fazer a sua parte. Imagine se Jesus faz aquela multiplicação e vem todo mundo correndo para pegar o pão e o peixe, milhares de pessoas, com crianças e idosos, muitos saciariam sua fome, mas muitos seriam atropelados pela multidão, o milagre não poderia ser assim. Deus é um Deus de ordem, Ele vai organizar o seu milagre.

Jesus manda os discípulos fazerem o povo sentar de cinquenta em cinquenta, você precisa organizar e preparar a sua vida para receber o milagre. Se você está devendo, coloque no papel, organize seu milagre. O que você tem para começar? Trabalhe na preparação do seu milagre. A organização do milagre já é uma atitude de fé, para que aquele milagre venha na sua vida.

Os discípulos foram passando e entregando o alimento de grupo em grupo, e a Bíblia diz que todos se fartaram. Tem milagre para todo mundo, o milagre não é racionado, é algo abundante, Deus tem prazer em transformar o seu deserto em lugar de provisão. Deserto não é lugar de escassez, é lugar de provisão.

No deserto você ouvirá tantas palavras contrárias à sua fé, quando todas coisas tiverem atentando contra o seu milagre você tem o porém da fé, quando você vê que o natural é impossível, você já sabe que só Deus pode operar, trabalhe com os recursos que você tem, organize sua casa, organize o teu milagre, sua vida pessoal, seu casamento, pesquise, veja preço, faça orçamento, estabeleça seus critérios e apresente a Deus.

Esse é um princípio de dívida que nos cerca, se você está cheio de dívidas, mas não colocar isso no papel, não organizar, Deus não vai poder operar o milagre. Quando você tiver tudo organizado, você vai orar e Deus vai providenciar o necessário para que você saia dessa situação, porque Deus não se compraz com a nossa necessidade, com uma vida de escassez, de humilhação. O Senhor tem para nós um milagre!

Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes só depois que todos estavam organizados, não teve confusão, disputa, gente se empurrando. Depois que tudo estiver organizado na sua vida, que seus projetos estiverem todos os organizados, depois que você fizer tudo que pode pelo seu milagre, a Bíblia fala que Jesus tomou aqueles recursos deu graças e multiplicou, Ele também vai tomar os seus recursos e transformar em milagre. Jesus leva até o Pai as nossas necessidades, você precisa crer que quando você entregar para Jesus Ele fará com que o seu milagre se concretize. Ali todos ficaram satisfeitos, ninguém vai ficar olhando o milagre do outro, Deus vai fazer o que cada um precisam para que fiquemos satisfeitos.

Os discípulos ainda recolheram doze cestos com tudo o que sobrou, isso significa que Deus não gosta de desperdício, não é porque Deus dá em abundância que você precisa sair esbanjando, que vai sair gastando de qualquer forma.

O seu milagre não virá da mão do homem, virá do sobrenatural, como Ele vai fazer é problema Dele, organize seu milagre e espera confiantemente, e Jesus trará na hora certa o seu problema. Não importa o que você está vivendo, o Seu Deus é maior. Ele vai escrever a sua história da forma que você precisa para que você seja uma pessoa que glorifica o nome de Deus na sua vida.

 

Deus abençoe, Pra. Ana Cristina Andrade (Salvador – BA)