Quem era Paulo?

Nasceu em Tarso, Cicília, cidade localizada na Ásia menor (atualmente sul da Turquia).

Sua profissão era artesão, fabricante de tendas: “e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas”. Atos 18:3

Provavelmente nasceu uns 10 anos depois de Cristo, pois é mencionado como “um jovem”, na ocasião do apedrejamento de Estevão: “…arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo”. Atos 7:58

Quem foi Estevão? (Atos 6:1 – 11).

Estevão só aparece 10 vezes na Bíblia e todas em Atos. Mas quem era Estevão? Estava sendo apedrejado porquê? Estevão fazia parte da igreja e foi escolhido pelos apóstolos para cuidar das viúvas, para que eles cuidassem da palavra: “Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: “Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas. Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa

e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”. Atos 6:2-4

Mas Estevão também era um homem de Deus e começou a realizar milagres e sinais entre o povo. Isso começou a incomodar alguns membros da Sinagoga e estes se opuseram a Estevão. Como não haviam com o que acusar Estevão, devido à sua imensa sabedoria, subornaram outros para mentirem sobre as palavras de Estevão. E com isso ele foi apedrejado.

Paulo se torna conhecido como grande perseguidor de Cristãos

Porém numa fase da vida de Paulo ele por crer que estava certo começou a ter algumas atitudes que o fizeram ser conhecido, infelizmente de forma negativa (Atos 7:58; 8:1-3 e 9:1-2): “Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.” Atos 8:3

A conversão de Paulo

Mais Deus por sua infinita misericórdia e bondade vem e nos dá à chance de conhecermos a verdade (Atos 9:3-15 e 17-19): “Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? “Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”. Atos 9:4-6

Podemos ver que Deus já começou a trabalhar na vida de Paulo como trabalha nas nossas. Fez com que o mesmo ficasse cego para que pudesse deixar de fazer tudo por sua própria força e dependesse de alguém. E neste momento podemos ver a grandeza de Deus e o quão pequenos somos.

Paulo é levantado a pregar aos gentios

Depois deste encontro Paulo com rapidez começou a pregar para os gentios (gentios são todos aqueles que não aceitavam que Deus tivesse se revelado aos judeus, permanecendo eles então na idolatria). Primeiramente visitava a sinagoga, em qualquer cidade em que chegasse. Ali ele pregava, onde havia muitas conversões, até ser expulso pelos judeus que se opunham.

O desejo de Paulo é que todos pudessem ter um encontro com o Senhor como ele e pudessem ter suas vidas mudadas. Porém nem tudo são flores. Ele encontrou grandes dificuldades de ser aceito pelo seu passado. Primeiro pelas suspeitas vinham do fato ser um perseguidor e porque não foi escolhido pessoalmente por Jesus.

Em missão de anunciar o evangelho Paulo sofreu muito, mas não desistiu. Ele mesmo relata algumas das situações difíceis que passou em: II Coríntios 11:23-27.

Paulo em suas viagens começou a trazer conversões, palavras de vida, o evangelho como deveria ser e com isso sempre teve pessoas que o perseguiam e o julgava, o condenava por suas palavras e princípios.

Vemos que entre o povo começou uma divisão:

– II Coríntios 11:13-15 (fala dos falsos profetas que estavam se levantando entre a igreja).

– II Coríntios 1:17 (fala também do questionamento do povo em relação as mudanças que Paulo fazia).

– Atos 18:24 (o povo não achava que Paulo deveria continuar falando pois não tinha perfil para isso).

Porém Paulo em sua própria defesa, sendo seu próprio advogado fala sempre sobre o padrão que as pessoas têm em mente de como deve ser um homem de Deus e como de falto ele é.

Uma de suas perspectivas é: Vasos de ouro ou de barro?

Erro 1 – valorização exagerada

Erro 2 – desvalorização e desprezo

A perspectiva correta – ponto de equilíbrio

Paulo tinha um “espinho” na carne, o qual não foi tirado pelo Senhor. Isso talvez seja uma enfermidade nos olhos, conforme dedução incerta de gálatas 4.15. O certo é que Paulo tinha um problema que Deus não solucionou no momento em que o apóstolo orou: “Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar”. 2 Coríntios 12:7
Então sempre que Paulo chegava num lugar que as pessoas tentavam o desmoralizar, ele apresentava suas credenciais. Credencial é “aquilo que atribui crédito”.

O que podemos apresentar às pessoas para que creiam na legitimidade do nosso ministério? Um diploma? Terno e gravata? Um documento de identidade?

As credenciais esperadas pelo povo eram apenas boa aparência e saber falar bem.  Estes fatores não são ruins, porém podem nos levar ao engano. Sendo assim, elas não servem como parâmetro para julgar um servo de Deus. Jesus disse: “acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis…” Mateus7.15-16

As credenciais do servo de Deus são, primeiramente, espirituais. É o selo do Espírito Santo, a vocação e aprovação divina, os dons para o ministério, etc. Contudo, isso só serve como testemunho no mundo espiritual. Diante dos homens, precisamos apresentar credenciais visíveis. Nessa hora, a fé não é suficiente. É necessário que se apresentem obras. Gálatas 5:22-23 (frutos do espírito).

Paulo se admira de que os coríntios estivessem se deixando levar pela ideia de exigir-lhe cartas de recomendação de outros apóstolos de Jerusalém. Eles próprios eram frutos do trabalho de Paulo. “vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações”, disse o apóstolo (2 Coríntios 3.2).

Pelo cristianismo poderemos sofrer muitas perseguições e possíveis privações.

“…trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez”. 2 Coríntios 11:27 – Isso não combina com o “evangelho da prosperidade”.

 Conclusão:

Nós precisamos ter a marca de Cristo em nossas vidas e deixar de ser povo rebelde e se tornar apóstolos. As marcas de cristo no caso significam as cicatrizes dos seus sofrimentos por causa do evangelho. São seus frutos. A marca de cristo diz respeito exatamente aos resultados das lutas daqueles que querem que somente cristo receba toda honra e toda glória. E tem muitos cantando por aí, “eu tenho a marca de cristo em mim”. Será que tem mesmo?

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor. Vocês sabem que os da casa de Estéfanas foram o primeiro fruto da Acaia e que eles têm se dedicado ao serviço dos santos. Recomendo-lhes, irmãos, que se submetam a pessoas como eles e a todos os que cooperam e trabalham conosco. Alegrei-me com a vinda de Estéfanas, Fortunato e Acaico, porque eles supriram o que estava faltando da parte de vocês. Eles trouxeram alívio ao meu espírito, e ao de vocês também. Valorizem homens como estes”. 1 Coríntios 16:13-18

 

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.