Nós temos grandes conquistas para alcançar, e uma das nossas maiores conquistas é nos multiplicar em outros. Nossas crianças que amam a Deus precisam se reproduzir em outras crianças que amam a Deus, mas não apenas as crianças, os adolescentes, os jovens e os adultos também, até pessoas na terceira idade, que amam a Deus, precisam se reproduzir, precisam se multiplicar, em outras pessoas que amam a Deus.

E nossa principal tarefa é esta: conquistar almas para o Reino de Deus. O desafio que temos é muito grande, é o maior de todos os tempos! Mas, entenda o desafio. O desafio não é do tipo fazer uma maçã se reproduzir em outra maçã; não! O desafio que temos não é fazer uma manga se reproduzir em outra manga, ou um limão se reproduzir em outro limão.   Porque isso é pouco, isso é um pequeno desafio, fazer uma maçã se reproduzir em outra significa gerar apenas uma duplicação. Mas, o que temos diante de nós é um grande desafio: é o desafio da multiplicação – gerar novos discípulos, gerar novos seguidores de Cristo!

Se apenas nos reproduzirmos em mais outro, não temos a visão do Reino. A visão do Reino de Deus é multiplicação, Não é maçã se reproduzindo apenas em outra, é maçã se transformando em macieira, é manga se transformando em mangueira, é limão se transformando em limoeiro. Ora, o que é mais vantajoso: uma maçã que se duplica em outra, ou uma maçã cuja semente é capaz de gerar uma macieira? É lógico que é uma maçã se transformando em macieira! E esse é o nosso grande desafio: sermos macieiras, sermos crentes frutíferos, crentes que dão frutos!

E você sabe qual é o fruto do crente?  Qual é o fruto do gato, é outro gato; qual é o fruto do homem, é outro homem, então, qual é o fruto do crente? É outro crente. Esse é o desafio que temos.

Quando eu leio a Bíblia em Efésios 4:15 “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” A visão do Reino de Deus é de crescimento em tudo! Quando eu leio a Bíblia em Isaias 54:2, Deus diz pra mim: “Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; alonga as tuas cordas“. Quando eu leio a Bíblia no livro de Atos, Deus diz pra mim em Atos 5:14 que “a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais“. O número deles aumentava, multiplicava.

Irmãos, nós temos uma grande conquista pra fazer! Mas, precisamos aprender os princípios de Deus que geram essa conquista. Quero tomar o exemplo do povo de Israel, liderado por Josué. Numa batalha, a de Jericó, eles foram vencedores, mas na batalha seguinte, eles foram vergonhosamente derrotados. Nós precisamos entender os princípios que levam à vitória ou que levam ao fracasso, na luta por grandes conquistas.

  1. ORAÇÃO E DEPENDÊNCIA DE DEUS

Em Josué 5:13-15 lemos do desafio de Israel diante da Cidade de Jericó e em Josué 7:2-4, lemos do desafio de Israel diante da cidade de Ai. E podemos notar que tanto Josué como o povo de Israel, tiveram atitudes diferentes diante desses desafios. Na primeira, para a conquista da cidade de Jericó, ele orou, ele ouviu a Deus, ele recebeu estratégias de Deus.  Mas na segunda, para a conquista da cidade de Ai, talvez por menosprezar o desafio, nem Josué nem o povo fez oração, o que lemos que fizeram foi somente planejamento, planejamento humano. A lição para nós é essa: Se quisermos grandes conquistas, a busca em oração tem que ter lugar na nossa vida, precisamos orar e depender de Deus.

  1. ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO

Em Josué no capítulo 6, antes de encarar o desafio de Jericó, lemos que houve estratégia e planejamento, mas em Josué 7, diante de Ai, não lemos nada disso. É fácil perceber, que para a conquista de Jericó, então havia uma estratégia sobrenatural dada por Deus, e o povo seguiu o planejamento de Deus à risca. Mas quanto ao desafio de Ai, não havia nenhuma estratégia (muito menos sobrenatural, muito menos dada por Deus). Josué, o líder, enviou 3 mil homens sem um planejamento claro do que fazer e eles foram humilhados. A lição para nós: Se quisermos grandes conquistas, se quisermos a multiplicação, se quisermos o crescimento, se quisermos o aumento do número de conversões, do número de batismos, então, nós temos que seguir à risca o planejamento e as estratégias que Deus está dando. Você sabe que estamos nos estruturando em PGs, esta é a estratégia de Deus, na Carta aos Hebreus, isto é chamado de nos “reunir como igreja”.

Em Hebreus 10.25 está escrito: “Não deixemos de reunir-nos como igreja,”. O que é “reunir como igreja”? É fazer, por exemplo, aquilo que lemos em Romanos 12.10: “Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito“.  Reunir como igreja é fazer o que lemos em Efésios 5:21: “Sejam obedientes uns aos outros“, ou em Colossenses 3.9, onde lemos: “Não mintam uns para os outros“.  Reunir como igreja é fazer o que está em Romanos 16.16: “Cumprimentem uns aos outros com um beijo de irmãos“. Dá para fazermos isto aqui no prédio? Não, aqui não dá. Segundo a Bíblia, quando nos reunimos como igreja, isto é, numa casa, onde somente cabe um grupo pequeno de pessoas, ali então podemos fazer tudo isso.

Se você já leu o livro de Atos deve estar lembrado que “cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas“. No capítulo 4 lemos que “muitas pessoas que ouviram a mensagem creram, e os homens que creram foram mais ou menos cinco mil“. Mas lá em Atos 2.46, está escrito que os crentes “nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Eles louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. [então] E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas“.

O que estou mostrando é que na Bíblia, a Igreja do sonho de Deus, tem duas reuniões: o povo se reunia como igreja nas casas e também no templo – sendo que nas casas (ou células, ou grupos, ou outro nome que se queira dar), é claro que eles faziam aquilo que não podiam fazer no templo. Essa é a estratégia, Deus tem dado métodos, visão, nós faremos bem em seguir à risca o planejamento e as estratégias que Deus está dando.

  1. SANTIDADE E COMPROMISSO

A santidade é o fator fundamental para as conquistas. Um povo que tem brechas de pecado não vai contar com o favor de Deus, dará legalidades ao diabo. Antes de Josué e seu povo conquistar Jericó, houve um período de santificação, todo o povo se santificou, mas quando partiram para a conquista de Ai, o pecado de um homem chamado Acã foi a brecha para o fracasso. A lição para nós é esta: A santidade é uma condição necessária para as grandes conquistas.

  1. UNIDADE E RESPONSABILIDADE

Irmãos, para não sermos frustrados em nossas conquistas é preciso a participação de todos, o envolvimento de todos, naquilo que queremos conquistar. Em Jericó, todo o povo rodeou a cidade e fez o que Josué ordenou. Agora, em Ai, a maioria absoluta do povo ficou relaxada e apenas 3 mil foram à batalha. E qual foi o resultado? Poucos trabalharam, então todos saíram derrotados. Lição: Se quisermos grandes conquistas, se quisermos mais crianças convertidas à Jesus, mais adolescentes e jovens convertidos a Jesus, mais adultos e mais idosos convertidos a Jesus, se quisermos mais batismos sendo realizados, tem que haver um envolvimento de todos nesse desafio!

Conclusão

Irmãos, creiam no poder do Espírito Santo que habita em você para fazê-lo ganhar vidas. Creia no poder do Espírito Santo para fazer de você uma macieira, uma pessoa frutífera para a glória de Deus! Você deve estar pensando: Porque tanto esforço ou por que trabalhar com os PGs. É porque nós sabemos quanto vale cada pessoa para Deus. Nós fomos transformados pelo poder de Jesus e não podemos guardar essa benção só para nós.

 

Deus abençoe, Pr. Pinho