DANIEL 6:1-24

Certamente todos nós aqui sabemos do valor da oração. É por isso que oramos. Esse texto de Daniel 6 nos apresenta um homem acostumado à oração.

DANIEL – Daniel era adolescente quando Nabucodonosor invadiu a sua terra natal (Israel) e o levou para a Babilônia. Na Babilônia, pela providência de Deus, Daniel rapidamente ganhou fama e poder por causa de sua conduta impecável e de sua sabedoria.  Ele recebeu das autoridades babilônicas cargos de responsabilidade durante os 70 anos de domínio da nação.

 Princípios que direcionavam a vida de Daniel – Mesmo vivendo em um país estrangeiro, convivendo com pessoas de outra cultura e de costumes diferentes, muito distante de sua pátria e, principalmente da família, Daniel esforçou-se para guardar os princípios aprendidos no lar. Daniel era fiel a Deus. E Daniel era também fiel ao rei e só desobedeceria ao rei para obedecer a Deus. Foi um escravo que subiu na vida. Um homem que venceu na adversidade de certa forma por sua capacidade e principalmente por ter uma vida de oração. O Ambiente que Daniel vivia não era uma igreja. Era um ambiente corrompido, idólatra. E mesmo num ambiente corrompido, Daniel não se corrompeu. Daniel era fiel a Deus. E talvez por isso atraiu oposição.Todos tinham inveja de Daniel e procuravam alguma coisa contra ele. Em qualquer lugar que você  tentar viver os valores de Deus, haverá quem não goste de você

 Procuravam motivos para acusa-lo perante o rei. E sabem onde eles foram achar um defeito na vida de Daniel? Eles acharam que era uma brecha na vida de oração. Daniel   vezes por dia se punha de joelho, abria a janela virada para Jerusalém e orava. Eles devem ter subido em prédios, subido no coqueiro para acharem falha. A reação de Daniel foi orar: v.10-17. Daniel enfrentou oposição com uma vida de oração –

Vemos que no final  Daniel recebeu o livramento de Deus daqueles leões famintos. Porque:

  1. Daniel foi orar no posto de sempre
  2. Daniel foi orar na postura de sempre
  3. Daniel foi orar na palavra de sempre
  1. DANIEL FOI ORAR NO POSTO DE SEMPRE –

Daniel havia demarcado um território exclusivamente para oração “no seu quarto em cima”

Eu pergunto: Você já demarcou um território destinado especialmente para oração? Você tem esse quarto lá em cima onde você pode conversar com Deus, onde você pode adora-Lo e derramar perante Ele todas as suas dificuldades? SE AINDA NÃO TEM, HOJE EU DEIXO ESSE DESAFIO: Encontre um lugar próprio para conversar com Deus, diariamente, com o Deus de Moisés.

Daniel estava orando em um lugar onde não havia nenhum estímulo para a oração –Daniel morava em casa, na Babilônia, levado para lá adolescente, lá ele viveu. Na Babilônia não havia templo para adoração e oração. Não havia a mentoria do papai da mamãe para leva-lo à oração. Mesmo assim vai orar. Se dependesse de ter um templo ou estímulo para orar Daniel não oraria jamais. Mas Daniel fez de seu quarto um lugar de oração. 

Ao crente hoje, e ao crente sempre fica esse desafio: TRANSFORMAR SUA CASA NUM JARDIM DE ORAÇÃO ou seja TRANSFORMAR O LUGAR QUE VOCÊ ESTEJA EM UM LUGAR DE ORAÇÃO 

Jesus pregou assim: Mateus 6:6  “Entra no teu aposento e fechada a porta”. Por quê fechar a porta?  Não podia fazer como Daniel abrir as janelas? Mas Jesus manda fechar a porta. É no sentido de se desconectar, se isolar do burburinho externo, desconectar do telefone = porque o telefone pode ficar sem tocar a semana inteira, mas no momento que você começa a orar “ele toca”. Desconecte: desligue celular, desligue telefone, desligue a TV, feche o livro…CONCENTRAÇÃO TOTAL NA PESSOA DO SENHOR – Para falar com Ele, e deixar que Ele fale com você. E ele vai falar dentro da sua alma

Jesus orava e não tinha um ambiente assim. Mas Ele criava esse ambiente de oração. Ele ia para os montes orar. Era o lugar silencioso que Ele achava

É de muito valor que Daniel ter conseguido orar 3 vezes por dia – Estando na posição que estava. Ele estava ocupando altíssimo cargo no governo Babilônico. Deveria ter uma agenda superlotada. E como líder político importante, ele deveria ter muitas reuniões, muitos jantares, muitos compromissos. Mesmo assim como todo peso de seus compromissos e agendas orava 3x ao dia 

  1. DANIEL TAMBÉM FOI ORAR NA POSTURA DE SEMPRE

O texto diz eles e punha COMO? De joelhos e orava 3 por dia. 

O que significa “de joelhos” – Será que Daniel era supersticioso?  Deus vai ouvir só se eu orar de joelhos. Será que era alguma mandinga de Daniel? Será que significava um ato de sacrifício, pois Daniel já estava com 80 anos. Daniel orava de joelhos porque no Oriente, creio que em muitos lugares até hoje. As pessoas não se aproximam de um rei a não ser que se ajoelhassem. Era perigosíssimo uma pessoa chegar perto de um rei de igual para igual. Poderia ser punido até com a morte. Não se ajoelhar diante de um rei, significava REJEIÇÃO DIANTE DA AUTORIDADE DO REI. Daniel se punha de joelhos diante de Deus ”O rei do céu e terra” . Notemos que não eram 3 vezes por semana, ou 3 vezes por mês, mas era diariamente. 

  1. E USANDO AS MESMAS PALAVRAS

v.10– “dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer”. Quando eu digo que ele orava usando as mesmas palavras, não era repetindo as mesmas palavras. Pois o próprio Jesus foi contra esta prática, como vemos em  Mateus 6:7E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” Quero dizer que independente da circunstância que Daniel passasse ele “dava graças, adorava a Deus

 As circunstâncias que estão cercando Daniel nesse momento são problemáticas – E mesmo assim Daniel não alterou a sua oração. Ele poderia ter alterado o tom da sua oração

Mais ou menos assim: “Senhor mata esses meus inimigos, olha o que eles estão tramando contra mim, afinal eu sou o teu servo. Te sirvo a tantos anos…”. E poderíamos até compreender que ele orasse desse jeito. Mas ele não orou assim

Isso é maravilhoso, orar 3 vezes por dia dando graças, em adoração – Não pedia livramento, cura, libertação…em primeiro lugar ele dava graças, ele adorava a Deus.

Já viu nas igrejas aqueles irmãos que só vem quando estão com problema. Só vai nas reuniões de oração quando quer pedir oração por alguma coisa. Quando está tudo bem, pra que orar? Pra que ir à igreja?

Onde Daniel aprendeu orar assim se foi levado ainda menino para a Babilônia?

Já teve essa curiosidade? Vejamos o que diz em Deuterônomio 6:4-7 “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”  Todo judeu era instruído a dizer essas palavras e a orar. Os judeus oravam e tinham o desafio de passar para os seus filhos: levantando, andando, assentado a mesa…

E hoje eu pergunto a você: os teus filhos te veem orando? Você ora com eles? Você os ensina orar? É por isso que muitos filhos de “crentes” estão nas drogas, na bebida, na prostituição, nas prisões, porque os pais não os instruem na Palavra, não oram com eles.

Os pais de Daniel provavelmente eram pessoas de oração e ensinava a seus filhos. Daniel aprendeu isso, dominou isso e levou isso para o resto de sua vida. E enfrentou as oposições com oração

 FELIZ SÃO OS FILHOS QUE PODEM APRENDER A ORAR COM OS SEUS PAIS

 FELIZ É O JOVEM QUE VÊ SEUS PAIS BUSCANDO A FACE DE DEUS, ORANDO A DEUS

ENTREGANDO OS PROBLEMAS DA FAMILIA SEJAM QUAIS FOR.

E não se degladiando ou se descabelando

 Conclusão

O exemplo de Daniel é um excelente modelo para qualquer pessoa nos dias atuais. Irmãos façam como Daniel: ORE MAIS.  Está enfrentando problemas, oposição? Leve esse desafios para Deus em oração. E fica aqui a sugestão:

De você orar mais. Descubra um lugar lá em cima no quarto ou no porão ou no trabalho. Descubra um lugar para você conversar com Deus, todos os dias.

 

Deus abençoe, Pra Ivanilde Augusto