Texto Gênesis 2:7 , 22   e   3:8-13

Ao lermos a Bíblia, vemos que após Deus criar o mundo, Ele cria o Homem e em seguida a mulher.  E vemos que Deus inicia ali um relacionamento com o ser humano:na viração do dia, passeando pelo jardim, …” (Gênesis 3:8), pois no final do dia Deus passeava no jardim do Éden para conversar com o homem.  Podemos nos perguntar sobre o que eles falavam. Talvez Adão e Eva contavam como foi dia, o que eles tinham descoberto, o que eles tinham conseguido inventar, utilizando da criatividade que Deus colocou neles. Deus gostava de estar ali, era apaixonado pelo homem, por sua criação.

Este é o exemplo perfeito do que é o relacionamento idealizado por Deus. Um relacionamento sem medo, sem culpa, sem nenhum constrangimento, sem nada para impedir que a cada dia eles se amassem mais e mais. Desfrutavam de total liberdade para conversar, para interagir, uma comunhão perfeita. Até que o homem desobedeceu a Deus e “quebrou” o relacionamento honesto e amigável que tinha com Deus,  ao pronto de Deus expulsar o homem do jardim do Éden. “Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.” (Gênesis 3:23).

Após a desobediência do homem, Deus poderia nunca mais querer se relacionar com o homem, pois Deus não dependia e não depende do homem. Porém, Deus não desistiu de se relacionar como o ser humano, após a queda do homem no jardim do Éden, vemos Deus tendo um relacionamento  com Abel, com Enoque, com Noé, com Abraão, com Isaque, com Jacó, com José, com Moises, com o povo de Israel e hoje, vemos Deus ter um relacionamento comigo e com você. Deus continua a querer se relacionar com você.

E o que é relacionamento? É correspondência, é convivência, relações íntimas com alguém.

A intensidade de um relacionamento: Pode ser superficial, intermediários e profundos (íntimos)

SuperficialPodemos tomar como exemplo a relação entre um comprador que entra em uma loja pela primeira vez e o vendedor que o atende.

Intermediário –  É a relação entre aluno e professor numa escola, entre namorado e namorada, entre companheiros de trabalho, etc.

Profundos – : A relação é chamada profunda envolve transparência, intimidade, compromisso, como nos casos de marido e mulher, pais e filhos.

A direção do relacionamento: O relacionamento pode ser mantido em duas direções: Horizontal = com as pessoas

Vertical = com Deus

Relacionamento Horizontal – Deus é um Deus de relacionamento. E fomos criados a imagem e semelhante Dele, por isso precisamos nos relacionar. Mas hoje em dia, nós vivemos o boom das Redes Sociais, as Redes de Relacionamento. O grande nome hoje é o Facebook, o Twiteer, Wadsap. Nesses sites as pessoas possuem uma rede de relacionamentos, onde elas podem interagir uma com as outras onde elas estiverem. Nada contra, pelo contrário, muita coisa a favor, pois essa tecnologia conecta as pessoas, e elas podem transmitir informações a qualquer momento, até pelo celular. Enfim, tudo isso é muito legal, pois você pode interagir com várias pessoas, em lugares diferentes, no mundo todo 24h. Entretanto, nada disso substitui o relacionamento pessoal, ou seja, o contato presencial. Muitas pessoas possuem relacionamento nessas redes sociais, mas quando se encontram não conseguem conversar. Não há diálogo, não conseguem desenvolver um relacionamento presencial. Existem até namorados que falam mais pelas redes sociais, do que presencialmente, e quando se encontram não desenvolvem relacionamento. E o que mais presenciamos hoje, são relacionamentos superficiais entre as pessoas,

pois as pessoas possuem dificuldade em conversar, em ter intimidade, em possuir comunhão. Há homens, mulheres, jovens, casais famílias com dificuldade de se relacionar. E o pior é que também há crentes com dificuldade de se relacionar, de estar em comunhão. Há pessoas que não se relacionam na Igreja, umas por que tem dificuldade e outras porque não querem mesmo. MAS A FALTA DE RELACIONAMENTOS PROFUNDO  tanto entre pessoas como com Deus leva: a um vazio que leva a querer preencher esses vazio com: adultério, vícios sexuais, em jogos , bebidas, drogas, remédios… 

Mas independente de quanto geralmente precisamos do relacionamento, a nossa necessidade mais vital, a única sem a qual não podemos sobreviver, é a de ter uma relação com Deus. ‟

Todo relacionamento sofre pressão de diversas fontes para ser destruído – pois não interessa ao diabo que as pessoas vivam em harmonia e perfeita comunhão. Em todo relacionamento existe alguém do lado de fora torcendo para a derrota. Enquanto a mulher está irritando o marido que tem pressa para um compromisso, um “adversário” está torcendo para ver uma briga catastrófica. Enquanto o marido fica desinteressado pelos assuntos da esposa, há sempre um “adversário” esperando pelas sobras da briga. Enquanto um empregado começa a fazer pirraça no emprego, trazendo aborrecimento ao patrão,

há sempre um desempregado esperando aquela vaga.

Agora o que é pior é quando o crente começa a deixar de se relacionar com Deus e a fazer corpo mole com as coisas da igreja, o ADVERSÁRIO está rondando bem de perto para colher as sobras do desastre.

E o que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? – Só frequentar a igreja ou um PG? NADA DISSO!!! Relacionamento com Deus quer dizer convivência com Ele.

É trato diário com o Senhor, tornando-se familiar essa relação de amizade

Relacionamento Vertical (você e Deus) – Deus deixou muito claro na Bíblia como podemos conhecê-Lo  e nos relacionarmos com Ele: através da Bíblia e através da oração, não tem outro modo

RELACIONAMENTO COM DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA – Não é exagero ler demais a Palavra de Deus, mas sim uma necessidade. Sem a Palavra não há relacionamento com Deus.  Nela encontramos e conhecemos o próprio Deus. Como vou me relacionar com alguém que não conheço, por isso para ter um relacionamento profundo com Deus preciso conhece-Lo. É a base de tudo.Com ela alimentamos o nosso relacionamento com Deus que deve ser forte e constante.

Josué 1:6-8 Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.”

A ordem de Deus para Josué foi ser forte, corajoso para herdar a terra, mas apresentou o meio para essa conquista: não desviar da Palavra para que fosse bem sucedido.

A Palavra de Deus (a leitura da Bíblia) deverá ocupar lugar central na vida da cada crente se e se relacionar com Deus

O grande problema de muitos crentes é desprezar a Palavra, se empobrecendo espiritualmente. Também o desvalor pela Palavra abre um espaço enorme para Satanás atacar, agir em nossa vida (brechas para o pecado, incredulidade…). E precisamos ler a Palavra devagar, meditando, memorizando, examinando, extraindo o seu ensino, anotando, descobrindo verdades ocultas para você, conhecendo mais sobre Deus

Isso significa alimentar-se da Palavra de Deus, relacionar-se com Ele.

Salmos 25:14O Senhor confia os seus segredos aos que o temem , e os leva a conhecer a sua aliança.”

A quem Deus se dá a conhecer? Àqueles que tem intimidade com Ele

Exemplo: Meu esposo, o Pinho, é o meu melhor amigo. Eu converso com ele todos os dias.

Eu estou livre para ser eu mesma e conversar com ele sobre qualquer coisa e a qualquer hora, não importa como eu esteja me sentindo, é desta forma que Deus quer eu e você nos relacionamos com Ele.

Conclusão:

Relacionamento com Deus quer dizer convivência com Ele, ser íntimo de Dele, desenvolver comunhão com Ele, ouvir Ele falar com você.

Permita envolver-se mais e mais com Deus a ponto de sair da superficialidade do cristianismo e ter um relacionamento profundo e intimo com Ele. Desenvolva esse relacionamento diariamente até que te torne parte sua vida

Sugestões de perguntas para serem compartilhadas nos PGs:

  1. Como tem sido seu relacionamento com Deus: superficial ou profundo?
  2. Você tem falado “tudo” para Deus?
  3. Como tem sido seu relacionamento com as pessoas da igreja e fora da igreja?

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.