Filipenses 2:14 “Fazei tudo sem murmurações nem contendas”

O que é murmuração? É O ato de ficarmos reclamando das coisas, pessoas ou situações. A murmuração é pecado porque mostra o nosso descontentamento com aquilo que Deus está fazendo. No mundo as pessoas são estimuladas a reclamar, fazer greves, reivindicar, mas no Reino de Deus o mandamento é outro: “fazer tudo sem murmurações nem contendas. ” Murmuração não depende das circunstancias, porque é um estilo de vida, um estado de espírito. Toda pessoa murmurante está a serviço de Satanás

SINÔNIMOS DA PALAVRA MURMURAÇÃO: Fuxiqueiro, Fofoqueiro.

Como nasce a murmuração? É através de uma crítica, de cobrança, julgamento que nasce a murmuração. Mas minha maior intriga como cristã é: como pode alguém que experimenta a benção de Deus e ainda mais do que isso a Salvação em Cristo murmurar tanto contra à igreja, os pastores, os membros, etc.? ”

Como identificar o que é um murmurador:

1.É muito fácil detectar as características de um murmurador, pois ele vive à caça dos erros e defeitos alheios, mas nunca aceita que falem dos seus. São especialistas em detectar falhas nas pessoas.

2. Eles estão sempre descontentes, mal-humorados e desanimados; não conseguem ver nada de positivo em ninguém e em lugar algum.

3. O murmurador ele não se nega a realizar as suas tarefas ou cumprir os seus deveres, mostra-se até mais trabalhador do que os outros, o problema reside no fato dela fazer reclamando.

4. O murmurador é aquele que hospeda alguém e lhe dá um gostosíssimo banquete; quando termina a “hospitalidade”, fala mal do visitante.

5. São pessoas maldosas e que desconhecem qualquer princípio de bondade e submissão às autoridades

6. São infelizes e amargurados consigo mesmos

7. Prazerosamente falam mal, desprezam pessoas e se colocam como juízes

8. Em qualquer lugar abrem suas bocas denegrindo pessoas.

9. O murmurador encontra defeito em tudo: se o culto começa um pouco mais tarde, reclamam; se termina depois do horário, reclamam; da mensagem pregada, reclamam; dos louvores, também reclamam, enfim, reclamam de tudo. Se o pastor não faz visita reclamam, e se faz reclamam também porque não gosta de gente na sua casa. Se o pastor faz muitos eventos na igreja reclamam porque da muita despesa, e se não faz murmura dizendo que esta tendo pouco investimento na obra. O murmurado começa a murmurar primeiro em seu coração e depois com a sua boca.

Jesus disse aos murmuradores de sua época: Mateus 12:34 “Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração”

10. O murmurador está sempre a busca de alguém que empresta os ouvidos para compartilhar suas críticas, suas reclamações, murmurações.

11. Cheio de razão, perfeccionismo infalível; quer ser igual e até superior a Deus; julga ser uma pessoa sem defeito

  • Uma outra característica do murmurador é sua tamanha insensibilidade. Você já viu um murmurador entusiasmado na igreja, participando e usufruindo a presença de Deus e comunhão com os irmãos, certamente a sua resposta é não. Estes andam de um lado para o outro, batem um papinho aqui, entram e saem no templo inúmeras vezes ficam observando tudo

Quem murmura se considera superior e se isolamNão se sujeitam à autoridade pastoral de ninguém, quando disciplinados ainda saem falando mal do pastor e do ministério. Você e eu somos cheios de falhas e de espinhos na carne assim como também temos muito a oferecer de bênçãos e de sabedoria para outras pessoas. Se você não procurar se relacionar com pessoas diferentes que podem preencher sua vida com coisas boas, como você poderá crescer como pessoa e até mesmo espiritualmente? Não espere que o outro seja como você, conviva com os diferentes sem falar mal delas, pois isso gera comunhão e fortalece qualquer relacionamento. Viva em comunhão com o corpo de Cristo. Estamos vivendo dias caóticos em nossas igrejas, em que as pessoas que liderar a si próprias na rebelião contra às autoridades de Deus.

A geração do êxodo liderada por Moisés foi o maior exemplo de murmuração

Êxodo 16:1-4 “Toda a comunidade de Israel partiu de Elim e chegou ao deserto de Sim, que fica entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que saíram do Egito. No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Disseram-lhes os israelitas: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão! “Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções” v.3 = quem dera tivéssemos morrido no Egito

Deus não permitiu que os pessimistas e murmuradores entrassem na terra prometida

Números 14.27-30 “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores. Diga-lhes: ‘Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: Cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra mim. Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.”

Quando a murmuração passa a ser um estilo de vida , se torna “REBELIÃO” – A rebelião de Corá, Datã e Abirão

Números 16:1-3 e 12-14 “Corá, filho de Isar, neto de Coate, bisneto de Levi, reuniu Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, todos da tribo de Rúben, e eles se insurgiram contra Moisés. Com eles estavam duzentos e cinqüenta israelitas, líderes bem conhecidos na comunidade e que haviam sido nomeados membros do concílio.Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão, e lhes disseram: “Basta! A assembléia toda é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles. Então, por que vocês se colocam acima da assembléia do Senhor? “… Então Moisés mandou chamar Datã e Abirão, filhos de Eliabe. Mas eles disseram: “Nós não iremos! Não lhe basta nos ter tirado de uma terra onde manam leite e mel para matar-nos no deserto? E ainda quer se fazer chefe sobre nós? Além disso, você não nos levou a uma terra onde manam leite e mel, nem nos deu uma herança de campos e vinhas. Você pensa

O castigo: Números 16:30-33Mas, se o Senhor fizer acontecer algo totalmente novo, e a terra abrir a sua boca e os engolir, junto com tudo o que é deles, e eles descerem vivos ao Sheol, então vocês saberão que estes homens desprezaram o Senhor”.Assim que Moisés acabou de dizer tudo isso, o chão debaixo deles fendeu-se e a terra abriu a sua boca e os engoliu juntamente com suas famílias, com todos os seguidores de Corá e com todos os seus bens. Desceram vivos à sepultura, com tudo o que possuíam; a terra fechou-se sobre eles, e pereceram dentre a assembléia.”Pereceu toda a família pelo pecado de murmuração, rebeldia e rebelião.

Qualquer pessoa que atacar quem Deus escolheu estará atacando o próprio Deus. O que nós devemos fazer é orar pelas nossas lideranças. Vamos orar pelos pastores e nossos líderes, são falhos, são humanos! Em boa parte da Bíblia a murmuração é tratada como pecado.

A MURMURAÇÃO TEM UM EFEITO CONTAGIOSO NA COMUNIDADE – O ESPIRITO MURMURADOR PECA E CONTAGIA OUTROS, LEVANDO- OS TAMBÉM A PECAR. A murmuração é um mal que rapidamente envolve a todos.

De uma hora para outra, a liderança bem sucedida de Moisés e Arão se vê ameaçada: Números 14:4 “E diziam uns aos ou­tros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito” . A ação destrutiva dos murmuradores con­tinua fazendo estragos entre o povo de Deus e arruinando a vida de líderes. Igrejas intei­ras são afetadas, experimentando inimizades, divisões e enfraquecimento. A conduta dos murmuradores faz com que, em pouco tempo, muitos sejam contagiados. A ferramenta deles é a língua, a palavra. E o pior é que se tudo que as pessoas sabem de uma igreja é que seus membros constantemente contestam, murmuram e falam da vida alheia, elas têm uma falsa impressão de Cristo e do Evangelho.

É PRECISO RESISTIR À TENTAÇÃO DA MURMURAÇÃO – Não bote lenha na fogueira do murmurador, mude de assunto

Quando você sabe que uma pessoa é murmuradora, não de muita atenção as suas murmurações. Não dê ouvidos aos murmuradores, conscientizando que somos cúmplices ao escutá-los. Reconhecendo que a murmuração impede as bênçãos de Deus é pecado. Somos desafiados a rever a maneira como tratamos nossos líderes, pois o alvo dos murmuradores é sempre a liderança. Mas não se pode confundir o questionamento bem-intencionado com a murmuração, esta inclui más intenções; é insensível e traiçoeira; é negativa e destrutiva. Se o seu líder te pede algo, mesmo que aquilo não te agrade ou possa ser totalmente improvável de dar certo aos seus olhos, faça por obediência e Deus irá te honrar! Lembre-se que às vezes o líder também erra, pois ele também pode estar em processo de aprendizado e Deus pode estar o provando em dada área de sua vida.

Defenda seus líderes (autoridades sobre sua vida), seja luz no meio da escuridão e faça a diferença. Seja na igreja, no trabalho, em casa. Não adianta você e eu sairmos da igreja e ficar murmurando sobre a vida do fulano ou de sicrano. Quando tiver algum problema com um irmão ou enxergar que ele está fazendo algo errado. Chegue até ele com amor e tente o ajudar. Isso é se relacionar de maneira correta, você não precisa expor algo que talvez só você tenha visto para outras pessoas e gerando nelas o mesmo olhar que o seu.

O que a murmuração produz? Causa divisão, destrói amizades e paralisa o trabalho da igreja –

Reflexão Pessoal: Quando alguma coisa na igreja não está do seu agrado, você costuma procurar o pastor e a liderança para conversar,ou prefere ficar comentando por fora? O que é mais correto?

Transparência total – Tenha a liberdade de discordar de seu pastor ou seu líder, desde que ele saiba para não agir de forma falsa e traiçoeira. Não adianta você ficar dizendo aleluia, amém e glória a Deus na frente dele e pelas costas ficar falando mal. Isso é traição e pura falsidade. O discípulo leal não expõe seu líder em hipótese alguma. O discípulo leal defende seu pastor, seu líder até quando ele não está presente. (Filipenses 2:12)

REBELIÃO / REBELDIA – O que significa ‘rebeldia’? Rebeldia. Segundo o Dicionário Aurélio, essa palavra significa

‘Rebelar-se contra autoridade. Desobediência ou descaso para com a autoridade superior. Satanás instaurou a rebeldia (Isaías 14:13-14). Satanás foi o primeiro rebelde e continua sendo rebelde até hoje, o resultado de sua rebelião é que ele foi destituído de sua posição de querubim da guarda, ele deixou de ser querubim e se tornou diabo

O que é um rebelde? Muitos pensam que o rebelde é apenas aquele que se levanta, que divide, que fala alto. Porém, há muitos rebeldes sublimados na Igreja, que prometem fidelidade ao Pastor e ao líder, mas, na primeira oportunidade, falam pelas costas e não se submetem. E, após serem confrontados, mentem, porque todo rebelde é mentiroso e também dissimulado, falso. Precisamos ter muito cuidado com a rebeldia no meio da Igreja. Deus não tolera a rebeldia

Como sei se estou sendo rebelde? Quando é dada uma “ordem” no culto, do tipo vamos orar, vamos nos colocar em pé e fazer a leitura bíblica e outras “ordens” você atenta e obedece ou não? Pessoas rebeldes querem colocar os pastores contra a parede, dizendo que se não for do jeito deles, eles vão para outra igreja. Então que vá. Não seja uma pessoa rebelde, obedeça seu líder e será uma pessoa feliz e bem-sucedida, pois com certeza que não sabe obedecer nunca saberá dar ordens.

O QUE O REBELDE / MURMURADOR FAZ? Ele não conhece a palavra concordância, não consegue reconhecer a autoridade do seu líder, sempre diz: “Eu faria diferente, “Ele não consegue se encaixar na visão de nenhum líder ele gosta de fazer do jeito dele, suas atitudes são para afrontar, se ele encontrar alguém que esta insatisfeito ao invés de restaurar a situação ele detona o seu líder

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?

A pior de todas as consequências para quem não anda em harmonia com o seu líder é a angústia, o insubmisso é extremamente perturbado interiormente, se torna uma pessoa inquieta e agressiva, as pessoas que convivem com ele ou elas sofrem muito, pois ele tem vários ataques de nervosismo. Não conseguem concluir nada do que começam, e costumam passar anos sem sair do lugar, o seu temperamento é como uma âncora que não deixa a sua vida ir para a frente.

CONCLUSÃO:

Se a nossa murmuração e rebeldia estava prejudicando alguém, devemos pedir perdão e reconciliar-nos com ele. Precisamos confessar e abandonar este mau costume, substituindo-o por palavras de gratidão a Deus. Se é um cristão insatisfeito pelos piores motivos, fale agora mesmo com Deus, seja absolutamente sincero acerca dos seus erros e sentimentos diante de Deus, deixe que o Espírito de Deus traga direção ao seu coração, e às suas emoções. Lutemos contra a murmuração, resistamos a tentação de murmurar.

faça esta oração:

  • Pai santo, eu venho a Ti em Nome de Jesus, e abro o meu coração para todo o mover do teu Espírito Santo, entrego-te todo o sentimento de insatisfação que tem perturbado minha alma, peço-te perdão por qualquer atitude, palavra ou ação da minha parte que te tenha magoado toda liderança que o Senhor colocou sobre minha vida (seja na igreja, no trabalho, no meu lar), e com fé oro e recebo a direção do teu Espírito, a tua sabedoria e ordem divina no meu coração, na minha mente e emoções em Nome de Jesus, Amém!”

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.