Texto: II Coríntios 5:18-21

O pecado foi o maior desastre que aconteceu na nossa história.

O pecado separa. O mundo está profundamente marcado pelas tensões do pecado. O homem é um ser em guerra com Deus, consigo, com os outros e com o seu ambiente: Israelenses e Palestinos, Islâmicos radicais e Americanos guerras políticas e religiosas.

Nesse mundo cheio de ódio, ferido pelo pecado, onde famílias estão em pé de guerra, onde os corações estão sem paz, onde os homens estão longe de Deus, a reconciliação é mensagem mais importante, urgente e necessária.

I – A NECESSIDADE DA RECONCILIAÇÃO

II Coríntios 5:19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.”

1.É preciso se reconciliar com Deus porque o pecado nos afasta de Deus – Todos teremos que comparecer diante de Deus para sermos julgados. Seremos julgados: pelas nossas palavras, pelas nossas obras, pela nossa omissão e pelos nossos pensamentos

2. Precisamos nos reconciliar com Deus porque todo o impulso do nosso coração é contra Deus – A inclinação da nossa carne é inimizade contra Deus. Aquele que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Sem Deus estamos cegos, perdidos, cativos, mortos. O nosso pecado é pior do que a pobreza, a doença e a morte. Esses males não podem nos afastar de Deus, mas o pecado nos afasta de Deus agora e na eternidade. Ou somos reconciliados com Deus ou pereceremos eternamente. Aqueles que nunca sentiram necessidade de Deus nesta vida, senti-lo-ão no primeiro minuto que estiverem no inferno.

 O AUTOR DA RECONCILIAÇÃO

II Coríntios 5:18 “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ”

1.Toda a nossa salvação é iniciativa e obra de Deus – Tudo provém de Deus” (v. 18). É a parte ofendida que toma a iniciativa da reconciliação. O evangelho não é o homem buscando a Deus, mas Deus buscando o homem. Foi o homem quem caiu, desobedeceu, se afastou e rebelou-se. Mas é Deus quem busca. É Deus quem corre para abraçar. ” A Bíblia não fala de Deus tendo necessidade de reconciliar-se com o homem. Nós mudamos, Deus nunca mudou. Seu amor por nós é eterno, incessante. Deus poderia ter nos tratados como tratou os anjos rebeldes, conservados em prisões eternas, mantendo-os em estado de perdição. Mas Deus providenciou para nós um caminho de volta para Ele.

2. A cruz de Cristo é o resultado e não a causa do amor de Deus – É o Deus ofendido que toma a iniciativa da reconciliação. Jesus não veio para abrandar o coração de Deus, mas revelar o seu coração amoroso. Não foi a cruz de Cristo que gerou o amor no coração de Deus, mas foi o amor de Deus que gerou a cruz de Cristo. A cruz não é causa, mas consequência do amor de Deus.

3. A cruz de Cristo foi o preço que Deus pagou para nos reconciliar consigo – Deus nos amou e deu-nos o seu Filho. Deus nos amou e Cristo se encarnou. Deus nos amou e Cristo sofreu em nosso lugar. Deus nos amou e Cristo morreu por nós. A cruz é a prova de que Deus está de braços abertos para nos receber de volta.

 III. O AGENTE DA RECONCILIAÇÃO

1.Jesus Cristo é a ponte que nos liga a Deus –Jesus é o único caminho que nos liga a Deus. Ele é a única porta de entrada no céu. Ele é o único mediador entre Deus e os homens. Isso implica que nada nem ninguém mais pode nos reconciliar com Deus: nem religião, nem Maria, nem os santos, nem nossas obras.

2. Jesus Cristo nos reconcilia com Deus através da sua morte – Quando Deus foi criar o universo, ele falou e tudo se fez. Quando Deus foi criar o homem, ele pegou no barro e o fez à sua imagem e semelhança, soprando em suas narinas o fôlego da vida. Quando Deus foi reconciliar o homem consigo, Deus na pessoa do seu Filho esvaziou-se, assumiu a forma humana, sofreu, chorou, foi cuspido e morreu na cruz. O preço da reconciliação foi muito alto. Jesus clamou: “Pai, se possível passa de mim esse cálice”. Não havia outro meio de sermos reconciliados com Deus.

3. A BASE DA RECONCILIAÇÃO

4. Deus não colocou os nossos pecados em nossa conta – Como o Deus justo pode ser reconciliado com o homem pecador? Como, se o nosso pecado faz Como, se Deus é luz e o nosso pecado é treva? Deus não pode fazer vistas grossas ao pecado. Deus não inocentará o culpado. Deus não pode ter prazer no pecado. Deus é santo e não pode reagir favoravelmente ao pecado. O que Deus fez, então? – “Ele não imputou aos homens as suas transgressões” (v. 19). Essa figura é bancária. Deus não fez o lançamento da nossa dívida em nossa conta.

5. Deus depositou os nossos pecados na conta do seu Filho, Jesus Cristo

II Coríntios 5:21 “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus. ”
Cristo que não conheceu pecado, foi feito pecado por nós. Nossa culpa foi lançada sobre Ele. O castigo que nos trás a paz estava sobre ele. Deus depositou na conta de Cristo todos os nossos pecados. Ele sofreu o castigo da lei que deveríamos sofrer. Ele foi carregou no seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro. Quando os nossos pecados foram lançados sobre Ele, ele deu um grande brado na cruz: TETÉLESTAI – ESTÁ PAGO! Agora estamos quites com a lei. Quando nos arrependemos e confessamos nossos pecados, Deus olha para nós como se nunca tivéssemos pecado. Isso é justificação!

6. Deus depositou em nossa conta a infinita justiça de Seu Filho Jesus Cristo – Jesus não só pagou a nossa conta. Ele nos tornou ricos. “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre, por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos” (2 Coríntios 8:9). Deus não só perdoou os nossos pecados, mas depositou a infinita justiça de Cristo em nossa conta. •

V.A OFERTA DA RECONCILIAÇÃO – V. 19,20

  1. Toda pessoa reconciliada com Deus tem o ministério da reconciliação

Antes éramos inimigos. Agora, somos instrumentos de reconciliação. Antes estávamos perdidos, agora buscamos os perdidos. Antes estávamos desgarrados, agora buscados os desgarrados. Você tem um glorioso ministério nesse mundo ferido pelo diabo: o ministério da reconciliação. Você tem uma sublime missão nesse mundo onde famílias estão quebradas, onde cônjuges estão se separando, onde filhos estão contra os pais: o ministério da reconciliação.

  1. Toda pessoa reconciliada com Deus exerce a grandiosa missão de embaixador de Deus

II Coríntios 5:20Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. ”

O embaixador: vive em terra estranha, fala em nome do seu governo, representa o seu país.

O EMBAIXADOR TEM COMPROMISSOS: 1) O embaixador transmite a mensagem de quem o enviou. 2) Não determina a sua própria missão. Ele vai para onde é enviado. 3) Não se naturaliza, é sempre um estrangeiro. 4) Tem compromisso com os interesses soberanos do seu país.

  1. O clamor dos embaixadores de Deus – v. 20 “Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”. Algum juiz já implorou a um criminoso culpado para aceitar o seu perdão? Ah! O Deus Todo-Poderoso apela a você. Ele clama ao seu coração. Ele exorta a você com ternura! Não deixe de ouvir a sua voz. Como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação?

Deus está esperando por você. A festa já foi preparada. Tudo está pronto

CONCLUSÃO

Esta Palavra que compartilhamos nos alerta sobre dois perigos:

a) Cuidado para você não receber a graça de Deus em vão – Depois de tudo o que Deus já fez por você, da morte do seu Filho, do seu clamor para que você se reconcilie com ele, se você desprezar essa oferta de amor, você está recebendo a graça de Deus em vão. Isso seria consumada ingratidão e rebeldia.

b) Cuidado para você não adiar essa decisão. Hoje é o dia oportuno para você se reconciliar com Deus – Hoje Deus está falando com você. Amanhã Deus pode estar silencioso. Hoje o Espírito está apelando a você. Amanhã o Espírito Santo pode não mais apelar a você. Hoje as portas da graça estão abertas, amanhã podem estar fechadas. Hoje, ainda é tempo oportuno para você se reconciliar com Deus, amanhã pode ser tarde demais!

Os dois ladrões da cruz – um voltou-se para Deus; o outro rejeitou a oferta e pereceu.

Lucas 23:39-43Um dos malfeitores crucificados blasfemava contra ele, dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós também. Respondendo-lhe, porém, o outro, repreendeu-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando sob igual sentença? Nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o castigo que os nossos atos merecem; mas este nenhum mal fez. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” 

 

Deus abençoe, Pr. Pinho.