Mateus 2:1-12

Você já deve ter cantado várias canções com as seguintes expressões: “eu nasci para te adorar, eu quero ser um adorador etc.” Mas infelizmente muitos de nós sequer sabemos o real significado da adoração. Está chegando o Natal em que comemoramos o nascimento de Jesus. E ali nesse episódio podemos aprender o verdadeiro significado da “adoração.: Deus já havia se comunicado por meio dos Seus profetas que viria um Messias para ser a salvação de Israel. A bíblia diz que após terem viajado por um período aproximado de dois anos, finalmente os magos vindos de uma terra ao oriente de Israel chegaram a Jerusalém,

e logo começaram a perguntar pelo recém-nascido Rei dos Judeus.

Vemos que estes magos tinham algo que pouquíssimas pessoas da época, e até mesmo de hoje, têm: FÉ – Eles tinham muita fé pois, como alguém passaria dois anos viajando em busca de algo ou alguém que até então não conheciam? É claro que foi dada a eles uma revelação da parte de Deus sobre o nascimento do Messias. O fato é que eles tinham fé, que é o primeiro passo para verdadeiramente adorarmos a Deus. Quando os magos finalmente chegam em Belém, na casa onde estava Jesus. Eles devem ter ficado maravilhados, devem ter ficado um bom tempo ali, apenas olhando, contemplando a Glória do nosso Senhor. Finalmente, após dois anos de viagem de muita fé e busca, seus olhos podem contemplar nosso Senhor Jesus.

Os magos, após verem Jesus, se PROSTRARAM diante dEle – A adoração encontra a sua motivação no reconhecimento de que Deus é digno. Isso pode ser representado por atos físicos como prostrar-se. Curvar-se enfatiza o modo pelo qual o israelita julga apropriado

que um adorador achegue-se à presença santa de Deus: ele deve curvar-se em humilde reverência e prostração. Nós somente podemos nos curvar com verdadeira reverência

diante de um Deus que de fato conhecemos. v.11 PRECISAMOS NOS PROSTRAR PERANTE O REI – Entenda que o ser humano por si mesmo é orgulhoso,  e prostra-se parece se algo muito fácil, mas não é.

O que é prostrar-se = Fazer cair ao chão ou sobre algo; lançar por terra; curvar-se, humilhar-se em postura de súplica ou de adoração.

O Antigo Testamento freqüentemente fazia uso de atos físicos para representar uma atitude do espírito. Quando a glória do Senhor encheu o templo, os israelitas.

se curvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram”   (2 Crônicas 7:2-3)

Após se prostrarem, mostrando devida reverência, então os magos O ADORARAM – Estes 3 magos foram e mesmo Jesus sendo um recém nascido eles o reconheceu como um Rei. Nós temos grande facilidade de ver Jesus como amigo, aquele que advoga nossas causas, como o maravilhoso mestre, mas muitas vezes não conseguimos vê-lo como rei por quê? Por que rei governa e muitos não querem se sujeitar a um rei, querem agir por conta própria

ENTREGARAM M POR INTEIRO E O QUE TINHAM DE MELHOR – Mateus 2: 11b

Logo após prostra-se perante Jesus os magos ofertaram o que eles tinham de melhor. Os 3 elementos (incenso, ouro e mirra)  ofertados por eles representava algo de muito valor, o que se tinha de melhor,

Trazendo para nossos dias eu gostaria que você refletisse nestas perguntas:

O QUE DE MELHOR VOCÊ TEM OFERTADO A JESUS?O QUE DE PRECIOSO VOCÊ TEM ENTREGADO A JESUS? SERÁ QUE TEM  OFERTADO SUA VIDA A DEUS ENTREGANDO A ELE O MELHOR? OU TEMOS DADO AS SOBRAS DE NOSSO TEMPO, O RESTO DE NOSSOS CORAÇÕES. EM QUE GRAU NA ESCALA DE PRIORIDADE JESUS ESTÁ EM SUA VIDA?

RENUNCIA – Para ter um momento com Jesus, esses homens renunciaram  sua morada, sua comida, sua terra, e muitas outras coisas, e ainda peregrinaram um período de 6 meses para adorarem à Jesus.  Hoje existem pessoas que tem preguiça de andar 500 metros para ir a Igreja. Muitas das vezes não temos coragem de renunciar meia hora do nosso tempo para conversar com Jesus, para dizer a ele que o amamos, para adorá-lo. Ficamos 3 horas seguidas na internet, e não temos coragem de ter 15 minutos íntimos com Ele. O verdadeiro adorador renuncia

PERSEVERANÇA – Para encontrar Jesus tiveram que perseverar, enfrentaram frio, calor,

enfrentaram todas as dificuldades de uma peregrinação, mas não desistirão de seu objetivo que era estar aos pés de Jesus. Muitas das vezes por coisas tão pequenas queremos desistir de Jesus, às vezes queremos fazer de Jesus o nosso empregado, tudo tem que ser do nosso jeito, na hora que queremos, não queremos pagar o preço da perseverança. Adorador que é adorador persevera nos seus propósitos com Deus

SACRIFICIO = significa dar a Deus algo que nos custa alguém ou alguma coisa. O melhor dia para ir ao ajuntamento do povo de Deus para adorá-lo é aquele em você olha e diz: “hoje está difícil, hoje eu não poderia…” A melhor oferta é aquela em que você sabe que está te custando alguma coisa.

VISÃO ESPIRITUAL – Em todo o traçado da viagem, aqueles homens não tiraram os seus olhos da estrela que os guiava, não desviaram o seu caminho, ficaram atentos o tempo todo para cumprirem o seu propósito. Esta estrela aponta para Cristo. Assim como os magos não perderam a estrela de vista, também não podemos tirar os nossos olhos espirituais de Cristo. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé” (Hebreus 12:2).Olhar pra Jesus em todo tempo é uma questão de fé, ou seja, significa não perder o seu foco, não deixar a sua fé se abalar, aconteça o que acontecer, continuarei olhando pra Jesus. Adorador que é adorador não tira os olhos de Cristo

A verdadeira adoração – Quando aqueles homens encontraram Jesus, fizeram questão de entregar os seus presentes, que são um tipo da verdadeira adoração. O interessante de tudo isso é que o menino Jesus não havia feito nenhuma cura extraordinária, não havia lhes dado um carro, ou uma moto, ou um emprego. Eles adoraram a Jesus não por que Ele fez alguma coisa, mas sim pelo fato de ele ser o Salvador, aquele que morreu na cruz do calvário. Existem algumas pessoas que adoram a Deus somente quando ganham alguma coisa deste mundo material. Não barganhe sua adoração, Adore a Deus por aquilo que Ele é

Ainda que tudo esteja contrario na sua vida, continue o adorando

Pois Jesus é digno de toda honra, de toda glória e de todo louvor.

O verdadeiro adorador adora em qualquer circunstância.

ADORA A DEUS, INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTANCIAS!  

2 Samuel 12:19-20, – Quando Davi orou pelo seu filho por 7 dias, e mesmo assim a criança morreu,  e sabe o que ele fez? Foi para sua casa, se lavou, trocou de roupa e foi para a casa de Deus adorar ao Senhor. Tem adorador que só louva a Deus, quando esta tudo bem. Quando vêm as lutas, as dificuldades, os problemas, não podem cantar, não podem orar não pode e nem ir aos cultos.

Quer saber como ou por que adorar a Deus? Leia o livro de SalmosDAVI, UM ADORADOR EXEMPLAR

E qual o perfil de adoração visualizada no Jovem Davi?

a)Ele não era um adorador só de aparências  (I Samuel 16:6-7), b)Ele desejava que sua vida fosse guiada por Deus (I Samuel 23:1 – 5), c)Ele não murmurava nos momentos difíceis ( I Samuel 30:1 – 7) e d)Ele procurava Ter uma vida santificada (I Samuel 12:16)

II Crônicas 16:9 “…seus olhos ( os olhos de Deus)  passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele…”.  Quando os olhos de Deus estavam passavam sobre a terra, viu Deus o povo de Israel, viu o Rei Saul e também o profeta Samuel tentando ajeitar a vida espiritual em Israel. De repente, os olhos de Deus encontraram um pastorzinho. Os olhos do Senhor passaram pelas campinas de Belém

e lá o Senhor viu um rebanho e os seus olhos pousaram sobre um pastorzinho que cantava e declarava o seu amor ao Deus de Israel: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará, ele me faz repousar em pastos verdejantes…”.

Deus não viu nenhuma coisa grandiosa no que Davi estava fazendo.

Nesta época em que Deus o encontrou, Davi não tinha feito nenhuma grande realização, ele apenas cuidava zelosamente do rebanho de seu pai Jessé. Um rapazinho insignificante que nem ao mesmo tinha sido contado entre os filhos de seu pai. Tudo na vida de Davi não começou ao derrotar o gigante Golias, não começou com as batalhas, não começou como rei.  Começou no meio dos rebanhos, porque começou no seu coração, de dentro para fora.Em Atos 13:22 “segundo o meu coração, diz o Senhor”.

Ali mesmo naquelas planícies, com seu rebanho, Davi abriu seu coração para Deus = ISSO É ADORAÇÃO – Aqui está à chave do nosso chamado. Este chamado não acontece quando temos desejo de fazer alguma coisa para o Senhor, mas começa quando você aprende a conhecer o coração de Deus. Quando você começa a amar o coração de Deus, a vontade de Deus e a comunhão com Deus, então você está apto para ouvir o chamado de Deus. O chamado de Davi começa com a comunhão, não começa com grandes obras, com grandes feitos, começa com uma profunda comunhão e adoração a Deus.

O verdadeiro adorador não louva somente na igreja, mas no secreto, em casa. Adora a Deus no tempo de crise, no tempo da tribulação. Adora ao Senhor em todo tempo. Hoje em dia, muitas pessoas comparam estar comovido com uma música a ter sido tocado pelo Espírito Santo, mas não é a mesma coisa. A verdadeira adoração acontece quando seu espírito responde a Deus, e não a alguma melodia musical que mechem com os sentimentos

E quais os efeitos da verdadeira adoração? Quando de fato adoramos a Deus, entregamos o nosso melhor: Como os magos que trouxeram o que havia de melhor em sua terra: ouro, incenso e mirra.

MUITAS COISAS QUE NÃO ALCANÇAMOS ORANDO PODEMOS ALCANÇAR ADORANDO.

a adoração alivia o peso das aflições, a adoração afasta os maus pensamentos, a adoração afugenta o inimigo, acalma o coração e nos dá vitória – como Davi. Uma das maiores bênçãos e privilégios que Deus pôs à disposição do homem, é a oportunidade de adorá-lo. Imaginar que o Deus de toda a criação permite que essas criaturas fracas e instáveis se aproximem da sua Presença é uma dádiva que muitas vezes não valorizamos.

Sinceramente penso que estamos muito aquém do verdadeiro adorador, daquele tipo que o Pai procura para serem seus adoradores, não aqueles que adoram só aos domingos quando cantam os louvores e pensam que só na igreja é local de adoração, mas aquele tipo de adorador relatado em João 4:23-24 que adoram ao Senhor em espírito e em verdade. “No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.”(João 4:23)

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.