Texto Bíblico: Josué 1:1-9

Há um novo ano a nossa frente a ser conquistado. Agora chegou a hora de cruzar o nosso Jordão, como o povo de Israel. Precisamos atravessar o nosso Jordão. Há inimigos a serem vencidos. Temos novos desafios na igreja, na família, no trabalho.

Precisamos nos preparar, como igreja e em nossa vida pessoal

Josué 1:2 = “prepare-se para atravessar o Jordão

E como nos preparar para novas conquista no ano que inicia?

  1. Andando em obediência á Palavra de Deus

Josué 1:7 = “Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.” Quando deixamos de obedecer os princípios da Palavra de Deus, o pecado se estabelece em nossa vida, trazendo consequências ruins, se não for confessado e abandonado, gera a morte espiritual

Apelo: Faça um balanço do ano que passou. Confesse seus pecados um a um a medida que o Espírito trouxer a lembrança…se arrependa…peça perdão a Deus…decida abandona-los 2016

  1. Alimentando-se diariamente da Palavra de Deus

Josué 1:8 “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito”. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. “Vivemos uma geração analfabeta da Bíblia”. Por quê? Por que não se lê a Bíblia. Muitos não dedicam parte do dia, da semana ou do mês para um momento de reflexão, meditação, aprendizado e orientação a partir do Livro Sagrado. Como resultado da falta de compromisso com a leitura da Palavra, muitos possuem uma fé fraca, instável e supersticiosa. E por não conhecerem de fato o que está escrito, são facilmente enganados por doutrinas heréticas. Muitos se desculpam dizendo que não tempo de ler a Bíblia. Uma coisa muito importante é você meditar sobre o uso que você faz do seu tempo. Sua agenda é você quem faz. Seja o dono da sua agenda e veja as prioridades “como filhos de Deus”. Quanto tempo que você se dedica em conhecer ao Senhor.

Apelo: Você é um leitor da Bíblia? Quanto tempo de seu dia você dedica para ouvir o que Deus tem para lhe dizer? Será que em sua agenda não há espaço para ver o que Deu tem a lhe dizer? Nem 10 minutos? Por incrível que pareça, muitos não dedicam nem essa quantidade de tempo – nem em um dia, nem em uma semana, nem em um mês

Em 2015 você leu a Bíblia diariamente? O que fará em 2016?

  1. Respondendo ao chamado de Deus

Josué 1:9a “Ora, Não fui eu que lhe ordenei?…”. Há um chamado de Deus para você.

Há uma obra a ser feita. Deus diz para Josué: “Não te mandei eu”? O que Deus chamou você para fazer? Tocar, cantar, ensinar, liderar, abrir sua casa para um pequeno grupo… O que ele colocou em suas mãos para realizar? Você está no centro da vontade de Deus ou tem fugido como Jonas? E como aconteceu com Jonas, é o que acontece na vida de muitos servos de Deus que estão em queda diária por causa da desobediência, e a cada dia que passa se afundam mais. O pior é que muitos não se dão conta disso, como o profeta que só despertou quando já estava no fundo do mar. Quando se foge de Deus, não há nenhum lugar para se esconder, nem mesmo as profundezas do mar. Então, ao invés de tentar fugir de Sua presença, aceite com alegria e obediência aquilo que Ele te chamou a fazer. Muitas vezes também, aqueles que tentam fugir de Deus estão agindo na pura arrogância, por que acreditarem saber o que é melhor para suas vidas, sem se importar com o que Deus pensa ou diz. Outros se recusam obedecer ao chamado por medo: medo de falhar; preocupados porque outros podem nos criticar; ou talvez, tememos que a obediência possa exigir muito sacrifício. Mas, não importa o motivo, muitas vezes não somos capazes de imaginar quão “caro” nos sairá desobedecer a Deus e tentar fugir da Sua Presença. Jonas pagou um preço muito alto por sua rebeldia. Não só experimentou vergonha, terror e os sentimentos de culpa, como também pôs em perigo a vida daqueles que estavam ao seu redor

Apelo: Você está colocando os dons que Deus te deu, colocando em prática na Obra de Deus? Tem respondido àquilo para o qual Deus te chamou ou tem fugido como Jonas?

  1. Não deixando o desânimo tomar conta do nosso coração –

Josué 1:9bSeja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar“. Encare os desafios com coragem e fé Deus sempre irá nos preparar para aquilo que irá vir, cabe a nós confiar e seguir. Se Ele mandou, vá! Não olhe pra trás, vá para frente, para onde Ele mandou, pois temos que confiar de que Ele não irá nos deixar a sós. Seja forte e corajoso, enfrente a luta, derrube o gigante,

Deus estra com você, não abra mão do que Ele sonhou pra você. Lute e não desanime, Ele tem um novo tempo para você. E lembre-se: sem ânimo ninguém se levanta na crise.

Sem ânimo ninguém cruza o Jordão. Sem ânimo ninguém enfrenta o inimigo. Sem ânimo ninguém toma posse da terra prometida. Sem ânimo não se restaura casamento. Sem ânimo não se evangeliza nem se experimenta o avivamento da igreja. Sem ânimo e fé não sairemos do lugar.

Apelo – Se você está ai, sem forças, desanimado, querendo abrir mão do seu chamado, do ministério, do seu casamento, Deus te manda ser forte e corajoso! E ainda te da a certeza de que Ele estar com você, te dando forças e te amparando.

  1. Andando em santidade e tendo um coração perdoador

Josué 3:5Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês”“. Para cruzar o Jordão não basta apenas coragem e ânimo é preciso ter também santidade. E o que é santidade? Santidade é ser alguém separado do pecado, separado daquilo que não agrada a Deus. E não conseguiremos chegar à santidade se não começarmos perdoando a nós mesmos e ao próximo. Para alguns perdoar é fácil, pois já é um dom pessoal. Para outros depende de Deus agir em seus corações fazendo mudanças de pensamento e comportamento para podermos exercer o perdão. Quando perdoamos limpamos nosso coração de forma que deixamos saírem raiva, rancor, amargura e damos lugar a uma vida reta, alegre e com espaço para Jesus entrar e fazer morada. Viver com o coração contaminado com a falta de perdão suja as nossas vestes interiores, deixa-nos vulneráveis a ataques malignos.

Apelo: Se há pessoas que você guarda ressentimento e mágoa em seu coração, comece o ano liberando perdoando a essas pessoas. Coloque diante de Deus uma a uma e decida hoje perdoa-las

  1. Não deixando de congregar na igreja

Josué 3:9Então Josué disse aos israelitas: “Venham ouvir as palavras do Senhor, o seu Deus.” Um frequentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingos. “Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões”. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar-se da maioria deles… Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles”. Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna “Cartas ao Editor”, para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de outro leitor: “Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais“. Cada reunião da igreja é uma expressão de culto, de adoração. Estes momentos nos lavam espiritualmente, nos curam, nos libertam nos consolam.

Apelo: Quantas vezes você deixou de estar na igreja por falta de vontade ou por motivos banais? Como será sua postura em 2016
Conclusão

2016 – É tempo de experimentar os milagres de Deus, tempo de novas conquistas, tempo de atravessarmos nosso Jordão em todas as áreas de nossas vidas. Mas para isso precisamos nos preparar. Como?

  1. Andando em obediência á Palavra de Deus
  2. Alimentando-se diariamente da Palavra de Deus
  3. Respondendo ao chamado de Deus
  4. Não deixando o desânimo tomar conta do nosso coração
  5. Andando em santidade e tendo um coração perdoador
  6. Não deixando de congregar na igreja

Deus está nos dando um novo ano… Novas oportunidades. De fazer novas escolhas e mudarmos como pessoa.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto