Habacuque 3:2

A mensagem que o Senhor tem para nós hoje é o mesmo do profeta Habacuque: “Aviva ó Senhor, a Tua obra”. A oração do profeta Habacuque é um clamor pelo avivamento. Algumas vezes ouvimos falar sobre avivamento, mas poucos de nós sabemos o que é, ou o que significa. Muitas vezes imaginamos que há avivamento quando estamos em meio à gritaria, mas o avivamento não acontece somente onde há barulho, Avivamento é muito mais que isso, é voltar ao primeiro amor, é resgatar os valores espirituais que foram esquecidos. Mas, por que ele não acontece? O que o impede de acontecer nos nossos dias?

E COMO ESTA A IGREJA DO SENHOR HOJE? Hoje no mundo o que se vê são pessoas abatidas, arrasadas, deprimidas. Na Igreja, também há pessoas insatisfeitas. Há muitos com uma fé abatida, frios, desanimados, sem compromisso. Para outros a religião se tornou um costume, uma rotina. E a Igreja se tornou uma espécie de clube, aonde é bom ir. Mas, nosso projeto é maior. Queremos mais. Mais de Cristo, mais de seu amor. Em tempos assim é que precisamos de avivamento. Só um avivamento mudará a rotina de Igrejas, de crentes, de líderes.

E O QUE É AVIVAMENTO? Avivamento é trazer vida ao que está morrendo. É tornar mais ardente, e o que temos visto nestes últimos dias é exatamente um frio constante nas igrejas, cumprindo Mateus 24:12 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Em tempos de morte e desânimo, vários avivalistas marcaram o mundo:

  • Em 1670, na Alemanha, o pastor Philip Spener organizou reuniões para estudo bíblico e oração nas casas. Surgiram obras sociais e um novo vigor espiritual veio sobre a igreja luterana. Fundaram-se campos missionários.
  • O avivamento dos Morávios iniciou-se em 1727. Começaram a buscar ao Senhor em oração e, de repente, houve um derramar do Espírito sobre a igreja. Havia choro, quebrantamento e manifestações até entre crianças. Os morávios iniciaram um ministério de oração contínua que durou mais de 100 anos.
  • Na Inglaterra, João Wesley foi o instrumento de Deus para mudar a história da igreja. Homem de oração, deu ênfase ao estudo bíblico. Opôs-se ao álcool, à guerra, à escravidão. Houve muitas conversões.
  • Finney viveu entre 1792 e 1875. Calcula-se que durante os anos de 1857 e 1858, mais de 100 mil pessoas foram ganhas para Cristo pela obra direta e indireta de Finney. Um dia ele entrou em uma fábrica de tecido, perto da aldeia de New York Mills e, ao passar perto de duas moças que estavam emendando o fio, uma delas foi tomada pelo Espírito Santo e caiu no chão em lágrimas. Segundos depois, quase todos tinham lágrimas nos olhos e, minutos depois, o avivamento encheu todas as dependências da fábrica.
  • Charles H. Spurgeon (1834-1892)foi professor de crianças na EBD e viu muitos pais se converterem com o testemunho dos filhos. Spurgeon foi poderoso na pregação. Sinais e prodígios eram comuns em suas reuniões. Esse avivamento iniciou-se na Inglaterra e alcançou outros países.
  • Moodyviveu de 1837 a 1899, nos Estados Unidos. Calcula-se que cerca de 500 mil pessoas entregaram-se a Cristo por seu intermédio. Dedicou-se à EBD. Começou com 12 crianças e, em poucos anos, esse número chegou a 12 mil.

 O livro de Atos nos relata o primeiro grande avivamento da história da Igreja – Quando o Espírito Santo desceu poderosamente no Pentecostes. Entretanto, para que isso acontecesse, foi preciso que os discípulos fizessem a sua parte, eles tinham que esperar, buscar, perseverar, orar, e o fizeram juntos. Atos 1:14

 Vejamos agora algumas condições para o Avivamento Genuíno aconteça
UNIDADE –
Para que aconteça um avivamento em nosso meio, precisamos estar caminhando na mesma direção, de forma unânime, em unidade de propósito, como disse o apóstolo Paulo em sua carta aos Filipenses 2:3, “tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa”. O avivamento não pode acontecer se estivermos desunidos. Unidade no Espírito: não demonstrar e falar uma coisa e o coração outra

ORAÇÃO – Ela é uma das chaves para que o avivamento aconteça. O diabo sabe disso, dessa forma, ele trabalha para que não oremos. Quando almejamos o avivamento através da oração, temos que nos entregar por completo, dobrar nossos joelhos, colocar o rosto no pó e clamar a Deus com intensidade, com renúncia total, sem reservas, sem nos importarmos com o tempo que ficamos orando, é sempre querer mais, sem nos conformarmos com as mesmices e com a mediocridade.

O que pode acontecer quando a Igreja não ora? Ela se torna parecida com um salão de festas, onde as pessoas querem apenas se encontrar. Uma Igreja que não ora vive na dependência de festas e eventos. E os crentes são adeptos de São Domingos, pois só estão na Igreja aos domingos.

Mas quando a Igreja ora tudo pode acontecer – Em Atos 12: 5-7, a Palavra diz que Pedro estava na Prisão e a Igreja orava. Então algo aconteceu. Um anjo libertou Pedro. Suas algemas caíram. Todos os grandes avivalistas, pastores, foram ou são homens e mulheres de oração. Igreja avivada é Igreja que ora, Igreja que não ora jamais será avivada.

Quando a Igreja ora, os dons espirituais aparecem – Estamos cansados de ver crentes em Igrejas sem dons, nos bancos apenas ouvindo e recebendo. Chegou a hora de mudar.

É momento de orarmos pelo ressurgimento de dons. Os discípulos antes de receberem este derramar do Espírito Santo, suplicaram a Deus com muitas orações. Atos 4:24-31

Quando a Igreja ora, surge o ardor missionário – Quando a Igreja orou veio o reavivamento do amor pelas vidas perdidas. Em atos 2:41, quase 3000 almas se convertem ao ouvirem Pedro falar de forma ardente de Jesus. Nós os pastores lutamos para que as Igrejas cresçam com almas sendo salvas. E parece que nossas vozes ecoam para as paredes. Se começarmos a orar por um avivamento, Deus gerará um amor tremendo em nossas vidas pelas almas sem Jesus, e por nossos familiares sem Cristo

DESEJAR CONHECER DEUS – Em Oséias 4:6a o Senhor diz “o meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. A consequência deste ato foi a ruína do sacerdócio: “uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeitos como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos” (Os 4:6b).

Será que nós estamos interessados em buscar a Deus ou estamos agindo como o povo de Israel? A maioria dos crentes não estão buscando uma experiência profunda com o próprio Deus. Não, eles querem ver coisas. Querem ver estudos Bíblicos excelentes. Querem ver milagres. Querem ver um grupo de louvor ungido; querem ver um pregador que pula, grita e levita diante o púlpito. E assim as Igrejas se parecem com campos de futebol. As pessoas não vão para jogar, vão para ver.

TER O DESEJO DE SER AVIVADO – O avivamento não pode acontecer quando, no coração do povo de Deus, não existe o desejo, a vontade de participar de um despertamento espiritual

e voltar ao propósito inicial de Deus para Sua Igreja. E como se sabe que uma pessoa tem vontade de alguma coisa? Por suas atitudes. Apenas afirmar que deseja um avivamento não basta. É preciso caminhar em direção ao que deseja, tendo atitudes concretas.

ARREPENDIMENTO – Estamos prontos a admitir que nossa falta de avivamento é pecado. Já reconhecemos que a igreja não avivada é uma igreja caída. Sem arrependimento, não veremos avivamento algum. Arrependimento significa confessar e deixar o pecado. Quando há arrependimento: há reconhecimento de pecado, tristeza pelo pecado, abandono pelo pecado e praticas mundanas, os padrões de santidade são restaurados, a

Glória de Deus se manifesta e permanece. A sarça que arde. A glória que vem. O poder que chega.

SANTIFICAÇÃO / SANTIDADE – Para haver avivamento é preciso primeiro se santificar.

O Espírito Santo não repousa sobre lugar sujo, por isso aquela pomba que pousou sobre Jesus mostrou como sinal de que devemos imitá-lo santificando nossas vidas.

E o que significa santidade? É não ter pecado nenhum? Santidade é se separar para Deus, apartar-se do pecado lutar contra todo pecado e caso pequemos, por que somos carnais, nos arrependemos e pedimos perdão fugindo do pecado

É possível viver em santidade? Josué – 3:5 “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.”. É uma ordenança

Santificação é URGENTE: “por que amanhã…” A santificação não é para ontem, ou para amanhã e sim para o hoje, para que então amanhã estejamos preparados para receber o milagre. Já pensou se Daniel deixasse para viver uma vida de oração somente depois que caísse na cova dos leões? Ele seria tragado. Mas como ele tinha uma vida de santidade, apenas orou e mais uma vez sua oração foi ouvida.

Santificação é uma CONDICIONAL para os milagres em nossas vidaso Senhor fará maravilhas no meio de vós”. O motivo por que faltam milagres na igreja é a falta de santidade. Nos ocupamos muito com atividade e temos pouca vida de comunhão com Deus.

A santidade não tem nada a ver com usos e costumes – Ser santo não é guardar uma série de regras e normas referentes ao vestuário e tamanho do cabelo. Não é só ouvir música evangélica. Não é viver isolado dos outros, andar de paletó e gravata. Para muitos pentecostais no Brasil, santidade está ligada a esse tipo de coisas. Elas não mortificam a inveja, a cobiça, a ganância, os pensamentos impuros, a raiva, a incredulidade, a preguiça, a mentira, a rebeldia. Nenhuma dessas abstinências e regras conseguem, de fato, crucificar o velho homem com seus feitos. O poder da santidade provém da união com Cristo. Não há poder em nós mesmos para mortificarmos as paixões carnais. Somente mediante a união com o Cristo crucificado e ressurreto é que teremos o poder necessário para subjugar a velha natureza e nos revestirmos da nova natureza, do novo homem, que é Cristo. 

EFEITOS DO AVIVAMENTO – Seus principais efeitos na igreja são: renovação do nosso entusiasmo pela obra de Deus; grande número de conversões; manifestações de dons espirituais; despertamento de novos ministérios; além de bênçãos pessoais diversas. Tudo isso é resultado do mover do Espírito Santo, que muitas vezes fica bloqueado pelos nossos pecados e pela nossa negligência. Louvamos ao Senhor porque estamos notando a operação do Espírito de Deus em nossa igreja. A obra está acontecendo.

Conclusão – Qual o perfil do cristão avivado? Seu efeito imediato é mudança de vida. O cristão passa a glorificar a Deus em tudo que faz. Sente-se responsável pela igreja. Não se conforma a apatia, desanimo, preguiça espiritual dos demais crentes. Está sempre em busca de alternativas, aperfeiçoamentos para o crescimento da obra do Senhor.

Você esta disposto a ser um Agente de Avivamento em nossa igreja?

Se quisermos experimentar esse avivamento verdadeiro, esse poder que vem do Senhor, esse derramar do Espírito Santo sobre nossas vidas, temos que buscar a Deus. E quando isso acontecer, as portas dos céus se abrirão sobre nós e seremos renovados por completo, vidas se converterão, os dons espirituais serão manifestos, o despertamento para a obra será grande e as bênçãos serão incontáveis, tanto como Igreja, como individualmente. E tudo isso é resultado da ação do Espírito Santo de Deus sobre nós.

Meu irmão, não fique de fora dessas águas do Espírito. Não pensemos, porém, que o que temos visto é tudo. De modo nenhum! Isto é apenas uma pequenina amostra do que Deus quer fazer no nosso meio. Vamos buscar ao Senhor. Vamos participar. Assim, veremos a glória de Deus se manifestando. Aleluia! Avivamento já!

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.