I Coríntios 1:5-6 “Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês.

O testemunho de um servo de Deus é extremamente importante. Mas o significa testemunho? É uma declaração, um depoimento.

Testemunho cristão: É uma declaração ao mundo de quem Jesus é através do nosso viver. As pessoas precisam olhar para você e ver o verdadeiro testemunho de um cristão, pois elas, através de sua vida, verão e dirão: “Cristo é isto o que estou vendo neste cristão e Cristo pode ser isto para mim”. Saiba que tem muita gente nos observando. Não só os que são de fora da Igreja (família, parentes, amigos, vizinhos) como os próprios irmãos de outras igrejas/religiões estão de olho em nossa vida. Percebeu o peso de um testemunho? Testemunhar não é algo que fazemos porque é um “programa” de nossa igreja local. Mas sim é o resultado natural de nossa conversão e dedicação a Jesus.

O testemunho pode gerar duas reações nos observadores: Ou ele afasta ou atrai. Dependendo da qualidade do seu testemunho, você pode atrair as pessoas para o Evangelho, ou você pode afastá-las. Às vezes você quer muito que uma pessoa venha para o Evangelho, mas o seu testemunho a está afastando. Por outro lado, muitas vezes não precisamos nem pregar, pois nosso próprio testemunho vai atrair a pessoa. E o que você quer para o Reino de Deus? Afastar as pessoas ou atraí-las? Repensem seu testemunho diário. É importante frisar também que nosso testemunho não pode ser forçado.

Um exemplo nós temos em Jesus: “Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.” (João 5:36). Em outras palavras, Jesus disse que Suas obras davam testemunho de que Ele era de Deus! Então, as pessoas olhavam para Jesus, viam Suas obras e diziam: “Aquele homem ali é de Deus”. Por que Jesus vivia cercado de pessoas? Porque Suas obras atraíam as pessoas. O testemunho de Jesus atraía!

Vamos ver outro exemplo que Jesus nos deu: “Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum.” (Marcos 14:55). Isto tem que ocorrer com você também. Responda para si próprio: “Se alguém procurar testemunho contra você, vai achar?”. Veja o exemplo de Jesus: Os legalistas procuravam algo para acusá-lo e não achavam nada!

Existem duas formas de você dar testemunho: é forma como se vive e a forma como agimos nas situações da vida. Então, no geral, as pessoas estão olhando a sua forma de viver e a sua forma de agir na vida. Veja o que Paulo disse a Timóteo: I Timóteo 3:7 “Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do diabo. Opróbrio = significa desonra, vergonha pública. Temos que ter bom testemunho para com os que estão de fora. Senão, caímos no laço do diabo. Laço do diabo = Paulo está falando de pessoas que estavam prontas a acusar os crentes. Então, o “laço do diabo”, significa “acusação”. Logo, “cair no laço do diabo”, no texto, quer dizer “cair em acusação alheia”. Na época de Paulo tinha muito isso (e tem até hoje). Por isso recomendou a Timóteo que os obreiros tivessem bom testemunho! Irmãos: como têm pessoas hoje em dia caindo no laço do diabo. Inclusive muitos pastores, líderes, crentes etc., estão trazendo acusação para a obra de Deus, porque não têm bom testemunho!

II Coríntios 2:15porque para Deus somos o bom perfume de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo”. Não podemos cair em desonra pública. Ao contrário, nós temos que ser o bom perfume de Cristo. Onde você passar, as pessoas têm que sentir o aroma de Jesus. Sabia que as pessoas querem sentir um bom perfume em nós! Que aroma você tem exalado? Do diabo ou o cheiro de Cristo?

O modo como vivemos trás, inclusive, resultados para nós mesmos em nossa vida diária e não só para o Reino – Quando temos bom testemunho, nós vamos bem na escola, no emprego, na faculdade. As pessoas confiam em nós. Então, não é só a questão do Reino.

O seu falar também trás valores ao seu testemunho – Tem gente que é cristão, mas só fala: em desgraça, só faz fofoca, palavrões, só grita e diz o que não deve. Nossas palavras devem revelar O AMOR DE DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES. A conversa do crente deve ser cativante, agradável, pura, amável E não adianta vivermos de aparências, pois Deus está de olhos abertos: “…E não há criatura alguma encoberta diante dele.“ Hebreus 4:13. Nós temos é que fazer a diferença, pois as pessoas estão saturadas. Quando vamos falar do Evangelho, as pessoas não querem mais ouvir, zombam da Igreja, por causa do mau testemunho do sistema religioso.

TIPOS COMUNS DE MAU TESTEMUNHO DO CRENTE: No lar – brigas, gritos, confusões, mentiras, falar mal (pessoas/irmãos). Na rua – Companhias, vestes, falar, proceder, comentários sobre vida alheia. No comércio – Compras e não pagamento, emissão de cheque sem fundo, trambiques. Na igreja – Vestimentas, falar, proceder, respeito, amor e prática. Na escola – Companhias, conversações, piadas, abjuração, negação. No trabalho – Conversações, procedimentos, pontualidade, assiduidade e respeito, como trata colegas e chefia. Na vizinhança – procedimentos, brigas, desrespeito, comentários da vida alheia.

AGORA UMA PALAVRA ESPECÍFICA AOS ADOLESCENTES

A adolescência, quase sempre, é uma fase complicada. Ser adolescente e cristão é um desafio ainda maior. As pressões vêm de todos os lados, exigindo atitudes para ser aceito: “Tem namorada?”, “Consegue ´pegar´ quantas?”, “Vai à balada hoje? Nossa! Vai para aquela igreja de novo? Você não enjoa? Que chatice!”. Vamos sair para tomar uma?”, não usa roupa da moda e não se porta como o mundo deseja não pode fazer parte do grupo dos “normais”. Mas, peraí, quem disse que o jovem e adolescente cristão quer e deve ser como os demais? Não precisamos de nada disso. Não nascemos para ser como os demais.

Só a certeza de que somos portadores de uma Verdade e de um amor transformador pode nos fazer jovens e adolescentes de destaque. O Senhor nos chama a cada dia para essa difícil missão de dar um testemunho diferente do que o mundo sugere. Ele nos chama a cada dia para um compromisso que o mundo não é capaz de oferecer ou de cumprir. Todo adolescente quer ser aceito nos grupos que elegeu como importantes Desejo de ser popular. Ser popular é bom? “Às vezes”. Jesus era popular. Mesmo quando jovem, ele ganhou o “favor de Deus e dos homens”.

Alerta a vocês jovens e adolescentes! Muitos jovens fazem qualquer coisa para serem populares. Alguns são Maria vai com as outras e acompanham a maioria. Outros são valentões que recorrem ao bullying para forçar seus colegas a admirá-los — mesmo que seja só por medo. GERAÇÃO MARIA VAI COM AS OUTRAS – Precisa da aprovação dos outros. Para consegui-la, tem de imitar o comportamento deles.  Êxodo 23:2-3 “…não seguirá a multidão

Um conselho: “Não faça algo só porque todo mundo está fazendo. Não deixe as pessoas convencerem você a fazer o que é errado. Um dia você sofrerá as consequências e esses “amigos(as)” não estarão perto. Não tome decisões ou faça coisas só porque acha que todo mundo está agindo ou fazendo de determinada forma. Não seja levado pelo conceito dos outros. Você não precisa provar nada pra ninguém.

O valentão – Os jovens e adolescentes muitas vezes são cruéis. E quando alguém tímido vê que os valentões são mais populares, acha que tudo que eles dizem é certo. Um conselho: “Assim como quereis que os homens façam a vós, fazei do mesmo modo a eles.” (Lucas 6:31).

Mas o maior desafio é florescer em um ambiente muitas vezes árido, e isso não é para qualquer um, só para corajosos. “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno”. (1 João 2:14). Não esqueça seus princípios. A bíblia diz que as pessoas maduras foram “treinadas para distinguir tanto o certo como o errado” (Hebreus 5:14).

Sejam como Josué, que disse com confiança: Escolhei hoje para vós a quem servireis. Mas, quanto a mim e aos da minha casa, serviremos a Deus.” Josué 24:15

Se expor na internet para conseguir status – Isso além de burrice é perigoso. Portanto, quero crer que jovens cristãos que conhecem e respeitam a Verdade, têm em si a certeza de que é habitado pelo Espírito Santo. Por isso saiba como escolher com sabedoria: as músicas, os trajes, as comunidades, as palavras você está ali como representante de Cristo. Será que as pessoas vão ver Cristo em você com as palavras, as músicas, os trajes que você expõe ali? Eu diria o seguinte: Deus o fez e o ama como é.

“Tem namorado(a)?”, “ficou com quantas(os)?” – Vivemos num mundo em que os adolescentes “ficam”, namoram e não estão nem aí (e o pior de tudo que os pais também não estão nem aí). Mas por quê não namorar? O argumento mais importante é que o namoro cristão deve ser compromisso sério visando o casamento. Não dá para acreditar que um adolescente possa aguentar namorar por tanto tempo sem pecar (ir para a cama, gravidez precoce). Imagine um adolescente que começa a namorar com 13 anos, com quantos anos vai casar?

O SEXO É SÓ PARA O CASAMENTO – Mas sabe qual é papo da maioria dos adolescentes e jovens hoje: Eu espero até um mês para fazer sexo com minha namorada. Mas prefiro que role logo assim vejo se quero ou não continuar com a garota” ou vice versa. Todo mundo faz sexo hoje, se eu não fizer com meu namorado ele vai procurar outra.” MAS ESTOU FALANDO AQUI COM ADOLESCENTES QUE SÃO CRISTÃOS, QUE SERVEM A JESUS CRISTO. PARA QUE AQUELES QUE TÊ A BÍBLIA SAGRADA COMO REGRA DE VIDA. Mas como namorar na adolescência visando o casamento? Tem condição financeira para isso? Não se preocupe tanto com isso, pois chegará o se tempo de namorar com a pessoa que Deus tem preparado pra você.

“CAMPANHA “EU ESCOLHI ESPERAR” – É uma mobilização que tem o objetivo de fortalecer, encorajar, apoiar e dar suporte àqueles que abraçam a vontade Deus para suas vidas. Trata-se da decisão de esperar no Senhor o tempo, a pessoa e forma certa de relacionamentos.

DIANTE DA PALAVRA DE DEUS: É PROIBIDO O NAMORO PARA O ADOLESCENTE E JOVEM CRISTÃO ENQUANTO NÃO CHEGAR A MAIORIDADE, O TEMPO CERTO COM A FINALIDADE DO CASAMENTO – Agora se não quiserem seguir o aconselhamento cristão. Como a maioria dos adolescentes e jovens vem fazendo. E o pior quando os pais aprovam. O problema é seu, pois as consequências virão. Sei que vocês precisam de muita força para enfrentar tudo que o mundo está exigindo e oferecendo a você. Entretanto procure se fortalecer com a Palavra de Deus. E ACEITAR O DESAFIO DE IR CONTRA A MAIORIA (esses são os fortes)

REVELANDO A VIDA TRANSFORMADA – Precisamos como cristãos demonstrar aos que estão ao nosso redor que somos novas criaturas. Não há nenhum erro e não podemos nos envergonhar de tornar conhecida a mudanças realizadas por Cristo em nós, por intermédio do Espírito Santo. Desde que o objetivo não seja a auto glorificação. Através do testemunho cristão, o crente demonstra que já não é mais o mesmo, e que sua vida foi transformada. O testemunho de uma vida transformada fala mais alto do que a pregação do Evangelho.

OS DESCRENTES NÃO LEÊM A BÍBLIA, SENÃO TESTEMUNHO DOS CRENTES!! Devemos andar conforme o Evangelho de Cristo. Diante de Deus e dos homens a fim de que Deus seja glorificado. Temos que ter bom testemunho diante dos homens para atraí-los e diante de Deus porque O amamos, E você que testemunho tem dado como “cristão” para sua família, amigos, colegas e vizinhos?

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.