Antes de mais nada, faz-se necessário relembrar a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo dar-se-á em duas fases distintas.  Na primeira, virá Ele para os seus santos (a Sua Igreja); e, na segunda, virá com os seus santos, manifestando-se visivelmente aos olhos de todo o mundo. Terá por objetivo derrotar o sistema mundano do Anticristo, a fim de implantar, na terra, o Reino dos Céus. O arrebatamento da igreja de Jesus é o evento pelo qual devemos esperar e ansiar por ele, o qual provocará um golpe repentino, dramático e inimaginável na história da humanidade que ficará para trás. E essa volta pode acontecer agora enquanto você ouve essa mensagem. 

Seis Certezas Sobre o Arrebatamento –  1 Tessalonicenses  4.13-18 e 5:1-5

1. Os mortos não estão mortos ( I Tessalonicenses 4:14)  – O corpo, que deixamos por ocasião da morte, “dorme”; mas o espírito do crente – encontra-se com Cristo a partir do momento da morte. O apóstolo Paulo estava totalmente convicto dessa realidade, motivo porque escreveu: “…tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (Fp 1.23).Em João 8.51 Ele também acentua: “…se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamenteA garantia de que os mortos virão com Cristo – v. 14 – A promessa de que Deus, “mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem”. 

2. Senhor voltará pessoalmente – ( I Tessalonicenses 4:14)- “Porquanto o Senhor mesmo… descerá dos céus…”. o Senhor Jesus deixará Seu trono no céu e virá pessoalmente ao encontro da Sua Igreja a fim de levá-la para a casa do Pai. Assim como um noivo vai ao encontro da sua noiva, o Salvador virá ao encontro dos que comprou pelo Seu sangue e os conduzirá para Sua glória. O Senhor não enviará um anjo ou qualquer outro emissário para fazer isso, Ele virá pessoalmente. Então se cumprirá literalmente a promessa de João 14.3: “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também” Em inúmeras passagens do Novo Testamento somos conclamados a esperar a volta de Jesus a qualquer momento. 

3. A Palavra de Ordem – I Ts 4.16 – “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem,…”. E em João 5.25 – “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou a que todos os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão”. Quando o Senhor Jesus ressuscitou a Lázaro, lemos que Ele clamou dando uma ordem: “… (Jesus) clamou em alta voz: Lázaro vem para fora!” (Jo 11.43). Devemos imaginar o seguinte: no decorrer dos tempos, milhões de pessoas crentes no Senhor Jesus dormiram, ou seja, faleceram. Aí chega a hora do arrebatamento. O Senhor se levanta do Seu trono e clama: “Vem para fora!” Então as sepulturas se abrirão, e nenhum dos que foram comprados pelo Seu sangue ficará para trás. Não importa se seus corpos foram: queimados, se morreram contaminados por radiação nuclear ou se estão nas profundezas dos mares, Ele é o Criador, Ele os ressuscitará e os conduzirá aos céus. Essa “palavra de ordem” do Senhor vem da linguagem militar. Ela é semelhante à voz de comando de um general que chama suas tropas para o combate. Por ocasião do arrebatamento, o General celestial dará ordem às tropas que lutam por Ele, que deveriam estar revestidas de toda a armadura espiritual para que deixem o campo de batalha sobre a terra e venham com Ele para a Sua glória. Tudo isso naturalmente acontecerá numa fração de segundos :1 Coríntios 15.51-53 “Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade.”

4. A trombeta de Deus – I Tes. 4:16 – A trombeta de Deus aqui mencionada é a mesma de 1 Coríntios 15.52: “…num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”  Esta trombeta de Deus chamará todos os santos de todos os tempos para a casa do Pai. Por que ela é chamada de “última trombeta”? Porque então a dispensação da graça chegará ao fim. A trombeta do Evangelho conclamando para a salvação em Jesus Cristo tem ressoado por mais de dois mil anos. Em breve se ouvirá a última trombeta, o Evangelho deixará de ser pregado, a dispensação da graça chegará ao fim e a Igreja estará concluída, a sua plenitude terá sido alcançada. A Igreja será chamada para subir à casa do Pai. Quando as trombetas eram tocadas a rebate, fortemente, como “sinal de alarme” isso indicava a ordem para partir. O último toque da trombeta era o sinal para juntar os pertences e partir 

5- Ressurreição e arrebatamento – I Tes. 4:16-17 – Não se trata aqui de uma ressurreição geral. Somente os mortos em Cristo e os vivos em Cristo serão transformados. Todos os demais mortos permanecerão nas suas sepulturas até o dia do juízo final.  João 5.28-29 “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.” o Senhor mencionou duas diferentes ressurreições: Esta afirmação, em conexão com 1 Tes 4.16, Esta é a chamada “primeira ressurreição”(Apocalipse 20.5-6). As outras pessoas, as que não estavam em Jesus, que não tinham um relacionamento pessoal com Ele, serão ressuscitadas mil anos mais tarde e então irão para o inferno (Ap 20.11-15).Na primeira ressurreição/arrebatamento, o Senhor Jesus deixará o Seu trono e, vindo do céu (da casa do Pai), aparecerá nos ares (1 Ts 4.17). Ele não virá de maneira visível sobre a terra, mas permanecerá na atmosfera superior. Os espíritos/almas dos que dormiram nEle. Na segunda vinda (Juízo) todo olho o verá

6- Estar para sempre com o Senhor – (I Tes. 4:17-18) – Esta garantia: “…estaremos para sempre com o Senhor”, é um consolo eterno acima de tudo o que é passageiro neste mundo… A partir desse momento, nada mais estará sujeito à morte para qualquer filho de Deus. Todas as tristezas do passado, todas as misérias e tentações, tudo será esquecido significa que a Igreja estará sempre onde Jesus estiver; ela participará de toda a Sua riqueza divina. Aquele que não tem Jesus perde a bendita e eterna esperança. 1 Ts 4.12  pessoas que estarão fora. Aquele que não está em Cristo não tem nenhum relacionamento com Deus; tal pessoa está “fora”, sem esperança, porque não tem lar. Uma pessoa sem Jesus ficará eternamente sem consolo e sem paz.

“Qual é a diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo?”

O Arrebatamento é quando Jesus Cristo retorna para buscar a SUA igreja, vão se encontrar com o Senhor no ar. Isso acontecerá em um momento, em um piscar do olho.

A Segunda Vinda é quando Jesus retorna para derrotar o anticristo, e estabelecer o seu Reino Milenar.
As diferenças importantes entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são:

a) No Arrebatamento, os crentes vão se encontrar com o Senhor nos ares Na Segunda Vinda, os crentes vão retornar com o Senhor à terra (Apocalipse 19:14).

b) O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; ).A Segunda Vinda ocorre depois do grande e horrível período da Tribulação

 c) O Arrebatamento é a remoção dos crentes da terra como um ato de libertação A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento 

d) O Arrebatamento vai ser “secreto” e instantâneo

A Segunda Vinda vai ser visível a todos (LER – Apocalipse 1:7;) 

A Volta de Jesus Cristo, é algo real – A qualquer momento, a Noiva de Cristo será retirada desta Terra. Médicos, motoristas, policiais, idosos, crianças e pessoas de todas as partes do mundo, das mais diversas atividades, sumirão como num abrir e fechar de olhos, causando grandes acidentes aos que ficarem.Quem irá subir? Somente participarão desse momento tão glorioso as pessoas que estiverem firmes na fé, esperando o seu Senhor com convicção e compromisso com a Palavra de Deus.

A igreja arrebatada não será composta de frequentadores de templos,Mas crentes transformados e santificados, que tomam a sua cruz diariamente, abrindo mãos das concupiscências de seu coração, mente e corpo para viverem uma vida de santidade e compromisso com Cristo.Muitos convertidos ao Senhor Jesus oscilam na fé com frequência, deixando que tudo seja motivo para o afastamento do caminho. A igreja que irá subir será aquele cristão que possui compromisso com a obra, sabendo que em Deus o seu trabalho não é vão.

É preciso orar e vigiar constantemente, não abrir mão dos valores cristãos por satisfações temporárias, permanecendo com unção e alegria de servir a Deus. Jesus espera uma igreja que não esteja vendida e corrompida com o pecado. São grandes as recompensas prometidas para o servo fielVocê aguarda o arrebatamento, como se ele fosse hoje? Se Jesus voltasse e arrebatasse agora a sua Igreja, você estaria preparado para subir? Glória a Deus ainda há tempo!

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.