Desistir é o atalho para a frustração. Quando você diz: “vou desistir”, então você interrompe radicalmente a promessa que um dia foi dado por Deus à sua vida. Desistir é mostrar com a atitude o que com palavras tenta-se esconder, ter medo e querer fugir sentindo-se só, os sonhos parecem que não vão se realizar.

Você hoje pode estar se sentindo vazio e sem ânimo, pois tudo parece bem distante do que é lógico, mas não desista. Há esperança para você. As respostas ainda não chegaram, mas elas vão chegar e você pode aguardar.

Todas as pessoas que não desistiram ao longo de suas vidas, mas enfrentaram com coragem e firmeza de coração os embates que lhes sobrevieram foram bem sucedidos em suas batalhas e marcaram  para sempre a vida de várias pessoas.

Motivos para desistir, com certeza, todos nós temos; aos montes eles estão aí em todas as áreas de nossa vida.  Se olharmos os gigantes, as fornalhas, a cova cheia de leões, a cegueira, a fome, o vinho que acabou, o deserto, as chagas, o grande mar-vermelho, o desafeto, a depressão, os inimigos… Nunca chegaremos a lugar algum.

Quando olharmos com olhar de vitória, nunca vamos dar oportunidade para a derrota, o nosso olhar de vitória sempre vai revelar também nossa fé, pois é de fé em fé que chega a vitória.

Então por favor não desista do que um dia Deus disse pra você, não desista do seus sonhos, dos seus projetos e do seu ministério. Se Deus falou,  se Deus te escolheu, se Deus colocou você nesse ministério, ele vai capacitar você,  Ele dá as ferramentas necessárias pra cada um como palavra, unção sabedoria discernimento e um coração para obra dele , ele vai te honrar creia, não desista nunca.  Se Deus colocou você nesse trabalho ele vai capacitar você a lidar com todo tipo de adversidade que surgir no seu caminho.  Seja com seu superior ou seu companheiro de trabalho os olhos do Senhor está sobre você acredite sempre, não desista nunca.  Se hoje você está enfrentado um luta muito grande no seu casamento ou na família com seus filhos parece que tudo em sua volta está para cair, você já não encontra força pra continuarem levante seus olhos e creia o Senhor vai te honrar creia não desista nunca.

 Vejamos alguns exemplos da Bíblia

  1. Calebe –  Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época. (Josué 14:10)

Aqui encontramos um Homem que não desistiu  da sua promessa, Calebe com 85 anos ele tinha a mesma disposição a mesma força de vontade, quando ele recebeu a promessa do monte, ele vai e conquista a terra de gigantes. Nós não podemos olhar o tamanho do nosso problema e sim o tamanho do nosso Deus. Calebe tinha tudo para não prosseguir em busca da sua promessa ele já estava com a idade avançada , poderia até estar  desmotivado, mesmo porque  sua herança era terra de gigantes.

Cansado de andar tanto tempo no deserto ele poderia olhar para sua rouba e falar até quando vou usar essa mesma roupa, esta mesma sandália até quando vou ficar andando no escuro , até quando vou comer a mesma comida, quando é que eu vou ter um lugar para descansar este velho e cansado corpo? Calebe não desistiu até que chegou o dia da sua de receber sua promessa. Calebe permaneceu fiel a Deus e recebeu integralmente a herança que lhe fora prometida. Deus lhe fez um promessa não desista. o Senhor e fiel para cumprir sua palavra então somente creia não desista ,não para no caminho

  1. Daniel na cova dos leões – “Ora, Daniel se destacou tanto entre os supervisores e os sátrapas por suas grandes qualidades, que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império.Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente. Finalmente esses homens disseram: “Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele”. E assim os supervisores e os sátrapas, de comum acordo, foram falar com o rei: “Ó rei Dario, vive para sempre!  Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões. Agora, ó rei, emite o decreto e assina-o para que não seja alterado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada”.  E o rei Dario assinou o decreto. Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus. “ (Daniel 6:3-10).

O Rei Dario pensava constituí-lo sobre todo o reino. Daniel era o principal dos três administradores que ajudava Dario no governo do império. Por causa do “espirito excelente” em Daniel, que incluía uma inteligência extraordinária. O Rei panejou dar-lhe um cargo acima de todos administradores e príncipes ou Prefeitos, Foi pela bondade de Deus que Daniel, ao oitenta anos de idade ainda tinha a mente vigorosa e aptidões claras. Todos os príncipes, se reunirão para tirar Daniel do caminho deles

Com inveja de Daniel e por causa da sua promoção, seus funcionários tramaram uma conspiração com base na sua fidelidade à lei do seu Deus . Combinaram juntos convencer o rei  Dario para a baixar um decreto, ao qual eles sabiam que Daniel não iria obedecer. Esta desobediência forçaria o rei a ordenara pena de morte. A lealdade irrestrita de Daniel a Deus e à sua palavra é o bom exemplo para todos os crentes . Devemos proceder com integridade e nos esforçarmos no trabalho , mesmo em situações difíceis sem transformar  as nossas convicções bíblicas, desta maneira Deus será honrado.

O decreto do rei não intimidou Daniel , também não mudou seus hábitos de oração, Suas Janelas permaneciam abertas em direção a Jerusalém onde antes existira o templo. Embora soubesse do perigo , Daniel não permitiu que nada o impedisse de fazer suas orações diante de Deus . De igual modo,  nos os crentes não devemos permitir que nada atrapalhe nossa comunhão com Deus nosso devocional diário com o Senhor. Daniel não parou, o que um dia começou, nada impedia sua comunhão com Deus por isso foi lançado na cova dos leões,  por trama daqueles que invejavam.. Nenhum dano se achou nele , porque crera no seu Deus.E no v-22 vemos que o anjo de Deus fechou a boca dos leões diante do profeta fiel, e este estava são e salvo.  Este livramento levou Dario a dar Testemunho do poder do Deus que é maior que o poder dos leões.

  1. Moisés e travessia Mar Vermelho – “Já lhe tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!”Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem.  O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”. (Êxodo 14:12-14)

Deus prometeu aos israelitas que ia lutar por eles, mas eles tinham a obrigação de avançar, pela Fé, em direção ao mar. Deus luta em prol dos seus, a medida que se andam pela fé e em obediência à sua palavra. Deus providenciou o vento forte que soprava para que os muros de Água não se rompessem. E o povo passarem sem dano algum, o Senhor providenciou  nuvem para os dias quentes e coluna de fogo para as noites. A travessia do mar vermelho foi um ato milagroso diretamente da parte de Deus. Moisés não desistiu, mesmo vendo o Mar à sua frente e o exército egípcio atrás dele. Ele creu que Deus cumpriria a promessa de leva-los à Terra Prometida.

  1. O cego de Jericó – Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”.  Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”. Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! “Ele o está chamando”. Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. “O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”.  “Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.” (Marcos 10:46-52).

Muitas vezes nos sentimos sozinhos e desiludidos com tudo o que está à nossa volta, mas sempre haverá uma porta aberta e um caminho para que possamos trilhar. Temos que seguir, ouvir tudo o que Deus tem para nos ensinar ao longo do caminho, e aprender que o que nos aguarda é bem melhor e está logo à nossa frente. Deus sempre tem uma porta aberta nas horas mais difíceis da nossa vida. Temos que ver com olhos espirituais o que está acontecendo ao nosso redor, e só depois termos uma ideia nítida da profundidade, da largura, do peso, da altura e do nível de dor e prejuízo que esses problemas estão nos causando.

Jesus quer se revelar a você! Quem te mandou desistir? Quem foi que lhe deu ordem para parar?

Esse é o melhor momento da sua vida. É o momento em que confronto de poderes está acontecendo a cada minuto. Os céus e a terra, o inferno e a glória de Deus se digladiam a cada instante. Um não quer a sua vitória, –   o outro morreu e ressuscitou para garantir que você fosse vencedor. Agora é hora de decidir de que lado você quer ficar. É hora de decidir que tipo de história você quer dar ao fim de tudo que começou na sua vida. Esse é o momento. Essa é a hora.

O que está fazendo você desistir?

São os problemas, os teus adversários, as dificuldades,  as necessidades, a fornalha cheia de todo o tipo de angústia que como chama de fogo querem arder no seu coração, a cegueira, a fome, o vinho que acabou, o deserto, as chagas, o grande mar vermelho, os gigantes? Não importa o que ou quem seja, esse é o bom momento para você olhar para Jesus. Esse é o momento para reagrupar toda a esperança que ainda lhe restou, levantar a cabeça, respirar fundo E DAR UM GLÓRIA A DEUS.

A ordem é para marchar, a ordem é para avançar.

Quem desistir, nunca saberá como terminará a batalha.

Quem continuar levantará a bandeira do triunfo completo sobre os inimigos, e com certeza, se cumprirá em sua vida a Palavra de Deus. Ele te faz “mais do que vencedor” (Rm 8.37).

Quem te mandou desistir não morreu, e muito menos ressuscitou.

Quem está do teu lado te dando forças para dar um passo a mais, este sim é Jesus de Nazaré. Ele quer que você segure nas vestes Dele e se lembre de que 1 João 4.4 é para você: “Maior é o que está comvocê do que o que está no mundo”.

Nunca desista!

Principalmente agora em que as possibilidades se esgotaram, quando nem os seus olhos conseguem ver absolutamente nada.  Não vincule a sua fé ao que os seus olhos estão vendo, mas lembre-se que como cego para as coisas humanas, você sempre terá os olhos abertos para o que é espiritual, e o que Deus te prometeu é eterno. Tudo o que você está atravessando vai passar, mas o que Deus vai te entregar, isto é seu para toda a eternidade.

Nunca desista e no final, saiba você, a vitória É VITÓRIA!

 

Que Deus te abençoe, Pr. Pinho.