Marcos 16:1-11 

 Não é possível contar a história da Ressurreição de Cristo sem falar também de Maria Madalena.

Era um domingo pela manhã, era o domingo da ressurreição do Senhor Jesus.; no v.2 diz: “E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro…” Podemos ver neste texto o destaque dessa mulher, Maria Madalena, que acompanhou desde a crucificação até a ressurreição do Senhor Jesus Cristo:

v.1Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus.”

v.9 – “Quando Jesus ressuscitou, na madrugada do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi e contou aos que com ele tinham estado; eles estavam lamentando e chorando. Quando ouviram que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não creram.

Quem foi Maria Madalena? Maria Madalena é assim chamada por ser de Magdala, aldeia de pescadores que ficava na costa oeste do mar da Galileia, próxima a cidade de Tiberíades. Antes de conhecer ao Senhor, ela tinha uma vida miserável. Ela não era uma mulher feliz, Ela era uma mulher possuída por vários demônios. Apesar desta vida de sofrimento e pesadelos, ela, um certo dia, ouviu a voz dAquele que iria tirá-la para sempre do mundo das trevas e colocá-la no mundo da luz. Jesus libertou-a daqueles demônios que a atormentavam e dominavam e a transformou numa nova criatura…

Ela teria sido uma prostituta que foi transformada pela palavra de Cristo. Depois que Maria Madalena teve seu encontro com Jesus ela mudou de vida totalmente. Agora, Maria Madalena saiu daquele mundo de pecado e se tornou uma nova criatura – Tudo ficou para trás. Andar na Presença de Jesus era seu principal objetivo. Ela, de todo o coração, estava agradecida ao Senhor por tudo que Ele fizera por ela. Olhando para o seu passado, jamais poderia imaginar que Jesus se tornaria seu amigo. Ela, a nossos olhos, seria uma amiga improvável, mas Deus nos diz em Isaias 55:8Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor” Amém! Jesus não é como eu e você que olha só para a aparência. Jesus conhece a sinceridade do coração de cada um de nós.

Maria Madalena era uma discípula fiel de Jesus, pois recebeu de Jesus uma grande libertação – v. 9 “…Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios.” Depois da sua libertação e conversão, ela passou a servir a Jesus em seu Ministério com os seus bens. Juntamente com outras mulheres que davam sustentação ao Ministério de Jesus. Maria Madalena seguiu, fielmente Jesus por três anos. Como ela outrora era uma escrava de Satanás, agora queria que Jesus libertasse outros dessa escravatura, e se empenhava para isso. Como é importante compartilharmos com o próximo aquilo que Jesus fez em nossa vida. Essa mulher outrora aprisionada por Satanás, agora servia e acompanhava o Ministério de Jesus Cristo.

Maria Madalena teve um grande papel no Ministério de Jesus, principalmente nesses momentos derradeiros do Ministério de Jesus:

a) Momentos Derradeiros do Ministério de Jesus – Na sexta-feira da crucificação quando todos os discípulos de Jesus se amedrontaram e se esconderam, Maria Madalena se colocou diante da Cruz e ali ficou o tempo todo. João 19.25-E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.” Maria Madalena enfrentou toda a perseguição e qualquer descriminação, porque o seu amor por Jesus era sincero e verdadeiro. Ela não servia a Jesus interessada apenas na benção; mas servia a Jesus pelo que Ele era para ela: O seu libertador, o seu Salvador. E eu pergunto: o que Jesus é para você? Você está atrás de Jesus pelo que Ele pode fazer ou pelo que Ele é?

b) Quando José de Arimateia pediu o corpo de Jesus para o colocar no sepulcro, Maria Madalena acompanhou para ver onde o colocariam. Mateus.27.61 “E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro.” Maria Madalena foi corajosa e acompanhou o sepultamento de Jesus. A conversão de Maria Madalena foi realmente verdadeira. Esses três dias, da sexta-feira até o domingo, Maria Madalena ficou inteiramente concentrada nesse fato. Creio que ela não dormiu direito e nem comeu direito, totalmente voltada para este acontecimento que mudou a história

c) Chegou o Domingo – Em Marcos 16:1 a Bíblia diz que “Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram aromas para irem ungi-Lo”. Foram de manhã bem cedo, ao nascer do sol. E quando chegaram ao sepulcro, viram que a pedra estava revolvida. E entrando viram dois anjos assentados à direita, vestido de uma roupa branca comprida, que disse: “Não vos assusteis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.”

Jesus aparece primeiro a Maria Madalena – v.9 – Olhando nas páginas dos Evangelhos pouca importância vemos em Maria Madalena. Mas essa mulher teve a experiência única de ver Jesus Cristo crucificado e ser a primeira pessoa de ver Jesus Cristo ressuscitado.

Maria Madalena tinha sido escolhida por Deus para esse acontecimento. Por que Maria Madalena e não um dos discípulos? Porque Maria Madalena e não a mãe de Jesus? Por quê Maria Madalena e não um sacerdotes? Por quê? Creio que a aparição a ela em primeiro lugar, foi o reconhecimento de Jesus a fidelidade dela. Pedro negou Jesus por 3x e depois fugiu. Judas esteve ao lado Dele três anos, mas o coração estava longe e sabemos o final. Porque Maria Madalena era humilde. Porque Maria Madalena era agradecida por ter sido liberta das garras de Satanás. Ela enfrentou tudo a sua volta para adorar ao Senhor Jesus. Comprou aromas para ungir o corpo de Maria Madalena tinha um coração de uma adoradora. Por que essa mulher obscura foi escolhida para esta grande honra? O testemunho de uma mulher que não era ainda aceitável pelos tribunais! A resposta é bastante simples: Maria Madalena foi a primeira na tumba à luz no início daquela hora da manhã. Ela foi a primeira a relatar que o corpo estava faltando. Ela foi a primeira a voltar para o túmulo. Ela foi a primeira a procurar avidamente onde tinham colocado o corpo de Cristo. Era natural que ela deveria ser a primeira a ver o Senhor a quem amava mais do que a vida.

Maria Madalena seguiu, fielmente, Jesus por três anosEla, com outras mulheres, O servia e sustentava com os poucos recursos que possuía. Para ela, estar convivendo com o próprio Deus era um céu… ouvir Seus ensinamentos, crescendo cada dia mais, ver seus milagres e viver encantada com tamanho pode

O que mais Maria desejava em sua vida? Nada poderia satisfazê-la mais do que seguir a Jesus passo a passo. Muitas de nós seguimos a Jesus um passo sim e um passo não. Este nosso caminhar não agrada a Deus. A nossa dedicação a Ele deve ser total, como Maria Madalena. É impressionante o amor que Maria Madalena demonstra pelo mestre que ela julgava morto. O fato de ir de madrugada visitar o sepulcro já demonstra um desejo intenso de estar perto dele o mais rápido possível.

Pensemos em nossas vidas, será que podemos dizer que também em nós existe esse amor intenso por Jesus? Sentimos tanto a sua falta quando nos percebemos longe dele?

João 20:15-16 – Jesus a chama amorosamente pelo nome “Maria” – Maria chorava, e quando se virou, viu Jesus de pé. O Senhor, então amorosamente a chama pelo nome “Maria” Ela conheceu quem estava ali, era o Senhor. Emocionada e feliz ela respondeu “Rabôni” que quer dizer “Mestre”. Isso se chama intimidade, pois Maria nunca abandou Jesus. Intimidade com Cristo – na vida diária, no serviço profissional ou religioso, no devocional, nas orações e no compartilhar a vida de deus em nós sempre produz revelações profundas do reino de deus em nossas vidas. Esta aproximação produz um amor profundo pela pessoa do salvador, do santo, do amigo jesus.

O amor entre ela e Jesus era o amor de um discípulo para com seu mestre, como de uma filha para com seu pai amoroso, de uma devedora perdoada para com o seu amável antigo credor, de uma criatura salva para com o seu Salvador. Jesus, para ela era sinônimo de cura, de amor, do perdão de uma dívida impagável, de alegria, de esperança, sentimento de uma escrava resgatada para com o seu amo,

João 20: 18 “Eu vi o Senhor!” – Essa foi a grande proclamação de Maria Madalena. Saiu correndo, e foi avisar aos discípulos. E nós estamos dizendo fazendo o mesmo no “indo” de Jesus?

O resultado da busca – Essa busca por agradar a Deus levou Maria Madalena à cena de dois momentos mais importantes de Jesus: a crucificação e a ressurreição. A sua disposição em seguir Jesus e seu desejo de estar sempre em Sua Presença a levaram para viver e ver o que era sobrenatural. É esse o exemplo que Maria Madalena deixa para nós. Não interessa o que aconteceu antes, qual era o problema, os pecados, a partir do momento que há abertura para conhecer o novo, que é Jesus, o sobrenatural pode acontecer. Basta se dispor a segui-Lo, a ajudar no que for preciso em Sua Obra, que Ele conhece a intenção de cada coração e é justo para nos fazer viver o melhor desta Terra.

Conclusão:

Que assim como Maria Madalena que se prostrou junto à cruz do seu Salvador, nós também nos prostremos a os Seus pés para reverenciá-Lo, adorá-Lo e louvá-Lo. Que assim como Maria Madalena que foi anunciar que Cristo havia ressuscitado, sejamos também mensageiras do Senhor, anunciando ao mundo que Jesus ressuscitou e que só Ele pode dar a vida eterna a todo aquele que nEle crê.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.