Quem nunca passou por uma tribulação? Creio que todos nós já passamos e poderemos passar novamente por uma adversidade. Você pode estar se sentindo por baixo, mas a promessa de Deus hoje é que você será capaz, não apenas de enfrentar sem medo as condições adversas e as turbulências que estão vindo sobre o mundo. Sabendo que Deus fará provisão para as suas necessidades futura, mas também as de agora.

Deus prometeu que em tempo de escassez você desfrutara: será satisfeito. A palavra “Satisfeito” tradução da palavra hebraica “Saba” que significa, Encher-se até a Fartura “Estar Cheio” “Ter abundância”.

 Texto bíblico: Salmos 37:18-19 e I Reis 17:1-16

No texto em que lemos Ele nos da à garantia de que Deus sabe o destino supremo dos que andam retamente diante dEle.

 A sua herança é eterna – Sabemos que temos uma herança eterna esperando por nós no céu! Mas Deus, também está interessado em nossa existência diária, agora aqui na terra. Ele está interessado em suas necessidades financeiras, familiares, emocionais, profissionais, sentimentais e nos problemas que hoje você enfrenta. Ele sabe do que você precisa antes mesmo que você lhe peça e promete que no tempo da adversidade, você não será envergonhado. Isso quer dizer que seja lá qual for a circunstância, você nunca será serrotado, contanto que você confie nEle. Você e eu não estamos isentos nem imune às adversidades, aos problemas e as dores, mas temos a promessa de que seremos libertos de todas as tribulações. Ele o livrará do laço do caçador (Salmos 91:3)

 Muitas adversidades surgem ao longo da vida e uma delas é a financeira. Uma das primeiras coisas que atacam a sua mente, quando você enfrenta a escassez financeira é o espírito do medo. Para quebrar esse jugo, você deve primeiro quebrar o jugo do medo. Sabe por que surge o medo?

Porque surgem despesas inesperadas, conserto de carro, gastos médicos, hospital, contas que ficam atrasadas, você começa a ter a mente atormentada pelo medo. Você teme ficar sem dinheiro para suprir as necessidades básicas de sua família, alimento, vestuário, moradia e transporte. Você fica com medo de perder o emprego, e não ter mais com se sustentar. Receia perder a casa e não ter mais onde morar. Para receber a provisão de Deus no tempo de luta, repreenda o espírito do medo, que o impede de agir com fé na palavra de Deus. Amém!

I Reis 17:1-16

No texto que lemos, vemos uma viúva que venceu o espírito do medo. Ela agiu com base na palavra do profeta e recebeu a provisão de Deus. Naquele tempo houve uma grande seca em Israel e nos arredores. Deus enviou uma seca sobre a nação israelita como castigo pelo pecado e pela grande apostaria. Os céus se encheram, conforme a apalavra de Elias, ele profetizou uma seca de três anos e meio. A terra tornou-se estéril e árida as colheitas se perderam, pessoas e animais começaram a morrer de fome. Em meio a essa grande seca, porém, vemos a provisão de Deus a suprir as necessidades de Elias bem como as da viúva de Serepta.

 Mas quem era Elias?

Elias, um homem abençoado.

  • Elias foi humano com nós (Tiago 5: 17)
  • Elias foi poderoso na aliança com Deus (Tiago 5: 17-18)
  • Elias foi testemunha destemida (I Reis 17:1 18:15)
  • Elias foi um homem perseguido (I Reis 18:10; 19:2)
  • Mas também foi um homem a provado por Deus (II Reis 2:11)

Deus apareceu a Elias e disse-lhe o que fazer. Ordenou que o profeta fosse ao riacho de Queribe, perto do Rio Jordão. O lugar de provisão de Deus para ele foi durante cerca de um ano. Deus disse a Elias “Dei ordens aos corvos para alimentá-lo lá”. Sabe não foi por capricho da natureza nem mera coincidência que os corvos levaram carne e pão ao profeta todas as manhãs e tardes. Foi por ordem Divina.  Deus pode enviar ajuda para você agora. Elias não questionou Deus, ele não sentiu medo nem teve duvida, apenas obedeceu e seguiu a direção do Senhor. Quando você enfrentar uma crise financeira será crucial ouvir o que o Senhor tem a dizer sobre a situação e então agir em obediência ao que Ele determinar. A viúva era uma gentil que morava em um país onde o povo adorava Baal. Não conhecia o Deus de Israel. Elas e seu filho estavam para morrer de fome. Estavam no auge da crise. Tudo que lhes sobrara era um punhado de farinha e um pouco de azeite num vaso. Não havia ninguém a quem pudessem recorrer

Essa mulher sem dúvida estava fraca por não ter comida o suficiente, havia esticado ao máximo as suas escassas de provisões. Essa mulher estava exausta, temorosa e deprimida, perderá completamente a esperança e preparava-se para morrer. Durante a adversidade um espírito de depressão e de desespero tentará estabelecer uma fortaleza em sua vida, mas você deve resistir e repreender esses espíritos em nome de Jesus.  Estabeleça o foco sobre o que Deus lhe prometeu, não sobre a necessidade. Vamos nos colocar no lugar dessa mulher, tente imaginar como ela se sentia enfrentando aquela situação. Foi no momento de maior desespero que ela encontrou o profeta Elias.  Ela havia ido para o portão da cidade a fim de juntar gravetos para acender o fogo e prepara a última refeição para ela e seu filho.

Elias chamou-a e pediupode me trazer um pouco d’agua numa jarra para eu beber?” Enquanto ela buscava a água ele gritou. por favor, traga também um pedaço de pão (v.10)”.  Então a mulher informou ao profeta que tudo o que ela possuía era um punhado de farinha e um pouco de azeite, que ela iria usá-los para cozinhar a sua última refeição, depois ela e o seu filho se preparariam para morrer. Os recursos naturais da mulher estavam completamente esgotados. Um espírito do medo a mantinha presa, ela enxergava apenas seus limitadíssimos recursos o último punhado de farinha e o restinho de azeite. Mas seu punhado de farinha e o pouco de azeite era o que Deus necessitava para realizar um milagre de multiplicação em sua vida.

Se você mantiver seus olhos apenas nos problemas seja ele financeiro, conjugal, familiar, sentimental ou profissional, também terá medo, como a viúva. Quanto mais olhar para as dificuldades mais insuperáveis elas parecerão. O medo amarrará, impedirá que você receba no espírito as promessas de Deus, a vitória. A mulher apavorou-se com a idéia de dar comida ao profeta de Deus, porque humanamente falando, sabia que não restaria nada para ela e o seu filho. Ela não sabia o que Deus havia colocado uma palavra na boca de seu servo e que ele enviaria para quebrar aquele jugo de pobreza.  Elias disse “não tenha medo” e pediu  à viúva que tomasse aquele resto de provisão preparasse um bolo para ele e depois fosse para casa preparar algo para si e para seu filho. Então Elias tornou-a ciente da promessa de Deus “assim diz o Senhor, o Deus de Israel: A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra (v.14)”.

A viúva reconheceu Elias como profeta do Deus de Israel e aceitou a mensagem como proveniente de Deus. Ela recebeu a palavra do Senhor pelos lábios do profeta, ela venceu o medo e agiu com base na promessa divina.

 Deus abençoe, Pr. Pinho.