Introdução
“Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:4-8

Após sua morte e ressurreição, Jesus apareceu aos discípulos por quarenta dias, falando acerca do Reino de Deus. E nessa ocasião, antes de subir aos céus Ele dá algumas instruções aos discípulos: não saíam de Jerusalém e esperem a promessa. Qual promessa? O Espírito Santo. E junto com o Espírito uma promessa de poder.

Quem é o Espírito Santo?

Deus é um Ser triuno: Pai, Filho e Espírito Santo formam um só Deus. O Espírito Santo é tão Deus como o Pai e o Filho. A trindade são três manifestações de um só Deus.

No Velho Testamento vemos as coisas acontecendo através o do Pai, no Novo Testamento as coisas acontecem através do Filho. Mas após a vinda do Espírito Santo as coisas passam a acontecer por intermédio Dele. Hoje não temos Deus do lado, temos Deus dentro.

Francis Chan, um pastor americano, costuma chamar o Espírito Santo de “o Deus esquecido” e diz a seguinte frase: “Se eu fosse o diabo e quisesse parar a caminhada de qualquer cristão com o Senhor, eu não faria muitas coisas, eu só faria uma coisa, eu impediria essa pessoa de ter um relacionamento profundo com o Espírito Santo.”

Existem conceitos errôneos sobre a identidade do Espírito Santo, alguns os vêem como uma força mística ou uma energia. Outros como um poder, sentimentos e sensações físicas e emocionais. Confundimos as manifestações do Espírito Santo com quem de fato Ele é.

Mas a Bíblia nos diz que o Espírito Santo é Deus, também nos diz que Ele é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e vontades. Vejamos o que a Bíblia fala sobre o Espírito Santo:

Ele é Onipresente: Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Salmos 139:7,8

Ele é Onisciente: “…mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.” 1 Coríntios 2:10

Ele se entristece: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30

Ele intercede por nós: “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” Romanos 8:26,27

Ele toma as decisões de acordo com a Sua vontade: “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.” 1 Coríntios 12:7-11

É o consolador/conselheiro: “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.” João 15:26

Ele nos dá sabedoria: “…pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer”. Lucas 12:12

O Espírito Santo na vida do cristão

A grande preocupação do diabo não é nos ver na igreja, mas é nos ver tendo um relacionamento íntimo com o Espírito Santo. Porque diferente de nós, o diabo sabe o poder que há num cristão cheio do Espírito Santo, ele se transforma em uma grande ameaça para satanás.

Para isso ele tem colocado mentiras na mente dos cristãos, alguns ele faz acreditar que não precisam do Espírito Santo, que era algo só para a época dos apóstolos. Outros ele faz entregar para pessoas o que deveria entregar para o Espírito Santo, que só a oração do Pastor tal que tem poder. Ou ainda faz acreditar que o Espírito Santo está em coisas: lenço, copo de água, flor. Ou em sensações: pular, chorar, gritar, girar. Ele coloca os olhos e a fé das pessoas nessas coisas, para impedi-las de ter um relacionamento com o Espírito Santo.

Nós pedimos tantas coisas pra Deus e ele quer nos dar só uma coisa, o Espírito Santo. Ele está tentando nos dizer: “Meu filho, você só precisa de uma coisa, do enchimento do Espírito Santo. Se você for cheio do Espírito Santo as coisas ao seu redor acontecerão facilmente. ”

Nós vivemos pela força do nosso braço, gastamos nossa vida, nosso tempo, nossa saúde, nosso dinheiro e nossa energia em resolver nossos problemas sozinhos. Passamos a noite em claro buscando formas de resolver nossa vida financeira, como vamos pagar nossas dívidas, buscamos livros de autoajuda e terapia para resolver nossos problemas interiores, buscamos os melhores médicos e tratamentos para nos curar.

Vivemos nos arrastando e reclamando de tudo, cedendo às pressões do dia-a-dia. E enquanto isso o Espírito Santo tá ali do nosso lado dizendo: “deixa eu resolver tudo isso pra você, deixa eu entrar na sua vida e te ajudar.”

O grande desafio de Deus não é te curar, te dar uma casa ou um carro, te dar um bom emprego, isso Ele faz no estalar dos dedos. O grande desafio de Deus é nos transformar por dentro, é nos fazer enxergar que precisamos ter um relacionamento íntimo com o Espírito Santo. O Espírito Santo dentro de nós muda nossas vidas, Ele coloca ordem no caos da nossa vida.

Se vivermos pela força do Espírito Santo as coisas fluem mais facilmente. A vida sem o Espírito Santo é como dirigir um carro com direção manual, fica mais duro, mais difícil.

O resultado de uma vida cheia do Espírito Santo

Muitas pessoas não querem ser cheias do Espírito Santo porque não conhecem os benefícios que o Espírito Santo traz. Em Atos 2:8 diz: “e recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”, ou seja, o Espírito Santo nos dá poder. Poder pra quê?

Vejamos na Bíblia o resultado do Espírito Santo na vida de algumas pessoas:

Força física e saúde (Sansão) – A força de Sansão não estava nos seus cabelos e sim no Espírito Santo que habitava nele. Quando o seu cabelo é cortado e ele perde sua força a Bíblia diz em Juízes 16:20: “Mas ele não sabia que o Senhor havia se retirado dele.”

Sabedoria para lidar com os conflitos do dia-a-dia (Salomão) – A sabedoria de Salomão não veio de estudos, cursos ou palestras, veio através do Espírito Santo que habitava dentro dele.

Força para vencer o pecado (José) – José era um homem comum, com vontades e desejos. Ele não venceu a tentação porque era melhor, mas porque tinha o Espírito Santo.

Unção para ganhar vidas (Pedro) – Em Atos 2 vemos que após a descida do Espírito Santo, Pedro fez sua primeira pregação e ali 3 mil pessoas foram convertidas.

Sendo cheio do Espírito Santo

“Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.” Atos 2:1-4

Obedeça suas ordens: Em Atos 1 vimos que Jesus ordena aos discípulos que não saíssem de Jerusalém e esperassem o derramamento do Espírito Santo. No capítulo 2 vemos que eles estavam reunidos num só lugar. Ou seja, eles obedeceram a ordem de Jesus.

Invista tempo no relacionamento com o Espírito Santo: precisamos gastar tempo em oração diariamente, Ele deve se tornar nosso melhor amigo, precisamos conversar com Ele, leva-Lo para nosso dia-a-dia. Mas Atos 2 também diz que “estavam reunidos num só lugar”. Ou seja, precisamos estar unidos como corpo, como PG, como igreja, precisamos buscar juntos.

Não tem como ser cheio do Espírito Santo e ficar parado como uma estátua: Ao receber o Espírito Santo os discípulos passaram a falar em novas línguas, a Bíblia diz que muitos zombavam dizendo que eles estavam bêbados. Isso nos mostra que o quando somos cheios do Espírito Santo no nosso interior, isso transborda para o nosso exterior.

Nos encher do Espírito Santo é com Deus, mas manter o Espírito é conosco: A Bíblia nunca fala ter um pingo do Espírito Santo, mas ser “cheio” do Espírito Santo. Muitas vezes somos cheios do Espírito Santo num culto, num Encontro ou Congresso. Caímos, choramos, trememos, gritamos e por alguns dias ficamos pegando fogo, mas com o passar o tempo voltamos a esfriar. Se houver rachaduras (brechas) em nós, não nos manteremos cheios do Espírito Santo. Não podemos insistir em encher uma estrutura velha.

Deus quer levantar uma geração cheia do Espírito Santo (Atos 2:17-21): Nos preocupamos com que nossos filhos tenham os melhores estudos, falem outro idioma, mas não nos preocupamos que sejam cheios do Espírito Santo. Cadê os pais cheio do Espírito Santo?

Conclusão:

Deus quer se revelar à nós na pessoa do Espírito Santo, nos levar a um relacionamento mais íntimo e intenso com Ele. Não se acomode em apenas ter o Espírito Santo, preocupe-se em manter-se sempre cheio. Pare de buscar soluções naturais para os seus problemas, deixe o Espírito Santo te encher de poder, poder para vencer seus medos, seus inimigos, seus pecados.

Se você quer ver nossa igreja cheia, esses peixes sendo conquistados, seja cheio do Espírito Santo. Se você quer ser curado, seja cheio do Espírito Santo. Se você quer ser usado por Ele, seja cheio do Espírito Santo.

 

 

Deus abençoe, Nívia Augusto.