O que posso falar sobre a bíblia?

Temos bíblias de todos os tipos, gostos e tamanhos: bíblia grande, bíblia pequena, bíblias na linguagem de ontem, de hoje e de amanhã, bíblia para crianças, adolescentes, jovens e adultos, homens e mulheres; como também, temos bíblias normais e bíblias de estudo (sheed, anotada, viva, pentecostal etc.).

E mesmo assim poucos leem este livro sagrado. Hoje vemos, até mesmo, dentro de nossas igrejas um número crescente de crentes, irmãos em cristo, que não tem o hábito de ler a palavra de deus, que não tem o costume de estudar a palavra de deus. e com isso posso dizer que, vivemos um período de crise, no mundo e nas igrejas.

Como o mundo seria diferente se a bíblia fosse lida e aplicada na vida das pessoas. Atualmente, encontramos muitas pessoas e até mesmos crentes, servos do senhor, vivendo em conflitos interiores, conflitos com outras pessoas, tendo uma vida completamente destruída, pessoas vivendo em depressão, alcoólatras, adúlteros, envolvidos com ocultismo, esoterismo, e viciados em drogas e em jogo, servos de deus, que enchem o seu vocabulário de palavrões, de gírias chulas, de imoralidade e promiscuidade, até uns que se prostituem constantemente.

Estes não se importam em viver de forma imoral e ignorante, como se não conhecessem a palavra de libertação, que é a palavra de deus.

Também vimos, nos últimos anos, pessoas famosas que se convertem e continuam as suas vidas profissionais como se nada tivesse mudado em suas vidas: posando nuas para revistas masculinas, cantando músicas que negam a palavra de deus, fazendo parte do elenco de novelas que falam de magia, reencarnação, traição, sexo e uma infinidade de coisas que se contradizem com o que a bíblia ensina. São esses os crentes que inundam as nossas igrejas.

Ouvimos sempre um certo trecho da bíblia em João 8: 32 que diz:

“a verdade vos libertará”. Mas me permita lhe apresentar um pequeno segredo: isso não é verdade! Sei que muitos de vocês estão chocados com o que eu disse. Talvez pensem: como pode dizer tal coisa? Está na bíblia.

Foram palavras do próprio Jesus. Ouço isso ser ensinado o tempo todo: “a verdade vos libertará”. Estou aqui para lhes dizer: “não, ela não libertará.” por quê? Não libertará porque não é o que a bíblia diz.

Vamos examinar juntos a passagem completa – . “João 8:31-32” jesus dizia pois aos judeus que criam nele: se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Mais uma vez, alguns de vocês estão pensando: está vendo? Está bem aí na sua frente: “a verdade vos libertará.”, mas será que é isso mesmo que Jesus estava dizendo? Leia novamente o versículo.

Consegue ver? Jesus disse primeiro: “e conhecereis a verdade.” isso significa que você entenderá a verdade; e depois, somente depois – quando conhecer a palavra de deus e entender a palavra de deus – é que esta verdade “o libertará.”

Se permanecermos ignorantes sobre o que a bíblia diz, a verdade continuará sendo a verdade, mas esta verdade não nos ajudará muito até que a compreendamos. por isso, é necessário que nos alimentemos da palavra de deus, é fundamental que nossas mentes e corações se encham da palavra do senhor para que, então, sejamos libertos.

Libertos do que? Libertos da idolatria que nos impede de adorarmos somente a deus. Livres da angústia que acinzenta nossos dias. Livres do medo que paralisa a fé. Livres das preocupações que cegam a esperança. Livras da ansiedade que nos faz agir sem a orientação do pai. Livres do pecado. Livres de toda opressão maligna.

A verdade liberta quando você a conhece e a absorve – faça da leitura da bíblia um hábito cotidiano
E permita que o senhor te oriente te console, te fortaleça, te responda e te abençoe por meio de suas promessas. a leitura da bíblia é tão importante na vida de uma pessoa; mais tão importante que.

Em João 8:51 lemos: “em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”. “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” – é na bíblia que encontramos a palavra de libertação. Ela mostra tudo o que precisamos para viver de maneira segura, confiante e descente.

E os irmãos já ouviram falar do crente normal? Vocês conhecem algum crente normal? Eu não sei se conheço, mas já ouvi alguns irmãos em cristo dizerem que só querem ser um crente normal. Um crente normal é aquele que lê a bíblia de vez em quando, que ora só quando sente necessidade, que vai a igreja no domingo a noite e olhe lá, que prefere, mil vezes, ir para uma festa secular do que ir para um culto.

Crente esse, que troca o trabalho no reino de deus, pra ficar em casa dormindo ou pra ir ao shopping.
Crente esse, que não sabe falar de Jesus e que não conhece a bíblia.

É por isso que ele deseja ser um crente normal. Porque não conhece a palavra da verdade, a palavra cheia de poder, a palavra que transforma os corações, a palavra de deus. Se os crentes normais lessem a bíblia veriam lá em Mateus 6.33 aprenderiam: “… busque primeiro o reino de deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” ·.

João 8:31-32 “jesus dizia pois aos judeus que criam nele: se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Considere as implicações desta afirmação.

O que é “a verdade”? A verdade é: Jesus e a palavra

João 14:6 “respondeu Jesus: “eu sou o caminho, a verdade e a vida”. ninguém vem ao pai, a não ser por mim.

João 17:17 “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

Ele diz: “conhecereis a verdade”.

Quando Jesus disse: “… então, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Ele estava demonstrando a necessidade de estarmos unidos a ele, pois ele é a verdade que liberta = através da sua palavra. E como vou conhecer “a verdade” se não leio a palavra.

“vos libertará” – libertar-se é se tornar livre de algo que nos aprisiona. Muitas vezes, estamos presos em algo que não queremos aceitar.

Libertar de quê? Do pecado que nos assedia e do diabo que nos aprisiona

Liberdade para quê? Para uma nova vida e para salvação

A bíblia é muito mais do que um manual de doutrinas – “é a palavra de deus escrita”

E a palavra de deus gera a vida, cria a fé, produz mudanças, afugenta o diabo, realiza milagres, cura feridas, edifica o caráter, transforma as circunstâncias, transmite alegria, supera a adversidade, derrota a tentação, libera poder, limpa nossas mentes e nos garante o futuro eterno! Não podemos viver sem a palavra de deus! Nunca subestime o valor dela.

O testemunho – ao conhecermos a verdade que é a palavra, essas vai gerar transformação em nossas vidas e consequentemente seremos “testemunhos” para quem tiver ao nosso redor.

O testemunho cristão refere-se ao comportamento e as atitudes dos servos de deus, de acordo com o modelo bíblico, que o cristão demonstra, no seu dia-a-dia, que é um discípulo de jesus. Demonstrando à sociedade que somos novas criaturas. E não há nenhum erro em tornar conhecidas a mudanças realizadas em nós, por intermédio da ação do espírito santo, desde que o objetivo não seja a auto glorificação.

Através do testemunho cristão, o crente demonstra à sociedade que já não é mais o mesmo, e que sua vida foi transformada, tornando-se numa nova criatura. Através do seu testemunho pessoal, o cristão também evangeliza. Sua própria vida já é um testemunho vivo do poder de deus. A realidade que a verdade liberta.

Conclusão

“e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (João 8.32).

Deus quer nos ver totalmente livres:

– no corpo, de coisas que podem se tornar vícios;

– na alma de qualquer coisa dentro de si mesmo que amedronta;

– no espírito de qualquer influência de pessoas que possa se tornar uma idolatria

 

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.