Atos 12.5-7 “Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se! “, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.”

Esta passagem da Bíblia nos faz considerar um pouco a dolorosa experiência de passar a vida em prisão. Uma vez perguntaram a um preso: “Se você pudesse apagar algumas lembranças, quais apagaria”. O preso disse: “Eu apagaria a lembrança da prisão.” Porque é triste passar a vida numa prisão! Nela a liberdade da pessoa é simplesmente tirada.

Há muita gente vivendo em prisões – O v.5 diz que Pedro “ficou detido na prisão“. Tem muita gente como Pedro, presas em algum tipo de prisão. Muitas pessoas estão presas em prisões de casamentos fracassados, prisões de dívidas impagáveis, prisões de enfermidades de causa desconhecida, prisões de angústias e depressões profundas; muitas pessoas estão presas numa cadeia de medo, numa prisão de raiva, presas em prisão de amargura, de decepção, prisões de depressão.

Quantas pessoas em nossos dias já nem passeiam em frente às próprias casas, porque têm medo da violência – estão presas! Estão presas, não apenas em prisões de medo, de insegurança, mas por muitos outros tipos de prisões. E Jesus, certa ocasião, falou sobre pessoas que vivem em prisões de pecado, Em João 8:34 Ele disse: “…todo aquele que comete pecado é escravo do pecado“.

Lucas 13:10-13 –“ Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: “Mulher, você está livre da sua doença”. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.”

Aqui temos a História de uma mulher que estava dominada por um espírito de enfermidade, há mais de 18 anos. Aquela mulher não conseguia se endireitar…A prisão daquela mulher era a sua doença. A sua enfermidade é que a mantinha presa, sem liberdade por 18 anos! Mas Jesus chamou a mulher e disse: “Mulher, estás livre da tua enfermidade“. Jesus tem esse poder! As prisões são destruídas quando cremos no poder de Jesus.

Agora, a próxima coisa que percebemos nesta passagem é que: pior ainda que estar numa prisão, é estar numa prisão imobilizado e impotente : v. 6″… ligado entre duas algemas…” Pedro, além de estar detido na prisão, ele estava preso com duas algemas, entre dois soldados e sentinelas que montavam guarda à entrada do cárcere, no portão da cadeia. Como era a situação de Pedro? Imobilizado e impotente! Essas algemas de Pedro simbolizam a nossa impotência também: A nossa incapacidade, em muitas circunstâncias, de resolver os nossos próprios problemas.

Talvez você deseje a vitória, mas não consegue ter ações que gerem esta vitória. Muitos cristãos  tem vontade de ter uma vida mudada, uma vida restaurada, mas simplesmente não conseguem, porque estão atados, algemados. Quantos aqui em nosso meio tem tido uma experiência assim nos últimos dias? …nos últimos meses ou mesmo nos últimos anos? …tem procurado se endireitar, mas que não tem conseguido? Mas hoje quero te dizer a vocês que “ Se crerem, verão a glória de Deus.” Suas cadeias serão abertas e você voltará livre para o seu lugar!

Lucas 5:17-26Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns professores da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galiléia e da Judéia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes (aleluia!). Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico.

Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: -Meu amigo, os seus pecados estão perdoados! Os professores da Lei e os fariseus começaram a pensar: – Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder.

Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: -Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande?” Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: -Eu digo a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo: -Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!”

Temos a história de outra pessoa, um homem que estava dominado pela prisão da paralisia. Ele desejava a cura, a vitória, mas também estava impotente para isto (ele não podia se endireitar, não podia andar, não podia nem se mexer sozinho!). Muitas são as pessoas que estão sofrendo hoje, exatamente como aquele homem paralítico sofria: estão cheias de vontade de sarar, cheias de vontade de mudar, de melhorar, mas nada conseguem fazer por si mesmas, porque estão atadas.

Mas no caso daquele homem preso na cadeia da paralisia, se você prestou atenção, está escrito no v.18, que alguns homens apareceram para ajudá-lo a conseguir a sua vitória. Que homens bons! Que pessoas de bom coração foram aqueles homens! Encontraram um ser humano ferido, preso ao leito da paralisia, e se reuniram para ajudá-lo.

A Bíblia diz: “Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus… (Mas havia uma multidão!) …Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Esses homens que ajudaram o paralítico, representam a Igreja do Senhor Jesus.

De volta aqui ao texto de Atos 12, também lemos no v.5, que a Igreja estava ajudando Pedro. Aí está escrito: “Pedro… ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele“. A igreja orava com fervor! Esse é o papel da igreja: O Espírito do Senhor está sobre a igreja. A unção de Deus está sobre a igreja! Deus disse: “pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí… portanto, ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura… e estes sinais seguirão aos que crerem“.

O papel da igreja é encontrar pessoas presas, carregá-las nos ombros e colocá-las diante de Jesus que cura os enfermos, que liberta os oprimidos e que salva os pecadores! O papel da igreja é amar o ser humano de forma extraordinária; é fazer o esforço de vê-lo aos pés de Jesus, ainda que necessário seja subir telhados e arrancar telhas e fazerem pessoas presas descerem aos pés de Jesus. O papel da igreja é orar intensamente a Deus pelos que estão presos em cadeias de pecado, de medo, de doença e orar com fervor! E sabe, foi por isso que as algemas de Pedro caíram, e ele foi liberto! Sozinho, Pedro não alcançaria a vitória, porém com o poder das orações da igreja, Pedro foi liberto E AS ALGEMAS, as duas algemas, as algemas de ferro, elas CAÍRAM.

Hoje, Deus está dizendo à esta igreja: “Eu quero vocês orando com fervor. Eu quero vocês, proclamando liberdade aos presos. E eu prometo a vocês, meus filhos, minha igreja, diz o Senhor, as cadeias vão se abrir, as algemas por mais grossas, vão cair quebradas ao chão, e Eu, o Senhor, farei os filhos dessa terra, presos em cadeias de idolatria, em cadeias de droga, em cadeias de prostituição e homossexualismo, ficar livres, pela força do meu poder manifestado através da igreja... Aleluia!!!

É hora de acordar, se levantar e buscar por Jesus – Lemos no v.7 aqui em Atos 12, que Pedro ouviu de Deus uma ordem que dizia: “Depressa, levante-se!” A ordem dada por Deus a Pedro é “…Pedro, chega de ficar nessa prisão. A igreja está orando por você e eu preciso de você!” Se você está preso à alguma maldade, alguma doença, algum pecado, algum mau hábito, pare de aceitar esse fracasso na sua vida, porque há um Deus Poderoso para lhe dar vitória e que está lhe dizendo hoje: “Depressa, levante-se! Saia dessa sua prisão. Seja livre!” E prepare-se para receber liberdade em sua vida.

Eu quero lhe indicar alguns passos para você vencer a sua prisão esta noite:
O primeiro passo para vencermos as nossas prisões é agirmos, é nos levantar! – Não adianta você orar e pensar como um derrotado. Você tem que agir. Tem que semear a tua vitória. Gálatas 6:7 diz: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”Um rapaz pediu ao pastor para que orasse pela sua situação de desemprego. Dias depois, o pastor encontrou o rapaz e ele disse: “Olha pastor, parece que aquela oração não funcionou. Fico em casa esperando o meu emprego e nada acontece”. Deus não dá nada ao preguiçoso que apenas espera e não é capaz de ter atitude. Hoje, você deve se levantar depressa e tomar uma atitude para a vitória.

O segundo passo para vencermos as prisões é sermos honestos com Deus- “Um príncipe de um rico país resolveu casar. Ele convocou as mulheres de seu reino e disse: “Eu pretendo casar e escolherei uma de vocês. Levem estas sementes para suas casas, e daqui à alguns dias vocês devem voltar.” Entre aquelas mulheres, estava uma moça de vestes simples. Os dias se passaram e aquela moça cuidava da sua semente, com carinho e dedicação. Porém nada acontecia com a semente. Ela colocou-a no sol, lhe deu água, mas nada acontecia. Chegou o dia de retornar ao palácio. Quando aquela moça simples chegou ao palácio, observou as outras candidatas.

Cada uma trazia vasos de flores mais elegantes que as das outras. Haviam flores belíssimas. A jovem moça pensou: “Não terei chance. Eu sou a única pessoa que está trazendo um vaso, sem flores”. Momentos depois o rei entrou, e começou a examinar as candidatas e seus vasos. Então disse: “Vou anunciar a minha decisão. Eu escolho para ser minha esposa, a única moça que trouxe um vaso sem flores.” As outras mulheres ficaram assombradas e sem entender aquela atitude. O rei explicou: “As sementes que dei a vocês eram estéreis e não podiam produzir nada. Onde vocês arrumaram tantas flores? A única mulher honesta aqui foi esta jovem”. Moral da história: Se você quer ver Deus operar um verdadeiro milagre em sua vida, então seja honesto com Deus. Se humilhe, arrependa-se de seus pecados, e você estará abrindo portas para Deus lhe trazer a vitória.

Conclusão

Reflita hoje nessa mensagem. Está preso a um problema na vida que ainda não conseguiram resolver? Está enfrentando lutas há um mês inteiro, há dois meses, talvez enfrentando o mesmo problema há um ano, ou mais? Dê um passo de fé neste dia.

E creia que hoje Jesus está perto de você, e você deve entregar o seu coração para Jesus morar nele. Jesus é o único Salvador. Então, abra o seu coração e deixa Jesus entrar. Ele quer abençoar você….

 

Deus abençoe, Pr. Pinho