Nesse início de ano o Senhor tem nos levado como igreja, a resgatar de forma mais clara e prática a essência da visão que Ele um dia nos deu, o amor. Você conhece a nossa visão?

NOSSA VISÃO: Ser uma igreja que gera vidas através do amor, o amor vertical (à Deus) e o amor horizontal (ao próximo). Ganhando vidas, acolhendo e integrando, discipulando e multiplicando.

NOSSA MISSÃO: Fazer discípulos de Cristo, cristãos apaixonados por Deus, que buscam ter um relacionamento íntimo com Ele e praticam Sua Palavra, vivendo a cultura do Reino de Deus aqui na Terra.

NOSSOS VALORES: Oração, Palavra de Deus, Batismo, Pequenos Grupos, Família e Serviços Sociais.

Visão é o que pretendemos ser com igreja, missão é aquilo que desejamos fazer como igreja e os valores tem a ver com a maneira como vamos alcançar nossa visão e missão.

O AMOR É O MAIOR MANDAMENTO (Mateus 22:34-40)

Nessa ocasião em que Jesus é questionado sobre o maior mandamento, Ele resume todo o seu ministério, resume o que veio ensinar ao povo de Deus, resume o que é o Reino de Deus, resume o que é o evangelho e o que devemos viver como cristãos. E é algo tão simples: amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Porém a religião e a igreja complicaram tudo.

Na história da Igreja vemos momentos de grandes avivamentos em alguns países, moveres de cura, de evangelismo em massa, de batismo com o Espírito Santo e manifestação de dons. Mas de alguns anos para cá temos visto Deus resgatar a essência do evangelho, Deus tem nos direcionado a voltar a simplicidade da Igreja Primitiva, uma igreja que viva o amor total por Deus e pelo próximo.

O AMOR É FRUTO DA INTIMIDADE

Quando Deus criou o homem, Ele o formou com uma arquitetura interior para a intimidade. O homem não foi criado para viver só (Gênesis 2:18), somos seres criados para se relacionar, formados com espaços interiores pré-estabelecidos para a intimidade com nossos pais, filhos, cônjuge e amigos.

E muito mais do que isso, Ele nos criou para termos intimidade com Ele, o homem foi criado para ter intimidade com o Seu Criador. A grande expectativa de Deus para com o homem é ter uma profunda intimidade com Ele. A intimidade é o elemento fundamental na vida de todo cristão, mas ao mesmo tempo o mais desprezado, o menos valorizado.

Lendo o Salmos 139 vemos o quanto o Senhor nos conhece profundamente, Ele conhece o mais íntimo do nosso ser, mais do que nós mesmos conhecemos. E quanto nós conhecemos Dele? Seu conhecimento de Deus se resume ao que você ouve todos os domingos no culto ou às quinta-feiras nos PGs? Se sim, seu conhecimento é muito raso.

O que é intimidade?

Intimidade é conhecer o outro profundamente, conhecer seus gostos, seus sonhos, seus desejos, suas qualidades, suas limitações, conhecer os seus segredos mais profundos. Assim é com o Senhor, quando temos intimidade com Ele podemos conhecer quais são os seus desejos mais profundos.

A salvação é de graça, mas a intimidade requer um preço alto a ser pago, o preço de investir tempo e esforços, de negar a si mesmo, de abrir mão de coisas, de parar tudo e gastar tempo conhecendo a Deus, ouvindo a Sua voz, e poucos estão dispostos a pagar esse preço.

Como ser íntimo de Deus

Os dois pilares fundamentais para a intimidade: oração e leitura da palavra.

1. Oração: não é orar mecanicamente que traz intimidade com Deus, mas gastar tempo dia após dia em Sua presença, falando e ouvindo o que Ele tem a dizer.
  2. Leitura da Palavra: tudo que preciso saber com quem Deus está na Sua Palavra. Se eu não ler e meditar Nela não posso conhecer de fato quem Deus é.

Consequências de uma vida íntima com Deus

Intimidade gera conhecimento: quando somos íntimos de Deus Ele revela Seu coração à nós. “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele fará conhecer a sua aliança.” Salmos 25.14

Intimidade gera transformação de dentro para fora: muitas vezes tentamos vencer nossos pecados, nossas fraquezas e limitações na força do nosso braço, queremos ser transformados pela força. Mas é só uma vida íntima com Ele que gera a verdadeira transformação em nós: “Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito…” Zacarias 4:6

Intimidade nos torna semelhante: quando somos íntimos de alguém nos tornamos parecidos com ele. Ou seja, se tivermos intimidade com Cristo nos tornaremos parecidos com Ele. (Salmo 115:2-8)

Intimidade gera frutos: a gravidez acontece a partir de um momento de intimidade entre um casal. Da mesma forma, os frutos espirituais virão a partir da nossa intimidade com Cristo.

Escolha a boa parte (Lucas 10:38-42): Muitas vezes nos preocupamos tanto em fazer coisas pra Deus, quando na verdade Ele só deseja uma coisa de nós: intimidade, tempo gasto na Sua Presença.

Conclusão: Quanto mais formos íntimos do Senhor, mas o conheceremos, mas iremos amá-los e assim iremos cumprir o propósito Dele para nós.

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto