João 6:45-52

  1. 48 – Jesus declara “eu sou o pão da vida”!
  2. 52 – A multidão, porém, não entendeu o significado das palavras do Pão da Vida.

Por que Jesus usou a figura de um pão para comparar a si? –O pão nos tempos de Jesus era o alimento mais consumido, em todas as refeições o pão estava presente. O pão era consumido por pessoas de todas as classes sociais e idades, ninguém desprezava este alimento. Quando Jesus se diz o Pão da Vida, na verdade está nos ensinando: a tê-lo como indispensável, em todas nossas refeições, festas, no cotidiano e etc. Jesus tem que ter para nós a mesma importância que o pão tinha para o povo da época em que esta mensagem foi pregada.

Temos que comer deste Pão todos os dias, através de sua palavra. Quando nos alimentamos do Pão da Vida somos mais fortalecidos espiritualmente para enfrentarmos as batalhas da vida.

É interessante ouvir de alguns cristãos dizerem, sobre como eles se sentirem tão cansados de estarem praticando o Reino de Deus e que precisam de um descanso, para depois começarem. Esta é uma experiência diferente do que vemos na experiência dos primeiros cristãos.

Atos 2:46 – “Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.” Eles não se sentiam vazios. Na experiência espiritual nós nos alimentamos do Senhor, quando estamos engajados ou comprometidos com a nossa missão no Reino de Deus.

A TAREFA DA IGREJA – Jesus chamou a Igreja para que continuasse essa obra. O papel da Igreja é distribuir o pão da Vida a todos os povos na terra. É “servir” às pessoas de todo o mundo a salvação maravilhosa que somente Cristo pode dar. Deve haver essa disposição de “servir” em cada um de nós que compomos a Igreja

Mateus 20.28.

O mundo clama – O mundo está faminto, não do pão físico, mas do pão espiritual,

Jesus, o único capaz de saciar a grande fome de paz, justiça, amor de toda essa humanidade raquítica oprimida pelo deus deste mundo, que tem distribuído comida contaminada = vícios, pornografia, consumismo desenfreado, prazeres mundanos que até engorda, mas em pouco tempo leva à morte.

Não são raras às vezes em que as pessoas chegando às igrejas ou Pequenos Grupos (PGs) com a vida toda destruída, casamentos arrasados, filhos nas drogas, com problemas de enfermidades ou na vida financeira etc.

E há aquelas que estão ao nosso lado no dia a dia com essas mesmas necessidades. Muitas dessas pessoas já perderam as esperanças, e cabe a nós = distribuir o pão que temos recebido (ensinar que há um pão que pode saciar a fome e que ainda há uma esperança, que temos um Deus que se importa com os nossos sentimentos, nossas necessidades). Temos que mostrar aos necessitados que servimos a um Deus pessoal, que nos ama.

O mundo espera pela Igreja – É bastante atual o alerta de Jesus em João 4.35Levantai os vossos olhos e vede as terras, que estão brancas para a ‘Ceifa”. Você é parte desta Igreja. Alguém espera por você no caminho deserto desta vidaO Senhor Jesus espera que você faça a sua parte. A responsabilidade é de todos – Deus vai nos cobrar

Há muitas pessoas morrendo por falta de pão.

Deus conta com você!!

Ele quer te usar para distribuir o pão e saciar o faminto

E e você, como filhos de Deus salvos por Cristo, precisamos fazer nossa parte

Precisamos distribuir esse pão vivo, que é a própria pessoa do Senhor.

Nós usamos o nosso tempo livre fazendo tantas coisas que não nos edificam como: assistindo BBB, A Fazenda, navegando na internet para ver quais são as fofocas do dia, assistindo novelas que não ensinam nada além de que não é possível ser feliz e fiel ao mesmo tempo e tantas outras porcarias que temos na TV. Vamos passar a utilizar melhor o nosso tempo, estudando a Palavra do Senhor e crescendo em graça e conhecimento, porque esta é a vontade do nosso Deus, que O conheçamos.

Encare o desafio – Sua parte indispensável é alcançar seus colegas, vizinhos, parentes.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.