Introdução

No semestre anterior tivemos nossa reciclagem “Refazendo as Malas”, onde o foco era mudar a visão da igreja sobre o que é um PG e como ele deve funcionar.  Pois não existia ainda uma visão clara e estruturada a respeito disso.

A visão que o Senhor nos deu, como igreja, é “gerar vidas através do amor”. E não é somente nossa visão, mas também nosso chamado como discípulos de Jesus, em Marcos 16:15 Jesus nos deixa essa “grande comissão”.

Então esse é o nosso chamado, nosso objetivo e nosso alvo: ganhar vidas para Jesus! Foi para isso que fomos criados e escolhidos por Deus.

A importância do PG e suas fases

O PG é uma ferramenta para respondermos a esse Ide de Jesus, ganhando vidas e cumprindo da visão que Ele nos deu. E como já falamos, o PG não é um clube, não é culto, não é estudo, mas um centro de treinamento, onde somos tratados e cuidados, por um período, para depois façamos o mesmo com outros, é de dentro pra fora.

Um PG saudável deve passar por 4 fases: comunhão (integração entre os membros), edificação (cuidado, apascentamento e aprendizado), evangelismo (ganhar vidas e consolidá-las) e multiplicação (crescimento e abertura de um novo PG).

Nos nossos PGs vemos que a comunhão e a edificação até têm acontecido, mas travamos no evangelismo e consequentemente não geramos multiplicação. Um PG que não passa pelas 4 fases tende a virar um clube de amigos somente, cai na rotina, perde o sentido e gera desmotivação em todos, líderes e membros.

Analisando a realidade (e o histórico) dos nossos PGs, e orando a respeito, buscando direção de Deus, percebemos que nós não temos rompido como igreja em evangelismo e crescimento porque nos falta revelação, motivação e atitude.

E são esses aspectos que iremos trabalhar nessas 3 semanas de reciclagem.

Revelação

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Se desejamos viver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nós como igreja precisamos renovar a nossa mente e mudar o nosso modo de pensar.

Existe uma mentalidade totalmente errônea instalada em nós de que não somos capazes, que não podemos, que não temos sabedoria e conhecimento o suficiente, que não fomos chamados para isso, que não é o tempo, que temos que cuidar primeiro dos nossos problemas. Tudo isso são mentiras que o diabo coloca em nós para nos impedir de sermos usados por Deus.

Ler: Jeremias 1:4-10

V.5 – Ele nos escolheu

V.6 – Quantas desculpas damos pra Deus?

V.7 – Devemos ir onde Deus nos mandar

1. 8 – Ele está conosco, por isso não precisamos temer

V.9 – Ele nos dá a sabedoria e as palavras

1. 10 – Ele nos dá autoridade

Precisamos ter revelação de que…

Nossa capacitação vem de Deus: “Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.” 2 Coríntios 2:4-5

1. Deus nos chama para dar frutos: “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” João 15:16
  2. É tempo de ganhar vidas para Jesus: “Vocês não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá a colheita’? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita.” João 4:35
  3. O Senhor precisa de nós: “Então disse aos seus discípulos: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara”. Mateus 9:37,38
  4. O crescimento quem dá é Deus: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer…” 1 Coríntios 3:6

Conclusão:

Precisamos ter revelação de quem somos em Cristo Jesus, que a capacitação e o crescimento vem de Deus, e que há muitas vidas precisando de nós.

Deus abençoe, Pra. Nívia Augusto.