Lucas 16:1-2Jesus disse aos seus discípulos: “O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito?Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’. Este homem foi acusado de ter administrado mal os bens do seu senhor e ia ser demitido logo. Por isso, ele teria que entregar um relatório das contas, das dívidas, etc. Ele estava enfrentando um problema sério, que analisou da seguinte forma:

Lucas 16:3-8 “”O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar…Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’. “Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor? ’‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. “O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinqüenta’. “A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve? ’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. “Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’. O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz.” Depois de refletir, este administrador inventou um plano para reduzir as dívidas que as pessoas tinham com o patrão. Ele usou o pouco tempo que restava antes de entregar as contas para arrumar acordos com cada um dos devedores. Deste modo, depois de perder o emprego, várias pessoas ficariam devendo alguma coisa a ele e dariam do que ele precisasse durante a época de seu desemprego. Ele aproveitou o presente, embora de modo desonesto, para providenciar pelo seu futuro.

 As aplicações principais para nossa vida através desta passagem:

  1. Os do mundo são mais diligentes em cuidar de seus corpos do que os cristãos em cuidar das suas almas. Lucas 16:8 “O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz”. É evidente que Jesus não apoia desonestidade por parte dos seus servos, mas ele observa como o mundo está melhor servido por seus servos, do que Cristo pelos dele. Jesus elogia o administrador por fazer bom uso da OPORTUNIDADE QUE FOI DADA E NÃO POR ENGANAR O SEU SENHOR. Se um homem injusto emprega o dinheiro e NÃO PERDE OPORTUNIDADES para providenciar o seu futuro MUITO MAIS DEVEM OS FILHOS DE DEU SEREM PREVINIDOS
  1. Previsão – Este administrador desonesto refletiu bem em como seria o futuro depois de perder o emprego atual. Pessoas do mundo sempre planejam o futuro valendo-se de seguros, investimentos, escola, previsões do mercado, etc. Será que os cristãos estão igualmente atentos ao futuro? Vamos perder nossa posição nesta vida e precisamos nos preparar bem para o futuro. O problema que cristãos enfrentam, às vezes, é visão curta. Pensamos demais no imediato, mas é imperativo que usemos as oportunidades atuais para conseguir “amigos” depois desta vida. Não nos deixemos ficar distraídos pelas preocupações e interesses de hoje, mas, como cristãos, focalizemos sempre no lar eterno que almejamos. 
  1. Encarar a realidade – O administrador infiel percebeu a seriedade da sua situação. Ele não chorou, nem se lamentou, mas encarou as realidades e começou a se preparar. Nós, às vezes, queixamo-nos da dificuldade dos mandamentos do Senhor, mas precisamos enfrentar os fatos de modo corajoso e decisivo. Não temos como mudar os fatos. Quer gostemos, quer não, vamos lidar com a verdade dos eventos vindouros. O mundo celestial não tem lugar para chorões ou aqueles que arrumam desculpas 
  1. Prontidão – Este servo agiu na hora. Ele foi bem decisivo aproveitando o pouco tempo que restava sem demorar para nada. Ele utilizou as oportunidades que estavam na mão para preparar casas futuras. Nosso problema muitas vezes é que adiamos demais as coisas que devemos fazer. Sempre temos boas intenções e pretendemos mudar um dia, servir na igreja um dia, mas esse dia nunca chega. Este supervisor entendeu que logo perderia seu emprego e por isso não demorou nenhum minuto. Se soubéssemos com certeza que nossa vida findaria daqui a um dia, uma semana, um ano, mudaríamos alguma coisa? De fato, Cristo é capaz de voltar em menos de um ano, ou poderíamos morrer antes disso. Se estivermos pretendendo fazer mudanças um dia, esse dia chegou; mudemos agora. 
  1. Zelo – Este administrador chamou não alguns, mas todos os devedores do seu senhor. Ele queria garantir bem seu futuro. No mundo, as pessoas trabalham sem cansaço para ganhar mais dinheiro ou posições mais altas. Elas sempre querem ganhar mais um real, e nunca pensam que têm o bastante. Do mesmo modo atletas se esforçam ao máximo em perseguir suas metas. Eles nunca decidem que não querem ganhar mais campeonatos. Devemos nos esforçar mais ainda, visto que nossa meta é bem mais importante e atraente.  É chocante observar que as pessoas do mundo se esforçam mais para ganhar o mundo do que os discípulos para ganhar o céu. No Carnaval, que zelo, que compromisso, que fidelidade, que serviço seus participantes têm. São voluntários, varam as noites trabalhando.  E profissionalmente, levanta-se cedo faça chuva ou faça sol. Não se falta, não se chega atrasado.E cadê o zelo para alcançar a eternidade com Deus?
  1. Fidelidade – Jesus ensinou uma lição sobre a importância do que fazemos aqui.

Lucas 16:10-12 Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” . Quando alguém começa um emprego, sempre sua capacidade e sua fidelidade são provadas nas coisas mínimas primeiro. Se a pessoa se mostrar responsável no modo com que lida com estas coisas sem importância, começa a receber cargas mais significativas. Nossa vida aqui na terra é o mesmo tipo de prova. Até mesmo nas mínimas coisas, devemos mostrar fidelidade. 

  1. Serviço – Jesus acrescentou mais um ponto:Lucas 16:13“Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” . Deus é um chefe exclusivo. Temos que escolher entre servir a ele totalmente ou abandoná-lo. Não existe meio termo no serviço Dele, porque ele não aceita. Não se pode ficar em cima do muro. Vamos nos dedicar ao Senhor de todo o coração.

UM DIA TEREMOS QUE PRESTAR CONTAS A DEUS PARA GANHARMOS A MORADA ETERNA –

Prestar contas do que fizemos com o que o Senhor compartilhou conosco:

Seus ensinamentos (Bíblia, cultos, etc), os dons, o dinheiro, saúde..

E eu te pergunto: ONDE VOCÊ QUER PASSAR A ETERNIDADE: Céu ou no inferno. Céu? Então você precisa levar sua vida com Deus mais a sério…Isso é sério!!! Jesus vem buscar uma igreja adornada, com suas raízes Nele… 

Que tipo de vaso de flores você é? Um vaso mulambemto e seco? Ou um vaso lindo perfumado com flores. EM RELAÇÃO Á SUA INTIMIDADE COM DEUS, AO SEU COMPROMISSO, REVERÊNCIA, OBEDIÊNCIA E SERVIR A DEUS E À IGREJA: um vaso seco ou florido.

E quando olhamos um vaso florido o que nos chama mais atenção são as flores. Mas o que faz o vaso ter vida e flores? É O CUIDADO COM A RAÍZ (cuidar, regar diariamente). O mesmo acontece conosco: “A Presença real de Cristo é que vai trazer vida, frutos em nossas vidas. Muitos começam a sua caminhada com Deus como um vaso simples, seco, sem vida. Aí a Glória de Deus vem, a agua Jesus fortalece a raiz. E vem as flores, os frutos. É o vaso ornamentado pelo próprio Senhor Jesus: você ministra, serve na igreja, ganha almas, está constantemente cheio do Espírito Santo, motivado, comprometido, olha tudo com bons olhos, bom coração, tem prazer em adorar. Aí resolve parar:  de orar, de se alimentar da Palavra, de ministrar, de ser comprometido, de se encher. Aí começa a olhar para tudo com os olhos da carne: vem a igreja com o coração duro, crítico, tem prazer em criticar a tudo e todos. Não cuida e não rega mais do espírito: só das coisas materiais, se divertir, descansar

ganhar dinheiro, vem a igreja como um religioso, ora de vez em quando, lê a Bíblia de vez em quando.

 AÍ SABE O QUE ACONTECE? Aos poucos as flores vão murchar. As folhas vão ficar enfraquecidas. Vão começar amarelar. O tronco vai ficar mole. Esse é o sinal que a raiz do Espírito já morreu. A RAÍZ VOCÊ NÃO CONSEGUE VER, MAS A REAÇÃO DA MORTE DESSE VASO SIM. As flores fora não podem estar bonitas e cheias de vida. Se a raiz não estiver FORTE, CUIDADA E REGADA. A sua raiz do espírito tem que estar sendo regada todos os dias pelo óleo do Senhor. Como? Orando, se alimentando da Palavra, orando em línguas.

Se prepare, cuide do vaso…Peça ajuda de Deus. Ele quer dar à raiz a substância que só ELE pode dar. E todos os dias Ele quer dar isso prá mim e pra você. Mas eu tenho que entrar em intimidade, obediência, compromisso.

Talvez sua vida pessoal, sua vida com Deus, sua vida na igreja, seu ministério,

vai ,vai e não chegou onde Deus quer. Você tem se sentido como um vaso seco, sem vida, morrendo a cada dia. Talvez você deixado de cuidar, de regar sua raiz do espírito. Saiba que hoje Deus quer trazer vida.. busque…peça a Ele.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.