Romanos 12:1 “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.”
Sacrificar significa, literalmente, “perder ou abrir mão de algo por amor a alguém,

por um propósito, por uma causa”. É uma lei universal, que afeta não só todas as religiões, mas também o funcionamento do mundo secular. Ninguém pode conquistar sem sacrificar – Se uma criança quer ter boas notas na escola, tem que sacrificar. Se, mais tarde, quiser um curso superior, terá, igualmente, que sacrificar. Se uma pessoa deseja casar, terá também de sacrificar. Se você quiser ser bem-sucedido em algum negócio, deve sacrificar.

O Sacrifício é essencial para a fé cristã  – Lucas 14.26-27Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” Jesus disse que se a pessoa não está preparada para deixar (sacrificar) tudo o que tem, até a sua própria vida, não pode ser Seu discípulo).

ELE PODE EXIGIR ISSO POR QUE: JESUS É O PRÓPRIO SACRIFÍCIO – Jesus Cristo foi o sacrifício supremo.

João 3:16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” Estávamos  todos condenados ao inferno. Precisava se pagar um resgate, e Jesus pagou com seu sangue. Para que todos que estivessem “Nele” fossem salvos. Através do sacrifício de Jesus, nosso Redentor, hoje podemos nos achegar com confiança a presença do Pai.  Antes que Cristo viesse estávamos muito longe de Deus. Efésios 2:13  “13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Não podemos nunca nos esquecer disso: o sacrifício de Jesus continua sendo Soberano. Jesus morreu na cruz do calvário. Não foi um ato isolado, ou apenas histórico. Mais foi o mais significante dos acontecimentos, foi o marco da história, e foi o decreto de liberdade do homem e da derrota do inimigo. O sacrifício de Jesus na cruz é a maior prova de amor  que alguém poderia ter feito: “DOAR SUA PRÓPRIA VIDA EM RESGATE DE NOSSAS VIDAS !!!” A atitude de amor de Jesus por nós demonstra o quanto nós somos importantes para Ele, e o quanto Ele nos ama.

E COMO PODEMOS MOSTRAR NOSSO AMOR E NOSSA GRATIDÃO? Salmos 116:12 “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo”.  A Resposta está em :Romanos 12:1 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” E sacrifício exige: Abnegação = renunciar à própria vontade. Matheus 16:24 “Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” A abnegação acompanha a humildade – Uma pessoa humilde é uma pessoa abnegada. Soberbos, presunçosos, são amantes de si mesmos, e não podem, por qualquer meio negar a si mesmos, mas os humildes, os seguidores do humilde Jesus, negam-se, e o seguem. Quando Jesus esteve na Terra, deu um exemplo perfeito de abnegação. Ele deixava de lado seus desejos e confortos a fim de fazer a vontade de Deus. Ninguém pode portanto, amar a Deus em espírito e em verdade, sem renunciar a si mesmo, quanto a se permitir ser dirigido pela vontade de Deus.

E quais os sacrifícios posso oferecer em sinal de gratidão e amor a Deus por tudo que Ele É e faz por nós?

Sacrifícios de serviço a Ele – Servir ao Senhor não é tão difícil assim, mas também não é fácil, pois temos contra nós: a nossa natureza humana que é preguiçosa e comodista, o mundo que trabalha contra as coisas de Deus, e ainda temos o diabo, nosso adversário que sempre tenta nos afastar da vontade de Deus. E é diferente daquilo que se faz em um emprego, por exemplo, ou em casa, por mera obrigação. Em tudo que fizermos devemos fazer como que para o Senhor,  ou seja, com amor. Isso é servir ao Senhor, e aplica-se às nossas atividades na Igreja e fora dela.

Salmos 100:2ª Servi ao SENHOR com alegria”  – Deus não se agrada se o servirmos: com coração amarrado, de cara feia, brigando e tristes. Não dá um amém, não louva, não dá uma glória. A alegria caracteriza o prazer, e servir ao Senhor é prazer do servo de Deus.  Se a nossa alegria não está em servir ao Senhor, precisamos reavaliar nossa fé.

Sacrifícios de louvor – Atos 16:19-2619 Percebendo que a sua esperança de lucro tinha se acabado, os donos da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades. 20 E, levando-os aos magistrados, disseram: “Estes homens são judeus e estão perturbando a nossa cidade, 21 propagando costumes que a nós, romanos, não é permitido aceitar nem praticar”. 22 A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. 23 Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado.

24 Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. 26 De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. “ Aqui vemos Paulo e Silas açoitados e presos, mas oravam a cantavam. Sacrifícios de louvor é você cantar , louvar e adorar na hora de provações, lutas. O seu amor por Deus deve está em primeiro lugar

Sacrifícios obediência à Deus e à Sua Palavra – A obediência à Palavra de Deus, exige sacrifício. Atos 1:4Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei.” Eles obedeceram à ordem de Jesus. E o que aconteceu?  Atos 2:9Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.”

Sacrifícios pela Igreja – Colossenses 1:24 Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.” Paulo sofreu dores físicas, por causa de sua firmeza em anunciar o Cristo e pela Igreja que implantava por onde passava. Mas foi exatamente porque suas experiências viveram em função do amor a Cristo e à Sua igreja que Paulo sofreu tudo com orgulho e com dignidade. Ao ponto de dizer aos colossenses: “me alegro em meus sofrimentos por vocês”. Mas o que vemos hoje Cristãos confortáveis e prósperos do Ocidente, sem nenhuma disposição de servir a igreja.

Sacrifícios com esforço e amor  – O que levou os apóstolos e discípulos de Cristo a se sacrificarem ao ponto de darem a própria vida, como  Estevão Atos 7:54-60 sendo apedrejado e olhando para o céu – viu Jesus de pé. E em todo o Novo Testamento só vemos dizer que Jesus está sentando a direita do Pai, mas quando Estevão estava sendo apedrejado por não negar a Cristo vemos que ele viu “Jesus de pé” como se quisesse dizer: “Vou recebe-lo de pé por tudo que se sacrificou por amor a mim”

Sacrifícios por amor ao próximo – Como seguidores de Jesus, nós também precisamos mostrar um espírito abnegado. O que isso significa? Mateus 16:24negue-se a si mesmo”, estarmos dispostos a abrir mão de nossos interesses a fim de ajudar outros. colocar os sentimentos e preferências dos outros à frente dos nossos

. Em certo sentido, é o contrário do egoísmo. Jesus ensinou que a abnegação tem um papel central em nossa adoração. Como assim? Lucas 10:25-37 = o bom samaritano 25 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? ” 26 “O que está escrito na Lei? “, respondeu Jesus. “Como você a lê? “27 Ele respondeu: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”. 28 Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, “e viverá”. 29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30 Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. 31 Aconteceram estar descendo pela mesma estrada um sacerdote.

Quando viu o homem, passou pelo outro lado. 32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. 33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. 34 Aproximaram-se, enfaixou lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’. 36 “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ” 37 “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo“.

O  sacerdote vendo passou a largo, o levita passou de largo. ESSA PARÁBOLA NOS ENSINA QUE RELIGIOSIDADE NÃO SIGNIFICA BONDADE. Mas vemos que o samaritano se compadeceu – “ sacrificou-se”: aplicou óleo no ferimento, colocou-o no animal levou para uma hospedaria, tratou dele e pagou a hospedaria. E Jesus termina dizendo  “Vai e procede tu de igual modo”.

Sacrifícios para com a sua liderança – 2 Reis 3:11 – “Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias.” Ele não era conhecido aquele que orava muito, por ir a sinagoga todo domingo. Mas era conhecido por “DEITAR ÁGUA NAS MÃOS DO PROFETA” .

ISSO SIGNIFICA QUE DEVEMOS HONRAR NOSSOS LÍDERES ESPIRITUAIS (pastor, líder de PG, Líder de Ministério). DEITAR ÁGUA NAS MÃOS DO PROFETA FALA DE SUBMISSÃO . É SACRIFÍCIO POR AMOR A DEUS E A NOSSA LIDERANÇA. DEITAR ÁGUA NAS MÃOS DO PROFETA FALA DE PROPORCIONAR REFRIGÉRIO AO NOSSO LÍDER.

Liderança na igreja é um Ministério é glorioso, mas também é: Incompreensão; desencontros; perseguições, afrontas; choro solitário; privações; frustrações; decepções. É ninguém aparecer para derramar água na mão do profeta.Eu lhe pergunto: O que é que eu estou derramando nas mãos de sua liderança espiritual? Muitos ao invés de de água, estão deitando brasa; granada; bomba; abacaxi; veneno, insubmissão etc… Que fala de tantas coisas negativas que levamos ao nosso líder espiritual.

QUEM DEITA ÁGUA NAS MÃOS DO PROFETA, VERÁ DEUS ABRIR AS ÁGUAS A SUA FRENTE. Os obreiros que estão triunfando sobre todos os revezes, são aqueles que derramaram água nas mãos de seu pastor, de seu líder . E hoje estão atravessando o Jordão a pé enxuto. São obreiros de sucesso no santo Ministério. SE VOCÊ DERRAMA ÁGUA NA MÃO DO PROFETA, MAIS TARDE, VÃO DERRAMAR NA SUA.

 Conclusão – As pessoas querem mais de Deus, mas não querem se sacrificar por Ele. Adote o hábito de oferecer-se a si mesmo como sacrifício a Deus diariamente; ofereça seu tempo, seus talentos, oportunidades e o que mais servir para agradar a vontade de Deus. Se apresente ao Senhor ainda hoje e seja realmente um sacrifício vivo,

Sacrificar minha vontade, meus sonhos,  meu tempo, meu lazer, meu ego, EM FAVOR DO SENHOR , POR AMOR A DEUS.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.