II Crônicas 20:1-30

O que fazer quando não sabemos o que fazer?

De vez em quando passamos por situações assim. É o tal do “beco sem saída” ou ou ainda “estou encurralado”. Expressões que o povo usa para expressar que está num ponto de não são saber o que fazer.

Foi o caso do rei Josafá aqui do texto bíblico. O rei Josafá está num beco sem saída. Tem uma grande multidão, fortemente armada pronta para atacar Jerusalém. Não dá tempo para pra nada e nem há recursos para o rei fazer resistência àquele aparato militar que quer varrer Jerusalém do mapa.

Diante dessa situação, Josafá está com medo… Quem não estaria? …mas aí, ele faz algo tremendo, inusitado, surpreendente: Josafá se põe a buscar o Senhor, convocando toda a nação para orar e jejuar com ele. E na sua oração, o rei diz assim: “Ó nosso Deus, castiga essa gente, pois não somos bastante fortes para resistir a esse enorme exército que está avançando contra nós. Não sabemos o que fazer e olhamos para ti, pedindo socorro!”. Diante da situação tão desesperadora, o rei Josafá admite a sua incapacidade, reconhece que não sabe o que fazer… Mas ele põe os seus olhos em Deus.

Desse episódio podemos tirar quatro lições para a nossa vida. Que lições são essas?  

1- QUANDO VOCÊ NÃO SOUBER O QUE FAZER, BUSQUE A DEUS EM ORAÇÃO E JEJUMVeja o que está no v.3: “Josafá ficou com medo e orou a Deus, o Senhor, pedindo socorro. Depois deu ordem para que todo o povo de Judá jejuasse”.

Essa é a primeira lição: buscar a Deus em oração e jejum! Há momentos em que os problemas vêm sobre nós como uma torrente caudalosa, como uma avalanche avassaladora, como um terremoto assustador. E nessas horas, os nossos recursos são absolutamente insuficientes para a situação ser enfrentada e vencida. Nós nada podemos fazer senão recorrermos ao Deus do céu, e clamar por Sua ajuda e por Seu socorro. O rei Josafá fez assim… na mesma hora que ele se viu sem nada, ele lançou mão de recursos sobrenaturais. A oração e o jejum são esses recursos…

2- QUANDO VOCÊ NÃO SOUBER O QUE FAZER, CONFIE EM DEUSv.4 a 12 “Todos se reuniram para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades do país o povo veio a Jerusalém .A gente de Judá e de Jerusalém se reuniu no pátio novo do Templo, e Josafá se pôs de pé no meio deles e orou assim:– Ó Senhor, Deus dos nossos antepassados! Tu és o Deus do céu e governas todas as nações do mundo. Tu és forte e poderoso, e ninguém pode resistir ao teu poder. Tu és o nosso Deus; expulsaste os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e deste a terra deles para sempre a nós, os descendentes de Abraão, teu amigo. O teu povo tem morado nesta terra, e aqui construímos um Templo em tua honra. Nós dissemos assim: “Se alguma desgraça cair sobre nós como castigo, seja guerra, ou doenças, ou falta de alimentos, então nos ajuntaremos em frente deste Templo, onde tu moras, e no nosso sofrimento clamaremos a ti pedindo socorro, e tu atenderás o nosso pedido.”

 Agora os amonitas e os moabitas, junto com os edomitas, invadiram o nosso país. Quando os nossos antepassados estavam vindo do Egito, tu não os deixaste invadir as terras daqueles povos. Por isso, os nossos antepassados se desviaram delas e não destruíram aqueles povos. Mas agora eles nos pagam assim: estão nos atacando para nos expulsar da terra que nos deste para sempre. Ó nosso Deus, castiga essa gente, pois não somos bastante fortes para resistir a esse enorme exército que está avançando contra nós. Não sabemos o que fazer e olhamos para ti, pedindo socorro!“.

A segunda lição importante é que não basta orar a Deus, é preciso também que confiemos nAquele a quem pedimos. Isso parece muito básico e até sem importância de ser mencionado, mas a confiança do rei Josafá em Deus é muito saliente nesse texto. Que a gente tenha essa confiança! Josafá faz oração, mas a oração dele é consciente de que nas mãos de Deus estão toda a força e o poder e que não há nada nem ninguém que possa resistir a Deus… Que possa fazer barreira à Sua vontade. Quem sabe essa semana você se aborreceu, deu vontade de chutar o balde, porque se viu numa situação difícil… Mas Deus está no controle! Com um “click” Ele diminui o volume, muda as coisas, estabiliza tudo! Ah! Quando uma pessoa compreende a grandeza de Deus, os grandes problemas que ela tem ficam pequenos.

 3- QUANDO VOCÊ NÃO SOUBER O QUE FAZER, OUÇA E OBEDEÇA A PALAVRA DE DEUSvs.13 a19 “Todos os homens de Judá estavam ali de pé em frente do Templo, junto com as suas mulheres e os seus filhos e até as crianças de colo… De repente, o Espírito de Deus desceu sobre um levita que estava ali no meio do povo. Chamava-se Jaaziel …E disse:.. Escutem isto que o Senhor Deus diz: “Não se assustem, não fiquem com medo deste enorme exército, pois a batalha não é contra vocês, mas contra mim…Quando os encontrarem, vocês não precisarão lutar. Fiquem parados ali e verão como o Senhor Deus salvará vocês… Então o rei Josafá se ajoelhou e encostou o rosto no chão; e todo o povo de Judá e os moradores de Jerusalém também se ajoelharam na presença de Deus, o Senhor, e o adoraram… “Aí os levitas que eram descendentes de Coate e de Corá começaram a louvar o Senhor, o Deus de Israel, em voz bem alta”.

Quando todos os homens, mulheres e crianças se reuniram para falar com Deus em oração, Deus se manifestou e falou com eles, trazendo-lhes sua Palavra.! Quando ficar sem saber o que fazer, faça o que o rei Josafá fez: tenha uma audiência com Deus. A nação inteira foi convocada para buscar a Deus, ter um encontro com Deus e ouvir a Palavra dEle.

  1. QUANDO VOCÊ NÃO SOUBER O QUE FAZER, LOUVE A DEUS COM CONFIANÇA

vs.20 a 30 – “Na manhã seguinte, todos se levantaram cedo e foram para o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafá ficou de pé e disse:– Povo de Judá e moradores de Jerusalém, escutem! Confiem no Senhor, seu Deus, e estarão seguros. Depois de consultar o povo, Josafá ordenou que alguns cantores vestissem roupas sagradas e marchassem à frente do exército, louvando a Deus e cantando assim:“Louvem a Deus, o Senhor, porque o seu amor dura para sempre.”Logo que começaram a cantar, o Senhor Deus causou confusão entre os moabitas, os amonitas e os edomitas, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os edomitas e os destruíram completamente; depois os amonitas lutaram contra os moabitas, e os dois lados também acabaram se destruindo. ..com Josafá à frente, voltaram alegres para Jerusalém. Estavam contentes porque o Senhor Deus lhes tinha dado a vitória na luta contra os seus inimigos. Quando chegaram a Jerusalém, foram até o Templo, ao som de música de harpas, liras e trombetas…”

Quando o povo ouviu a voz de Deus, o medo que sentiam foi substituído pelo louvor, eles começaram a cantar! Aqui aprendemos sobre o louvor, sobre a adoração como arma de ataque… os exércitos inimigos foram enfrentados, não com armas carnais, mas com louvor. Josafá e seu povo louvaram a Deus para derrotar o inimigo.

Tem crente que só consegue louvar depois… Depois dos inimigos derrotados. Mas eles fizeram diferentes: louvaram para vencer o inimigo.

Conclusão – Quando os problemas parecerem sem solução, faça o que o rei Josafá fez: busque a Deus em oração e jejum, confie em Deus, obedeça a Palavra de Deus e louve a Deus com confiança. Se você fizer isso, o inimigo será desbaratado e você vai experimentar vitória!

Essa Palavra tocou o seu coração? …você entendeu que quando não se sabe o que fazer a melhor coisa a ser feita é olhar para Deus? Mas você, do meio do seu problema, do beco sem saída em que se meteu, até hoje ainda não buscou a Deus com seriedade, ainda não olhou para Deus para ser salvo, para ser ajudado… Eu quero convidar você a entregar sua vida para Deus hoje… Entregar tudo, o problema e a própria vida. Se você olhar para Deus, Ele te ajudará e salvará. Você está disposto a deixar de confiar em outras coisas e a entregar sua vida para Deus somente?

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.