“Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” Romanos 7:19

Como cristãos sabemos que o pecado é a única coisa que nos afasta de Deus. Mas de fato, o que é pecado?

Pecado é tudo aquilo que vai contra a Palavra de Deus. Mas nós achamos que pecado é apenas aquelas coisas mais “graves”: roubar, matar, adulterar, mentir, beber, etc. E como nós não fazemos esses “pecados cabeludos” achamos que está tudo certo, que não estamos pecado. Mas pecado é muito mais do que fazer o que Deus não quer que eu faço, é também não fazer o bem que Ele quer que eu faça. Não basta eu deixar de fazer o que é errado, eu preciso fazer o que é certo. Não dá pra ficar em cima do muro, no meio termo, esses Deus fala que vai vomitar: “Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.” Apocalipse 3:16

O diabo não quer te tirar da igreja. Ele quer te tirar da presença de Deus. Se você estiver na igreja e não tiver comunhão com Deus pra ele está tudo bem. Mas o que Deus espera que eu faça e eu não tenho feito?

  1. AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS

“Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.  Este é o primeiro e maior mandamento.” Mateus 22:37-38 • “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6:33

A primeira coisa que Deus espera de nós é amar a Ele acima de tudo e busca-lo em primeiro lugar.

Mas isso não tem a ver com lista de prioridades apenas, não tem a ver com classificação de coisas mais importantes. Mas fala de o Senhor ser o centro da nossa vida e tudo girar em torno Dele, assim como o Sol é o centro do universo e todos os planetas e estrelas estão ao seu redor recebendo energia dele.

Muitas vezes colocamos outras coisas ou pessoas no lugar que é só Dele, colocamos nossa família, cônjuge, filhos, trabalho, estudo, lazer na frente das coisas que são do Senhor. Em que lugar Deus se encontra na sua vida? 

  1. AMAR E SERVIR AO MEU PRÓXIMO

“E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.” Mateus 22:39 • “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês.” Romanos 12:10

Amar o próximo é muito mais do que dizer ao irmão “eu te amo”, é demonstrar na prática o meu amor, colocando as necessidades do outro acima das minhas, guardando a vida do irmão quando alguém vem falar mal dele pra você, é você mesmo não falar mal do seu irmão. É amar seu próximo sendo ele seu amigo ou seu inimigo.

  1. ORAR E JEJUAR

“Orem continuamente.” 1 Tessalonicenses 5:17 • Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”. Mateus17:21

A oração é a coisa mais importante na vida de um cristão e é a mais negligenciada. E as desculpas pra isso são muitas: “eu não tenho tempo pra orar”, “eu não sei orar”, “é chato orar”, “eu oro mas não sinto nada”.

Existem duas vertentes da oração e as duas com a mesma importância: orar sozinha e orar com a igreja. Existem aqueles que apenas oram na sua casa e não se importam com as orações na igreja, existem também aqueles que só oram quando estão na igreja, e ainda existem aqueles que não fazem nem um, nem outro. 

ORAÇÃO INDIVIDUAL: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. Mateus 6:6

A oração é algo que tem se perdido dentro das igrejas, os crentes de hoje em dia simplesmente não oram! Ou acham que orar é somente pedir, reclamar, importunar Deus com nossos pedidos. Orar também é pedir, buscar e interceder, mas, além disso, é muito mais. Orar é buscar intimidade com Deus, é se relacionar com Ele. A igreja não sabe o que é buscar Deus somente pelo prazer de ter comunhão com ele. Aprendeu que orar é somente pedir.

A construção desse relacionamento com Deus é constante e eterna, a cada dia eu conheço um pouco mais do Senhor. Até que chegará a um ponto que quando entramos em comunhão com Deus parece que o tempo deixa de ser contado. Não percebemos que oramos tantas horas.

 ORAÇÃO COM A IGREJA: “Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.” Atos 12:5 • “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.” Atos 2:1

A oração como igreja é tão importante quanto a individual, mas os crentes não dão a mínima para as reuniões de oração. Nossos cultos aos domingos chegam a ter 50 pessoas, e nossas orações chegam a ter apenas 3 ou 4 pessoas. E por quê? Porque a igreja tem preguiça de orar, porque a igreja despreza a oração!

 JEJUM: o jejum é uma ordem de Deus e deve ser uma prática constante na vida do cristão. O jejum serve para nos humilharmos diante de Deus, para obtermos vitória sobre ataques e tentações malignas, é um meio de receber capacitação de Deus na realização da sua obra, é um meio de alcançarmos vitória em tempos de crise, é um meio de buscarmos direção e proteção de Deus e é um meio para buscarmos restauração espiritual.

Eu não preciso fazer jejum de 30 ou 40 dias, mas eu posso escolher um dia da semana para orar e me consagrar. E não basta apenas eu me abster de algo, eu preciso usar meu tempo para buscar a Deus.

  1. CONHECER A PALAVRA

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” Josué 1:8

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.” Oséias 4:6

Assim como a oração, a leitura da bíblia é essencial na vida do cristão (Exemplo: asas do avião). E assim como a oração, a leitura da bíblia tem sido negligenciada pelos cristãos e vem cheia de desculpas também: “eu não tenho tempo de ler a bíblia” ou “eu leio, mas não entendo”. Por diversas vezes a igreja reclamou que deveria ter estudo bíblico. E agora eu pergunto, quantos de nós fazemos parte do Estudo Bíblico da igreja? Quando você vê um cristão fraco pode ter certeza de que ele é um cristão que não lê a Bíblia (Exemplo: Isabel).

  1. SE ENCHER DO ESPÍRITO SANTO

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Efésios 5:18-20

Os cristãos dão importância só a primeira parte do versículo: “não vos embriagueis com vinho”. Se eu não bebo, já estou fazendo o que Deus quer. Isso está errado! Não basta não beber, eu preciso me encher do Espírito Santo.  E aqui não está falando apenas de bebida, mas de tudo que alimenta nossa alma. Tudo aquilo que vemos e ouvimos são alimentos para a nossa alma e espírito. Do que você tem se alimentado?

As novelas sempre foram alvo dos cristãos, e graças a Deus vemos cada vez mais cristãos deixando de assisti-las, mas por outro lado esses cristãos estão mergulhando em filmes e séries, muitas vezes até piores que novelas. A forte tendência são os filmes de terror, de bruxaria, vampiros e zumbi, eles estão “romantizando a escuridão espiritual”, mas não há nada de divertido ou interessante sobre o mundo demoníaco. Quando você assiste coisas como essas você está se alimentando de morte e de trevas, o diabo senta ao seu lado pra assistir com você.

A música também estado cada vez pior, falando de violência, traição, vícios e pornografia.

Ao invés disso precisamos nos encher do Espírito Santo, precisamos ser santos porque Ele é santo: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14 – Santidade não fala apenas de questões sexuais, tudo aquilo que é maligno em nós nos impede de ser santo e ver a Deus.

E não só nós não vemos a Glória de Deus, como também as pessoas não veem Deus em nós.

  1. DÍZIMAS E OFERTAS

“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” Malaquias 3:10

Ser dizimista é questão de fé e obediência à ordem de Deus, Ele não quer saber se você concorda ou não, se você acha que o dinheiro será bem usado ou não, Ele quer que você obedeça!

  1. ESTAR NA IGREJA

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” Hebreus 10:25

Existe atualmente a turma dos “crentes não praticantes”, dos “desigrejados”, pessoas que se frustraram com a igreja e por isso acham que não precisam de um templo, basta crer e buscar a Deus sozinho em sua casa. Isso não é bíblico, o Senhor nos manda congregar, estar na cada de Deus, fazer parte do corpo. Na igreja não existe pessoas perfeitas, mas pessoas que buscam esse aperfeiçoamento juntos.

Quem sai da igreja por causa de pessoas nunca entrou por causa de Jesus!

  1. PERDOAR

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” Colossenses 3:13 – Perdão não é sentimento, perdão é decisão. Quando eu não perdoo o meu irmão estou dizendo que eu sou melhor do que Deus. Não importa o que o outro faça pra mim, eu devo perdoar e ponto final.

  1. SIM SIM, NÃO NÃO

“Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno”.” Mateus 5:37

Hoje em dia a palavra do homem caiu em descrédito, as pessoas prometem o tempo todo fazer as coisas e não as cumprem. A falta de compromisso com a palavra nada mais é que mentira, mentira não é só falar algo que não é verdade, mas também não falar o que é verdade.

Quantas vezes no culto o pastor diz: “terça temos oração, posso contar com todos? E você diz amém, mas não vem!” Você está mentindo, e o pai da mentira é o diabo.

  1. OBEDIÊNCIA

“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.” Hebreus 13:17

Submissão e obediência aos pastores e líderes é uma ordem de Deus, não importa quem seja a pessoa, pois toda autoridade é constituída por Deus. Uma pessoa que não se submete ao seu líder também não se submete a Deus. Deus levantou o seu líder e o seu pastor para o seu crescimento espiritual, ouça o que eles dizem. Há cristãos que não querem se submeter, fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem. E como já foi pregado aqui, rebelião é como pecado de feitiçaria.

E mais do que obedecer, seja refrigério para o seu líder e não peso, não traga acusação, traga ajuda. 

  1. SER UMA PESSOA ALEGRE

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” Filipenses 4:4

O cristão deve ser uma pessoa alegre, e essa alegria não vem de circunstâncias, não vem de momentos, é uma alegria constante, a alegria da salvação. Eu posso passar fome, mas eu estou feliz, eu posso estar desempregada, mas eu estou feliz, meu filho pode estar viciado, mas eu estou feliz. Hoje em dia o que vemos é cristãos carrancudos e murmuradores, sendo piores até do que as pessoas do mundo.

  1. EVANGELIZAR E DAR FRUTOS

“E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16:15 • “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.” João 15:16

Quem não evangeliza precisa urgentemente ser evangelizado! John Wesley disse: “Tua incumbência única sobre a terra é salvar almas”. Mas a grande maioria dos cristãos nunca levaram uma única alma a Cristo.  Billy Graham disse certa vez que um cristão que nunca levou uma alma a Cristo tem uma grande possibilidade de nunca ter nascido de novo. É impossível uma pessoa conhecer o plano de salvação e não deseja levar isso à sua família e amigos.

CONCLUSÃO:

Existem tantas outras coisas que Deus espera de nós e não temos feito. Não podemos nos acomodar a simplesmente não fazer o mal, precisamos urgentemente despertar para fazer aquilo que o Senhor nos pede. Onde você tem falhado? O que você tem deixado de fazer pra agradar a Deus?

 

Deus abençoe, Nívia Augusto