Você ama esta igreja?

Se você respondeu que sim eu quero te desafiar a enxergar a intensidade do seu amor por ela e se você disse que não eu quero te dar uma injeção de ânimo e fazer você sair daqui apaixonado por ela.

  • Salmos 122

Na Bíblia fala que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e nosso próximo como a nós mesmos. Só que o que não entendemos é que a igreja faz parte deste contexto. Quando você ama a Deus, você cumpre o que ele te pede e quando você ama o próximo você fala de Deus. E quando estas pessoas são atraídas você leva para onde?

Quero abordar alguns pontos agora com vocês que nos farão analisar o nível de amor que temos por este lugar que Deus escolheu para nós e por seu manifestar aqui e por seu reino.

1º CULTO DE ORAÇÃO:

Você sabe o que se faz neste culto? Você frequenta este culto?

  • Romanos 12:12
  • Atos 12:1-12

Quando nós oramos individualmente em casa nós edificamos a nós mesmos. Quando nos unimos em oração como igreja vemos e vivemos grandes milagres.

Muitas vezes ouço: mais é sempre a mesma coisa; é muito parado; é chato.

Eu tenho uma coisa para vocês: Sabe porque muitas vezes é chato, monótono? Porque não temos a igreja orando. Porque muitas vezes você vem com um coração errado. Nós lemos que devemos vir alegres para a casa do pai e não desistirmos. Nós não estamos aqui para julgar e sim para nos mantermos firmes, para desfrutarmos, para servirmos, lutarmos.

Eu vou falar uma coisa para vocês: sempre que estou em São Paulo eu vou para a oração e nunca foi a mesma coisa. Eu nunca saí da forma que entrei. E muitas orações minhas e promessas para minha vida aconteceram nestas reuniões. Muitas mudanças na igreja aconteceram através dela.

2º PG´S:

O PG faz parte da igreja, da direção da mesma para nosso crescimento e acompanhamento.

Você frequenta um PG? Você o faz crescer?

  • Eclesiastes 4:9-12

Quero te dizer que quanto mais pessoas envolvidas, quanto mais pessoas trazidas, frequentando e com a mesma visão, mais se experimenta, mais se recebe. O problema é que muitas vezes nós estamos mais preocupados em exercer a função do outro, porém sempre de forma negativa.

Nós reclamamos; faltamos; não fazemos; perdemos o coração; achamos que tudo deveria ser feito de forma diferente.

Amós 3:3

Nós devemos trabalhar unidos, facilitando a caminhada de nossos líderes, irmãos, da igreja, do reino. Não estou falando que você deve aceitar tudo, devemos opinar, porém com o coração correto. Nossos líderes foram levantados por Deus não por homens. Se Deus os colocou é porque eles têm muito a oferecer para nós. Cada um de seu modo.

Se você acha que muita coisa poderia ser diferente: ótimo! Sabe o que você faz, ajude seu líder e seu PG a crescer e se empenha para ser levantado o próximo líder. Ai você poderá fazer da sua forma debaixo da direção e visão da igreja.

Nós temos mania de analisar. Julgar, reclamar: a oração inicial; louvor; palavra e comunhão.

Ai você também não chega e se dispõe a orar, e cuidar do louvor, não pede uma oportunidade de um dia compartilhar uma palavra com o PG, não ajuda na comunhão, trazendo comes e bebes e muitas vezes nem compartilha da palavra. Isso nos afasta ao invés de crescer. Não julgue, trabalhe!

3º ESTUDO BÍBLICO:

Nós estamos tendo o privilégio de mudar uma realidade dentro da igreja e não temos um povo comprometido.

O estudo bíblico nos leva a entender a Bíblia tanto em fatos históricos (naturais) quando no espiritual (vontade de Deus) e não temos uma igreja envolvida em conhecer mais de Deus e o que ele nos deixou como arma.

Como você pode lutar se não sabe manejar uma espada? Nos deparamos hoje no mundo com uma igreja que não ora, que não lê a Bíblia que não entende o que ela fala por isso não a lê. Então acaba sendo confrontada por pessoas e problemas e não sabe o que fazer, como agir.

Quero desafiar você a mudar sua vida ano que vem. Comece no estudo bíblico. Conheça Deus, suas promessas, seus poderes, seu chamado, sua história! Em João 8:32 diz: “e conhecerão a verdade e ela os libertará”. Mude! Mude! Mude!

4º CULTO DE DOMINGO:

Quantos de nós temos vindo com expectativas todo domingo de experimentar coisas grandes aqui? Muitas vezes nós não chegamos nem no horário, quem dirá com grandes expectativas.

Qual o seu coração e intensidade quando ora pelo culto antes do louvor. Quais são seus pedidos? Deus que o louvor toque que mais baixo, que ele não erre e que toque que as músicas que eu gosto. Que a palavra do dízimo passe rapidinho. Que a palavra do pastor seja agradável a mim e rápida para dar tempo de chegar logo em casa para assistir tv. E que não tenham os mesmos lanches na cantina.

E quando o louvor toca, o pastor fala sobre o dízimo e prega você já está com o coração completamente fechado porque não saiu do jeito que você queria. Ai na cantina você nem olha o que tem. Vai embora que é para não passar mais nervoso.

Quero te dizer algo:

A oração inicial é para usarmos o poder que a igreja tem quando ora, para que possamos ver o céu descer e sermos tomados pela glória de Deus.

O louvor não é para ter uma música e sim para quebrantar os corações, sarar as feridas, salvar as vidas, e para tocarmos os céus. Para adorarmos ao único digno de toda honra, toda glória, todo louvor.

O dízimo é para podermos celebrar a fidelidade dos filhos de Deus que estão acertando em fazer o que Deus pede. Que experimentam todo mês o sobrenatural do senhor e o transbordar.

A palavra eu tenho certeza que não vem de nós humanos falhos e pecadores, pois eu mesmo não teria capacidade para isso se não fosse Deus. A palavra vem direto do coração de Deus, por isso vemos que os apelos sempre têm pessoas, porque Deus sabe o que a igreja precisa não eu, não nós. E se você não consegue focar aqui o que Deus tem para falar com você, eu imagino o que você vive durante a semana de relacionamento com ele.

E a cantina? Ela não é feita porque depois do culto “que demora” as pessoas devem estar com fome. O intuito da cantina é fazer com que as pessoas possam interagir entre elas, ter uma comunhão geral entre a igreja para não serem formadas panelas e por último ter algo para comer.

Então use tudo que está a sua disposição toda semana. É para você. Presente direto de Deus. Bom até agora eu falei de eventos de nossa igreja. Agora neste último tópico que falar sobre a igreja!

5° A IGREJA:

Se nós tivéssemos a mesma força que temos para reclamar, apontar erros, para fazer algo por ela. Hoje eu não sei qual seria nossa proporção. Digo isso porque vejo o empenho que temos em cuidar da igreja. A igreja é nossa. Você paga o aluguel, a água, a luz, o telefone e tudo que há nela. Então porque não cuidar. Ela deve ser seu orgulho, seu xodó. Devemos zelar por ela como nossa segunda casa.

Não digo zelar apelas pelo fato da limpeza em si no final de semana, mais o que temos feito para ela? Será que você se preocupa de esta tudo funcionando. Se tem papel no banheiro, copo no bebedouro, se as pessoas estão sendo bem, recepcionadas, se todos estão entrosados.

E as cestas básicas? Nós liderança temos muitos planos naturais para a melhoria da igreja e creio que cada um de nós também tem sugestão para melhorar. Então porque não ver qual pode ser seu papel para esta mudança e se dispor. Se dispor em força, em oração, em oferta, em dizimar. É engraçado porque os que maias falam são o que mesmos fazem. Ou muitas vezes os que fazem muito e acabam no meio do caminho perdendo o foco em para quem eles estão fazendo e porque acabam se focando nas atitudes ou falta de atitudes dos demais.

Ambos estão errados. Devemos cuidar porque é nosso dado por Deus. Foi ele que nos presenteou e é para ele que quero dar o melhor aqui. Muitas vezes nós não fazemos tudo que gostaríamos porque não temos pessoas envolvidas o suficiente ou dinheiro.

O dízimo é um mandamento de Deus. Não tem como você ser abençoado sem responder corretamente a Deus. Se você não dá o dízimo e aparentemente as coisas estão indo bem eu te convido a olhar para sua vida no geral, em todas as áreas e dizer para você mesmo: está tudo bem? E te garanto que vai piorar, pois você não é fiel. Muitas pessoas pensam. Eu não dou o dízimo mais eu oferto quando precisa. Deus não te pediu isso. Ele te pediu o dízimo. Você usufrui do dízimo dos outros. Não importa se os outros vão saber quanto você ganha, mesmo porque isso não acontece. Só quem sabe o quanto cada um ganha é a pastora e ela tem problema de memória, então pode ficar sossegado.

Ou você acha que os pastores roubam? Usam para eles? Quero te dizer uma coisa: é verdade inclusive semana que vem nós não estaremos porque vamos viajar para o novo sítio que os pastores compram, porque temos que sair de casa que vai começar uma reforma completa lá.

Você não dá porque de fato você não quer agradar a Deus com seu dinheiro. Porque é muito mais fácil dar picado do que de uma vez.

E sobre a visão da igreja: Eu gostaria que levantasse a mão quem entrou na igreja este ano? Quantos nós trouxemos, quanto crescemos, quanto nos damos por ela. Precisamos amar ela, investir nela, lutar por ela.

Você tem lutado com os seus líderes e pastores para avançar como igreja? Seu líder é falho como você também é por isso ele conta com você para este crescimento! Então: cresça, apareça, rompa!

 

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.