Mateus 16:13 – Neste trecho vemos que Jesus começa a falar sobre Igreja. O nome de Pedro significava “pequena pedra”. E Cristo fala: “tu és Pedro, ou seja, uma pequena pedra, e sobre está rocha que você acabou de falar de que eu sou Cristo é que levantarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela”.

Sabe o que isso quer dizer? Que a igreja existe, pois cremos que Cristo é nosso Senhor e Salvador. E que ele é a resposta para as nações. Neste mesmo trecho Jesus diz: “as portas do inferno não prevalecerão sobre a igreja”. Isso quer dizer que nós (a igreja) vamos começar a abrir as portas do inferno para tirar gente de lá e nada poderá nos impedir.

Quero te despertar para o que é ser igreja e qual o seu papel nela. Deixa eu te propor um raciocínio rápido, se uma pessoa que nunca foi para uma igreja e nunca ouviu falar de Jesus, começa a ler a bíblia e começa a ser despertada pelas verdades nela contida e começa a querer conhecer uma igreja, pois a bíblia fala muito sobre ela e atos mostra a igreja em movimento. E essa pessoa estivesse passando num domingo bem no horário do nosso culto e entrasse por estas portas e sentasse. Ele veria a mesma coisa que está na bíblia a respeito da igreja? Ou será que ela ficaria decepcionada?

Quero te fazer uma pergunta: se você ler a bíblia, o que você terá como percepção de igreja? É o que você vive aqui?
Em Efésios 2:13-22 Paulo fala sobre o que é a Igreja, e através desse texto quero te explicar, em três exemplos, o que é ser igreja:

I. Ele nos chamou para ser família (Efésios 2:19) – Fazemos parte da mesma família, da família de Cristo. O primeiro objetivo de sermos igreja é sermos uma família para o Pai. Família diz respeito a amor e carinho, ela pode ter o defeito que for, mesmo assim não deixa de ser família. Família sempre se une nos momentos difíceis.

Se tua irmã foi para a escola e depois do horário da escola ela não volta para casa, o que você faz? Espera um pouco, fica preocupado, liga. E quando toca o telefone e é alguém da sua família a primeira coisa que pensamos é: “morreu alguém”. Isso é ser família, se preocupar um com o outro. Às vezes eu vejo gente que um parente desapareceu há 10 anos e o cara não desistiu de procurar. Ele ainda anda com a camiseta com a foto da pessoa. Porque ele ainda acredita que vai achar a pessoa.

Quantas pessoas passaram por aqui e nós esquecemos? Somos uma família. Você faz parte dela, você pode ligar, mandar mensagem, visitar. Não espere dos outros o cuidado com a sua família, as pessoas precisam ouvir mais eu te amo, do que apenas Jesus te ama. Nós precisamos cuidar da nossa família.

II. Deus criou a Igreja para ser um só corpo (Efésios 2:16) – Ter um só propósito, uma só intenção, um alvo em comum, algo que nos une. O segundo objetivo de sermos igreja é sermos um corpo para o filho, corpo diz respeito “a movimento”. Igreja não é ser todo mundo igual, Deus criou cada pessoa de uma forma única e ser igreja é você ser diferente para completar o corpo. O poder está ai: “pessoas diferentes andando juntas”. Só prevaleceremos contra o inferno se nos tornarmos uma “super igreja” e não um “super homem” ou “super mulher”. Não podemos ser iguais a bombados de academia que malham só a parte de cima e as pernas ficam finas. Temos que crescer juntos. Não podemos deixar ninguém para trás.

E o segredo do corpo é que todo o corpo se movimenta através da cabeça, porque o membro não tem raciocínio. Então só funcionaremos quando estivermos ligados ao cabeça que é Cristo, e tudo que fazemos tem que ser para a glória de Deus.

III. A igreja é um templo, uma morada, uma habitação para o Espírito Santo (Efésios 2: 20) – O terceiro objetivo de sermos igreja é sermos uma morada para o espírito. Templo fala sobre “a manifestação do espírito”, somos morada de Deus, há poder em nós.

Quando a bíblia diz em Mateus 18:20: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome ali eu estarei presente”. Quer dizer: “onde dois ou três estiverem com o mesmo propósito, mesmo interesse e este interesse for eu me farei presente”. E como se constrói um templo?

1. Se busca as pedras: as que já se tem e novas para a construção.

2. Cuida para que todas tenham a mesma forma: temos que ter a forma da pedra angular (Jesus). Uma pessoa só se transforma em algo que ela pode ver, as pessoas não escutam sua voz, porque suas atitudes falam mais alto.

3. Coloca-se cada pedra em seu lugar: ache o seu lugar neste templo e ajude as pessoas a se encontrarem.

“Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.” João 17:22-23

Ser igreja se resume em uma única palavra: unidade. Deus quer que sejamos um purê de batata e não um saco de batata. Não existe um lado rico e outro pobre dentro do purê. Não existe parte boa ou estragada, se o purê está estragado ele está por inteiro. É se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Se um de nós está doente, todos nós estamos. É misturar vidas, andar juntos.

A igreja não é basicamente louvor e palavra, é unidade, são pessoas vendendo suas propriedades para que não haja fome entre eles. Sabe, não estou falando para você vender tudo, mais será que não tem alguém no nosso meio com fome e nós comendo demais? Precisamos olhar mais para a pessoa do nosso lado. Isso é ser igreja.

Francis chain conta uma história de que um dia um membro de uma gangue de sua cidade entrou na igreja e começou a assistir o culto e começou a frequentar a igreja e depois de um tempo aceitou Jesus e se batizou e quando ele se batizou ele parou de ir para a igreja. Então Francis Chain demorou um pouco para sentir falta daquele irmão, pois sua igreja tinha mais de 4.000 membros. E ele conta que um dia andando pela rua ele encontrou este rapaz e perguntou: irmão quanto tempo, não te vejo mais na igreja. Foi só se batizar que você parou de ir. Então aquele rapaz disse: “posso ser sincero?”. O pastor disse: “Claro”. Então ele falou: “me decepcionei”. Então o pastor perguntou: “Foi a palavra, aconteceu alguma coisa?”. E o rapaz diz: “É que eu entendi errado, auando vocês falavam a respeito da igreja na bíblia e nas pregações era diferente. Quando eu passei por todos os rituais que vocês me pediram eu achei que nos tornaríamos uma família, porém o pessoal da gangue era mais unido que a igreja. Eles estão dispostos a morrer por mim e a igreja não. Na igreja eu só vejo a nuca das pessoas. Se eu ficar doente ninguém pergunta se preciso de algo, de uma oração.”

Sabe o que Deus fala na bíblia? Ame uns aos outros! Deus nos chamou para sermos Igreja em tempo integral, não somente em dias de reunião. Porque reunião não é ser igreja, na reunião é um monte de gente parada ouvindo uma trabalhar. Fomos juntados para que possamos implantar a cultura do reino de Deus neste mundo. Devemos estar no mundo, porém não o mundo em nós. Quantas pessoas aí fora estão precisando de uma cultura nova? Novos sonhos, planos, padrões. Precisamos começar a ser relevantes.

Meu desafio para você com esta palavra é: Seja em cada dia desta semana relevante na vida de alguém para a glória de Deus!

Deus abençoe, Pr. Thiago Clemente.