Você que um dia entregou sua vida a Jesus e se converteu. Você consegue ver mudanças em sua vida?

E o que é conversão? A conversão é a manifestação externa da regeneração. Não podemos ver a regeneração, mas podemos ver os efeitos que ela produz. E o efeito mais notável produzido pela rege­neração é a conversão, na qual o regenerado expressa sua fé e seu arrependimento, com o consequente abandono do pecado. Em outras palavras, quando falamos em conversão estamos falando da vida cristã do ponto de vista de sua direção:  um afastamento do pecado e uma aproximação de Deus, através do Senhorio de Cristo em sua vida E essa atitude de ter aceitado a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, por consequência gera mudanças em todas as áreas de sua vida (nas palavras, pensamentos, atitudes, sentimentos e caráter)

Quando nos convertemos, decidimos andar por um novo caminho: “Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:6

Jesus é o “caminho” que nos leva ao Pai. A conversão é a nossa decisão de andar por esse caminho (obediência à Sua Palavra).

Caminho de obediência = guardar os mandamentos

E qual é a definição de obediência? O conceito geral de obediência, tanto no Antigo como no Novo Testamento se refere a ouvir e obedecer a uma autoridade superior . No mundo, estamos sujeitos a prestar obediência a diversas pessoas e instituições que exercem autoridade sobre nós. Devemos obediência aos pais, aos patrões, aos governantes, aos magistrados, às leis que regem o País, etc. Assim, obedecemos, porque essas pessoas ou instituições possuem autoridade e poder para não apenas nos fazer cumprir suas determinações, mas também punir quem se insurge contra as ordens proferidas. Entretanto, quando o assunto é obediência a Deus, parece que temos mais dificuldade. Na maioria das vezes não temos consideração pelos mandamentos de Deus. Aparentemente, é mais fácil cumprir leis criadas pelos legisladores humanos do que as Leis criadas pelo Legislador Soberano

“Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.” Romanos 7:22-23

Nós como cristãos travamos uma luta diária entre obedecer a lei de Deus e a lei da nossa mente (nossa vontade).

Quando digo sim aos mandamentos de Deus que vantagens terei?

  1. Quem obedece aos mandamentos está debaixo da proteção de Deus – Deus não nos deixou os mandamentos para nos privar de coisas boas. Agindo como desmancha prazeres. Pelo contrário, seus mandamentos visam nossa proteção. É como nós que somos pais, colocamos limites para nossos filhos para protege-los.
  2. Quem obedece aos mandamentos demonstra seu amor a Deus – A obediência ao Senhor não é algo imposto: Devemos obedecer a Deus por amor a Ele, por gratidão por tudo que Ele fez por nós. Maior expressão de amor jamais houve do que o fato de Deus ter enviado Seu Filho para morrer por nós, para nos salvar quando merecíamos estar mortos e condenados ao inferno.

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.” João 14:15 | “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.” João 14:21 | I  “Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos .Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.” João 5:2-3 | “Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração.” Salmos 40:8

  1. Quem obedece aos mandamentos demonstra sua fé a Deus

“Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé.” Romanos 16:26

Fomos chamados a obediência pela fé

  1. Quem obedece aos mandamentos tem paz e alegria incondicional.
  2. Obediência traz crescimento e comunhão com Deus.

Parcialidade é desobediência – Deus não espera uma obediência parcial, e sim total! Imagine os noivos, no momento da cerimônia nupcial, fazendo um juramento de fidelidade para a maior parte do tempo! Por mais que se amassem, não gostariam disso! Deus também não quer que sejamos obedientes a muitos mandamentos, mas a todos! Ele não espera que sejamos fiéis na maior parte do tempo, mas que o sejamos em todo o tempo! Muitos em nossos dias estão tentando devotar uma obediência parcial à Palavra de Deus.

O orgulho da obediência – Creio que muitas vezes nos orgulhamos tanto da nossa obediência. Que acabemos não enxergando onde estamos desobedecendo.

Obedecer a Deus, muitas vezes envolve abrir mão por amor a Cristo – Tudo de que você tem de abrir mão por amor a Jesus se converte em aprovação divina e, logo, em bênção para sua vida. Em muitos momentos de sua caminhada você se verá frente a frente com situações em que, por obediência a Deus, terá de abrir mão de algo muito valioso para ser fiel ao seu Salvador.

Obedecer a Deus, muitas vezes envolve abrir mão dos seus direitos – Muitas vezes reagimos como leões diante de situações que nos ferem. Somos crentes até que pisem no nosso calo. Agimos contrários à Palavra em Tiago 1:19 que diz: “(…) Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”.

Somos ousados e destemidos para ferirmos o outro e para estabelecermos vingança segundo nossa própria justiça. Olhamos para aquilo que sofremos e não abrimos mãos dos nossos direitos enquanto “vítimas” das situações. Mas quanto mais buscamos nossos próprios interesses, mais distantes vamos encontrar da vida plena que Deus. Quanto mais têm sede de vingança, mais feridos nos tornamos. Daí observamos pessoas frias, sem autoridade espiritual, insensíveis e incapazes de refletir Jesus nas suas palavras e atitudes.

Há uma convocação urgente para que o povo que se diz “povo de Deus” reflita a imagem de Jesus Cristo através das suas vidas! Cordeiros que possuam um coração manso.

Você está disposto a ter um coração manso? Está disposto a abrir mão dos seus direitos? Está disposto a se calar e aguardar a salvação do Senhor? Está disposto a ser como Jesus em suas atitudes, gestos e pensamentos? Está disposto a ser cristão, que muitas vezes, vai sair no “prejuízo”. Como é difícil abrir mão de nossa  razão, e dizer: perdão esposo, perdão pai, perdão mãe, perdão filho, perdão irmão, perdão Pastor, perdão ovelha, etc. Isso é andar no caminho da obediência ao nosso senhor Jesus  .

Creio que Deus quer restaurar o nosso entendimento e a nossa prática da obediência total a Ele. Isto, porém, deve acontecer, sem que nos tornemos propensos ao orgulho! É por isso que precisamos entender que a nossa obediência ao Senhor não significa que estejamos fazendo favor algum a Ele! Estamos apenas cumprindo a nossa obrigação!

É hora de considerarmos melhor tudo que compartilhamos aqui nesta noite e consertarmos o que precisa de conserto em nossas vidas.

Que Deus nos ajude a obedecer à sua Palavra pois só assim poderemos usufruir da suas bênçãos em nome de Jesus. Sonde o seu coração em oração. Medite nestes textos e princípios, e assuma uma nova postura de obediência.

Deus os abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.