I Rei 20:1-3

Ben-Hadade mandou mensageiros a Acabe, rei de Israel. dizendo: A sua prata e o seu ouro são meus, e o melhor de suas mulheres e filhos também”. Existe um Ben-Hadade maligno fazendo sempre exigências, que é o próprio Satanás.

 Querendo levar nossos Filhos – Em Êxodo 10:9 vemos a proposta de faraó a Moisés: “Vocês adultos podem ir, mas os seus filhos e os seus jovens aqui ficarão”. Em outras palavras: o lugar das crianças, adolescentes e jovens curtir a vida é no Egito – é no mundo. “ O lugar dessa meninada crescer é no Egito. Aqui há muitos prazeres e diversões. Eles precisam curtir primeiro. Portanto, aqui que é lugar deles ficarem”.

 Em nossos dias vemos que a maioria dos pais está mais interessada no sucesso dos filhos do que na salvação dos filhos. E não nos basta trazê-los para igreja e não basta que eles apenas cresçam na igreja. É preciso colocar limites, orar por eles, lutar pela salvação. De que adianta ganhar os de fora pra Jesus e perder seus filhos

Querendo levar nossa Família – O diabo odeia as famílias abençoadas, ele gosta de lares destruídos. Não deixe ele levar a paz, a alegria e a unidade de sua família.

Querendo levar nossos bens/dinheiro – Êxodo 10.24a “Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR”. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado. Em outras palavras: “Vocês servem a Deus, mas o dinheiro de vocês fica no Egito” (mundo). Mas a Bíblia diz: Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e transbordarão de mosto os teus lagares”. (Provérbios 3:9-10).

O conselho que Deus nos dá por meio de Salomão é o de HONRAR ao Senhor com nossos bens. O que está em questão aqui é a manifestação da honra, e não os bens em si. O uso dos bens é só um meio para expressar esta honra. Deus não está interessado em nossa oferta, e sim na atitude que nos leva a entregar-lhe a oferta.

Vemos que ainda hoje Ben-Hadade, o próprio Satanás querendo levar o que mais valioso que você tem

 Querendo levar nosso casamento – É grande o número de casais que estão passando pela síndrome da separação e do divórcio. Casamentos desfeitos representam alianças quebradas, destruídas. E há alguém interessado em que seu casamento acabe no cartório. Ele é o Diabo, Satanás, o Ben-Hadade. Ele é “o ladrão que vem para roubar, matar e destruir”. É raro um casamento ou relacionamento chegar de repente. Há normalmente sinais sutis ao longo do caminho durante um período comprido de tempo que indica que o fim do casamento está próximo. Preste atenção nas alertas de que o diabo está atacando seu casamento, Ben-Hadade mandou avisos a Acabe.

 Sinais de casamento em crise:

  • Falta de interesse um pelo outro ou nas atividades diárias.
  • Não pergunta mais como foi seu dia ou compartilha os eventos do dia um com o outro
  • De repente ficam muito críticos à aparência como se veste, às coisas que diz ou faz.
  • Pequenas coisas que não importavam antes de repente se tornam um grande problema.
  • Vocês se veem frequentemente discutindo ou brigando por coisas triviais ou insignificantes.
  • Tornam-se mais envolvidos em atividades que não incluem um ou outro e passa menos tempo em atividades que vocês uma vez curtiam juntos.
  • Para de serem românticos, diminuem consideravelmente as mãos dadas, abraços, paparicos e demonstrações de afeto.
  • Começa a se tratarem desrespeitosa mente, são rudes
  • Começa a reclamar ou fazer observações depreciativas sobre o outro para seus amigos e família,
  • Torna-se gradativamente difícil ter uma conversa casual, parecem que esgotaram o que dizer.
  • Ele agora demora mais para retornar suas ligações, ou nem liga de retorná-las.
  • Ele começa a flertar abertamente com o sexo oposto na sua presença
  • Fica irritados com coisas que diz ou faz que uma vez achavam divertidas ou carinhosas.

Seu casamento está ruindo? Busque ao Senhor. Diga: Vou confiar que Ele tem a restauração, a transformação, o vinho novo. Não vou desistir. Eu sei que Ele pode. Tudo se transforma quando Jesus é chamado para ser a prioridade em nossa vida. Não permita que as flechas inflamadas do diabo queimem seus sonhos. “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós”. Parece impossível que seu casamento mude. Parece, mas em nome de Jesus tudo é possível para o que crê. É só você quer recomeçar, só você quer tentar novamente e restaurar seu casamento. Sim é difícil, mas creia: Deus é o Deus do impossível. Decida hoje não entregar seu casamento nas mãos do diabo.

 I Reis 20:13 – No meio do conflito que se seguiu, Deus envia uma mensagem a Acabe através de um profeta de nome não identificado. E anunciou: “Assim diz o Senhor: ‘Vê este exército enorme? Hoje eu o entregarei em suas mãos, e então você saberá que eu sou o Senhor’”

NÃO ESPERE QUE ALGUEM TOME A INICIATIVA PARA VOCÊ

I Reis 20:14 – Acabe esperava quem alguém liderasse o exército de Israel e se esqueceu de que ele mesmo é quem deveria fazê-lo. Acabe pergunta ao homem de Deus: “Quem vai liderar esse exército? ” O profeta responde: “É você mesmo Acabe. ” Não espere por outro. Não espere que alguém lute por você e assuma sua guerra contra Ben-Hadade, que tem te roubado: são seus filhos, é sua família, são seus bens ou dinheiro, é o seu casamento?

I Reis 20:19-21 – Deus intervém na história de Israel, o povo de Israel humilha os sírios que são feridos em grande número nessa batalha, e os fazem fugir amedrontados. O próprio Ben-Hadade, o saqueador foge a cavalo para não ser morto.

I Reis 20:19-22 – Depois disso, o profeta foi ao rei de Israel e disse: “Fortaleça a sua posição e veja o que deve ser feito, pois daqui há um ano o rei da Síria o atacará de novo“. Não é porque Deus lhe deu vitória numa luta, que você vai baixar a guarda. Temos que estar sempre preparados.

Decorrido 1 ano –

v.24 – Ben-Hadade se prepara tira os reis e substitui por capitães. Põe soldados mais fortes.

v.26 – Ben-Hadade marcha contra Israel.

v.27 – Os filhos de Israel também se prepararam, acamparam defronte deles. Os filhos de Israel – como dois pequenos rebanhos de cabras. Os sírios enchiam a terra

LUGAR DE MONTES E VALES

I Reis 20:23 Enquanto isso, os conselheiros do rei da Síria lhe diziam: “Os deuses deles são deuses dos montes. É por isso que eles foram fortes demais para nós. Mas, se os combatermos nos vales, com certeza seremos mais fortes do que eles.”.

      Do Ponto de Vista Espiritual o que Significa Monte

Monte simboliza: lugar de refúgio, lugar de segurança, lugar de descanso, lugar de vitória, lugar de visão ilimitada, onde temos ampla visão de tudo que está ao nosso redor. Quando estamos no monte, conseguimos enxergar de que lado o inimigo está se aproximando, mesmo se ele estiver bem longe, conseguimos ter uma boa visão, porque estamos no alto numa posição privilegiada de grande estratégia, pois ali podemos observar todos os passos do inimigo e nos preparar para nos defender dos seus ataques.

Do Ponto de Vista Espiritual o Que Significa Vale

Vale simboliza: lugar de sofrimento, lugar de angústia, lugar de tribulação, lugar de insegurança, lugar de medo, lugar onde você não tem uma boa visão, a sua visão é limitada, você não consegue ver onde você está sendo atacado. Quando uma pessoa esta no vale ela fica desanimada, frágil ela se sente pequenina diante do inimigo, impotente, e se torna uma presa fácil e a qualquer momento ela pode ser derrotada pelo adversário. É por isso, que o inimigo fará de tudo pra tirar um a pessoa da proteção dos montes, da proteção do Senhor. Mais é neste cenário, que o Senhor Jesus mostrará para você e principalmente pro seu inimigo, que Ele além de ser Deus dos montes, também Ele é Deus dos vales.

 Conclusão:

Irmãos se você não se acovardar diante de Ben-Hadade (satanás) você terá condições de vencê-lo. Resista-se, não abra mão das coisas mais valiosas que o Senhor te deu: seus filhos, seu casamento, seus bens, sua saúde, seu ministério, seu PG, sua vida espiritual.

Ben-Hadade fugiu de Acabe porque ele resistiu. E isso se cumprirá em sua vida também se você resistir.

ORAÇÃO: “Hoje entendi que há uma batalha do inimigo contra a minha vida; batalhas externas e internas. Não abro mãos de minha família, não abro mão de meu casamento, não abro mão de meus filhos; crendo que eles servirão ao Senhor hoje e serão a continuação dos adoradores do único Deus verdadeiro no amanhã. Meu Deus, não quero deixar nem “uma unha” no mundo. No nome de Jesus oro. Amem.

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.