“Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?” Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu.Depois, venha e siga-me”. Mateus 19:20:21

“Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”. Mateus 5:48
Dois versículos que falam de perfeição. A perfeição Jesus mostra que ela é alcançada de acordo como nós tratamos as pessoas.

“Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”. Mateus 5:46-48

Muitas pessoas falam dos personagens bíblicos e de quem Jesus foi. E a conclusão da igreja no decorrer do tempo é de que Jesus – 100% homem e 100% Deus.

Como seres humanos não podemos buscar 100% de perfeição nas pessoas. Se você coloca uma meta alta sobre alguém para chegar à perfeição, ela não alcança e se desanima. E sem dizer que o diabo acusa e muito, mostrando as imperfeições.

A humanidade de Jesus

Muita gente fala da divindade de Jesus, mas não fala da Sua humanidade

1. Jesus foi tentando por quarenta dias: “Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” Mateus 4:2
Fome = é coisa humana – Mas estava em jejum. O jejum mata a carne e fortalece o espírito.

2. Jesus esteve triste: “Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo” Mateus 26:38

Tristeza = é coisa humana

3. Jesus ficou cansado: “De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!” Mateus 8-24-25

Cansaço = é coisa humana – Para Jesus estar dormindo, com um barco balanço devido a uma tempestade, é porque Ele estava muito cansado.

4. Jesus ficou nervoso no templo: “Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas…” Mateus 21:12

Nervoso = é coisa humana – Os espirituais iram dizer: cadê os frutos do espírito? Mas a Biblia diz que podemos ate nos irar por um momento, mas não deixar que que isso tome conta do nosso coração e venhamos pecar:
“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha…” Efésios 4:26
Nós não somos perfeitos!

Muita gente entre e sai de igreja porque querem um pastor perfeito, líderes perfeitos, um louvor perfeito, irmãos perfeitos. E quando não encontra pessoas perfeitas se frustra, porque espera a perfeição onde não vai encontrar.
A Bíblia fala que somos aperfeiçoados a cada dia: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6

Perfeito só Jesus, por isso seu olhar tem que estar em Cristo. Tem muita gente hoje olhando para as pessoas, buscando pessoas perfeitas.

Jesus era sincero no que falava

Jesus chamou os fariseus de “raça de víboras

“Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.” Mateus 12:34

Jesus fala que temos que ter o coração de criança = sinceridade.

“Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.” Mateus 18:4

Você tem o direito de ficar triste, cansado, desanimado, pois temos humanidade. Mas queremos ser super espirituais. Temos sim é que chegar para Deus e dizer com sinceridade “Senhor essa é a minha dificuldade, eu sou assim nervoso, deprimido, mas dependo de Ti quero mudar”. Pedro tinha um temperamento explosivo – e quando Jesus foi preso, Pedro cortou a orelha de um soldado, isso quer dizer que Pedro andava armado.

Exemplos de homens de Bíblia que demonstram sua humanidade:

· Paulo discutiu com Barnabé (Atos 15:35)

· Moisés matou um soldado (Êxodo 2:11-12

· Abraão mentiu para faraó (Gênesis 20:2)

· Jacó enganador mentiu para o seu pai (Gênesis 27:19-30)

A pessoas perfeccionista não aceitam o erro de ninguém. Mas nós não somos perfeitos!

Palavra ministrada pelo Pr. Wanderley da Igreja Monte Sião