Texto Mateus 9:35-38
Ao olharmos os Evangelhos com atenção descobrimos que: Jesus tem uma meta: que seu Evangelho fosse pregado, um plano para alcançar todas as pessoas.
e um propósito: fazer discípulos de todas as nações.
Descobrimos que a tarefa primordial da Igreja é a Evangelização e entendamos evangelização integral. Percebemos que Jesus empregou a maior parte de seu ministério nesta atividade.
Não é de se admirar, que evangelizar seja para o crente uma obrigação:
I Corintios 9:16) “Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!”
Definição Evangelismo Pessoal: Um cristão impactando um não cristão com o Evangelho de Cristo, que não se resume a um credo que pode ser decorado e recitado quando for oportuno, mas algo que vai além, anunciando e mostrando que em Cristo há transformação de vidas e valores capazes de produzir e estabelecer o reino de Deus.
Evangelismo Pessoal não é oferecer uma religião. Tão pouco impressionar as pessoas. Também não é se colocar na posição de juiz, muito menos, convencer alguém a frequentar uma igreja. Muitos pensam que é frequentando uma igreja que alguém se torna cristão.
E eu sou quem somos responsáveis por isso. Temos envidado esforços e desperdiçado recursos tentando trazer os não cristãos para dentro da igreja para que ouçam o Evangelho, quando a ordem de Jesus é: Ide! A igreja primitiva por quase 300 anos não teve templos, mesmo assim quase evangelizou todo o mundo conhecido da época.
É importante lembrar que nós amamos a Igreja porque somos salvos. Mas, o mundo não cristão não se sente atraído pela igreja, especialmente o modelo atual. Onde se encontram os não cristãos às sextas-feiras e sábados à noite ou aos domingos pela manhã? Provavelmente em muitos e diferentes lugares, menos dentro de nossos templos.
Jesus não espera que eles venham às nossas igrejas, a despeito de nossas programações montadas para atraí-los. Por isso ordena: Ide! (devemos ir onde eles se encontram).
É Jesus quem devemos oferecer. E quando apresentados corretamente atraem o coração do homem mais do que qualquer outra coisa. E temos que fazer do evangelismo a principal tarefa da Igreja.
E como evangelizar? Como Fazer? A conquista de almas é mais simples do que imaginamos. As pessoas mais tímidas e humildes da igreja podem ser tão eficazes quanto quaisquer outras na gratificante tarefa de evangelização. A única coisa que contribui para o desânimo é o medo. Medo é a arma que satanás usa para desmotivar o crente de evangelizar. O medo também é fruto da falta de conhecimento
Desenvolvemos o medo: Porque não estamos seguros no conhecimento e no uso das ferramentas adequadas.
Devemos lembrar, antes de tudo, que estamos cooperando com o Espírito Santo
na tarefa de ganhar almas através do evangelismo.
A tarefa de convencer o homem do juízo da justiça e do pecado é d’Ele.
Alguns pré-requisitos são indispensáveis a quem se dispõe para a tarefa de evangelizar:
- Ser nova-criatura (2Corintios 5:17)
- Ter um bom testemunho (1 Pedro 2:11-12
- Convicção e conhecimento daquilo que crê (1Pedro 3:15)
- Vida consagrada e cheia do Espírito (João 15:3; 20:22)
- Compaixão pelos não cristãos (Mateus 9:36)
O reino de Deus não avança com pessoas obstinadas, tímidas, incrédulas.
O cristão verdadeiro não se acomoda e nem se contenta com uma vida infrutífera, mas busca a sabedoria divina que é ilimitada a fim de viver como Cristo, ganhando almas. O justo espalha a semente do evangelho que produz vida eterna naqueles que esperavam o desespero da morte. Sem ela é difícil dedicarmos a nossa vida a lutar para que os outros sejam ganhos, pois o nosso objetivo principal será sempre a nossa vida e o que nela acontece. Os trabalhadores desta seara são poucos, porque existe a ideia de que só os ministros com ministério têm a responsabilidade de ser ceifeiros.
Para ganhar almas é preciso tato, coragem e acima de tudo amor pelas almas.
Você ama a Deus? Crê na Salvação através de Jesus Cristo que morreu na cruz
Então ore e jejue por isso = por amor e compaixão, oportunidades, estratégias.
E nenhum ganhador de almas faz isto sozinho sem ajuda de Deus. Precisamos aprender com Cristo a ganhar almas.
JESUS SE PREPAROU PARA GANHAR ALMAS
Preparou-se através de oração e jejum – Mateus 4:2
Conclusão:
- Ao olharmos os Evangelhos com atenção descobrimos que:
- Jesus tem uma meta (que seu Evangelho seja pregado),
- Um plano para alcançar todas as pessoas
- E um propósito (fazer discípulos de todas as nações)
- Descobrimos que a tarefa primordial da Igreja é a Evangelização.
A partir de hoje você quer ter como meta falar do amor de Jesus (Salvação) ?
Testemunhar o seu amor por Ele e o que te feito na sua vida? Ter como meta alcançar pessoas?
Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.