Vou iniciar perguntando: Você já tomou alguma decisão da qual se arrependeu?

É certo que algumas decisões oferecem uma segunda chance, mas outras não. Todos nós temos facilidade de tomarmos decisões precipitadas, e quando as tomamos damos cabeçadas. Machucamos- nos  e a outras pessoas, e se não cuidarmos, atribuímos a Deus o comando na decisão, quando na verdade Ele não tem nada a ver com essas decisões 

Deus nos criou e dotou de livre arbítrio – Somos livres para “construir” uma vida linda, como também para construir uma vida desgraçada. Tudo depende das nossas decisões = escolhas. Somos responsáveis por nossos atos Ex.: Existem casos de pessoas que perderam muitos bens pelo fato de terem sido fiadoras, avalistas de alguém. Agiram precipitadamente, não obedeceram a Deus e pagaram um alto preço. A vida é feita de decisões, e estamos constantemente tendo que toma-las.

Hoje iremos analisar que toda decisão tem suas consequências. Veremos que Deus nos deu este poder extraordinário, que é poder decidir para usarmos da forma correta e assim ter um presente e um futuro maravilhoso ou um final desastroso.

TODA DECISÃO TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS – Uma decisão muitas vezes é um caminho que não tem volta. Por isso precisamos ter muita atenção antes de tomar uma direção.

Sua vida é algo muito sério para ser levada como uma brincadeira ou jogo de sorte. E para se tomar decisões corretas existem alguns segredos que eu quero compartilhar com vocês

E esses segredos vão nos responder algumas perguntas dos fracassos obtidas em nossas decisões:

1- Nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino da Bíblia– Tomar decisões sábias significa que um filho de Deus não fará coisa alguma contrária à Palavra de Deus. Quando desobedecemos a Bíblia, não podemos esperar a bênção de Deus. Mas precisamos conhecer o que a Palavra de Deus diz, e isso através da leitura diária da Bíblia. Mateus 22.29Respondeu-lhes Jesus: ERRAIS, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus”.  Por exemplo: Quando uma pessoa vive pela fé em Jesus Cristo ela não aceita um emprego que a leve a desobedecer a Palavra de Deus, afastando-se da igreja, pois a Palavra de Deus diz “não deixeis de congregar…”

2- Não tema o homem; tema a Deus

Provérbios 29:25 “Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia nos Senhor estará seguro”

Atos 5:29  “…Antes importa obedecer a Deus do que a homens”

Galátas 1:10-11 “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo”

Paulo tinha plena certeza de que havia sido escolhido por Cristo. E decidiu ser um “fiel” seguidor. Não tinha medo do que o homem poderiam lhe fazer ou pensar dele. Quantos cristãos se acovardam, se sentindo pressionado a fazer a vontade de pessoas (amigos, familiares, parentes, autoridades). Sem temer as consequências diante de Deus. Porém o Espirito Santo sempre me deu coragem e autoridade para fazer o que Cristo me manda fazer e falar. Quero cumprir a vontade do meu Deus e não dos homens. E assim poder dizer “Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”.

Se alguém deseja tomar uma decisão sábia, conforme a vontade de Deus deve temê-Lo e servi-Lo mais do que ao homem. Se precisar escolher entre obedecer aos amigos ou parentes e obedecer e agradar a Deus, deve preferir agradar a Deus. É um pecado grave temer os parentes e amigos mais do que temer a Deus.

Os jovens sempre cometem o pecado de temer a opinião dos amigos, por isso muitos acabam enveredando por caminhos que os afastam de Deus. Eles sabem que Deus os está chamando para uma vida de piedade e serviço, mas não querem sair da multidão e,  por isso, deixam de fazer a vontade de Deus.

Marcos 8:38  –  Jesus admoestou  – Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos

3- CUIDADO AO TOMAR DECISÃO SEGUINDO O CONSELHO DA MAIORIA – Um exemplo bíblico bem conhecido, foi o do povo de Israel, quando preferiu dar ouvidos ao relatório dos dez espias em vez de dar ouvidos a Josué e Calebe. Esta decisão trouxe juízo de Deus para a nação de Israel (Nm 13:31,32 ).

 4- NÃO TOME DECISÕES BASEANDO-SE EM EMOÇÕES – Acontece muito no casamento. O casal briga e na hora da raiva, falam que vão se divorciar, mas quando a raiva passa vê que era só a emoção da raiva. Não tome decisões baseadas em emoções.

CUIDADO SUAS DECISÕES SEMPRE AFETAM DE UMA FORMA OU DE OUTRA, AQUELES QUE TE CERCAM E TE AMAM. NOSSAS DECISÕES TEM O PODER DE NOS MATAR OU NOS DESTUIR. Nossa vida é marcada por decisões. Existem as que não nos afetam muito, mas também aquelas que afetam nossa vida, nossa família, nossos sonhos.

Meu coração se entristece muito quando encontro alguém atribuindo a Deus a responsabilidade pelas desgraças da vida. O Senhor é bom.  Mas muitas vezes esquecemo-nos disso e passamos para Deus a responsabilidade que é nossa. A responsabilidade das nossas decisões erradas, e por que tomamos decisões erradas, colhemos as consequências e sofremos muito. Mas em meio ao sofrimento jamais responsabilizá-lo pelas decisões erradas que tomamos.

Uma vida de oração ajuda no processo de tomada de decisões certas. 

Cada decisão que tiver que tomar é preciso indagar a si mesmo: 

“Se eu tomar esta decisão, o que vai me acontecer no caminho”?

Quais serão as consequências eternas, se eu desposar esta pessoa; se eu assumir este emprego, seu eu for àquela festa; se eu continuar com esta amizade; se eu cantar aquela música; se eu for descuidado com o que vejo na Internet; se eu deixar meu coração se prender ao amor por este mundo… “.

Tiago 4:4 “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Com coragem para dizer “sim” ou “não” quando for preciso – Não é fácil dizer “sim” ou “não” quando preciso. Normalmente nos envolvemos em questões emocionais e isso nos impede de sermos sinceros com as pessoas. Há momentos que temos de dizer “Sim”, mas há também momentos que é preciso dizer “não”. Se tivermos convicção de que o contexto está sinalizando que Cristo estará aprovando, a resposta precisa ser “Sim”,

Contudo, se os sinais são contrários é preciso ter a coragem para dizer “não”.

Deus não gosta que as pessoas mantenham-se neutras, especialmente com respeito a assuntos espirituais – A Bíblia diz em Apocalipse 3:15-16 “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca”. Seja firme nas suas decisões.

Antes de qualquer outra coisa, lembre-se: Não se deve tomar uma decisão quando se está:
a) Profundamente desapontado

b) Fisicamente exausto

c) Irado

d) Muito abatido e deprimido

e) Com perspectiva de derrota.

Conclusão: 

Cada um de nós precisou ter a consciência de que no decorrer de nossa vida é preciso tomar decisões. Umas mais simples, e outras mais sérias, porém cada uma tem o seu grau de importância. Quer sejam pequenas, quer grandes, suas decisões são importantes. A decisão que você toma hoje pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso, e no futuro, até mesmo entre a vida e a morte.

Aplique os princípios bíblicos – Salmo 40:8 – “Tenho grande alegria em fazer a tua vontade, ó meu Deus; a tua lei está no fundo do meu coração”.

Deus forneceu aos cristãos princípios divinos para ajudá-los a tomar decisões. Aprender e aplicar esses princípios é que vai determinar o seu futuro, na terra e eternamente.

Por isso decida hoje tome decisões da maneira que Deus aprova.

Antes de tomar qualquer decisão, a partir de hoje pergunte para si mesmo a respeito de sua decisão:® È lícito? (permitido?) ®  Convém? (vai ser bom?) ®  Compromete sua liberdade? (ou é algo que te escraviza e te domina?) ® É coerente com o Senhorio de Cristo? (ou enfraquece sua fé?) ® É útil para outras pessoas? (ou serve só para seu egoísmo?) E o principal: Jesus faria isso no meu lugar ® Vai me afastar de Deus ou da igreja?

 

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.