Muitas vezes estamos tão cheios de problemas que parecem não ter solução. Procuramos resolvê-los do nosso jeito e parece que tudo piora. Talvez você tenha pensado:“poxa minha vida não tem mais jeito”, “meu casamento está tomando um rumo que não tem mais volta”, “não vou conseguir mais sair desta situação financeira”, “tenho que me acostumar a viver com estes remédios”. Quantas vezes nos pegamos preocupados com as nossas necessidades físicas, financeiras, familiares, sentimentais, espirituais e entre outras, nos esquecendo que existe um Deus no controle de nossas vidas. As vitórias, não chegam o que está acontecendo? Muitas vezes nós buscamos fazer o que é certo, oramos, lemos a Bíblia, dizimamos, procuramos nos afastar do pecado e procuramos ficar bem com as pessoas, mas mesmo assim, passamos por lutas em todas as áreas da nossa vida.

Já aconteceu com você, de entregar um assunto nas mãos de Deus e não ver nada, absolutamente nada mudar ou melhorar? No entanto, a Bíblia diz:

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Salmos 37:5

O que deu errado? Temos duas possibilidades: houve algum problema com a “entrega” ou houve algum problema com o “confiar”:

1. PROBLEMAS NA “ENTREGA

a) Entrega aparente – Muitas vezes nos aproximamos de Deus e, aparentemente, entregamos a Ele  os nossos problemas, as nossas preocupações, mas no íntimo, nós retemos o problema. E Deus sabe que a entrega não foi total. Entregar pra Deus, tem que ser sem reservas, total!

b) Entrega momentânea – Muitas vezes entregamos o nosso caminho ao Senhor de forma completa, no entanto, tão logo saímos de sua presença, nós o pegamos de volta para resolvê-lo à nossa maneira. Às vezes penso que Deus fica se perguntando: “Onde estão os problemas que meus filhos deixaram aqui no altar na hora do culto?”, “Se eles pretendiam leva-los de volta, porque disseram que os estavam entregando para mim?”.

Ao contrário desta atitude, podemos afirmar que as idéias bíblicas de “entrega” sempre são definitivas. Se eu entreguei, tá entregue. Às vezes eu digo que entreguei, mas quando chego a casa, lá está ele, pois o levei comigo, na minha mente, no meu coração. Se eu entreguei, deveria ter deixado lá.

c) Entrega parcial: O verso bíblico não diz, entrega “um caminho”; nem diz para entregar “parte do caminho”. Ele diz: “Entrega o teu caminho…”, todo o caminho a questão inteira, com tudo que a rodeia: a dívida, o casamento, os seus filhos, o emprego, enfim, entregar teu caminho significa entregar tudo, que cerca você:

  • Entrega a dívida, e toda a ansiedade e vergonha que vêm junto com ela.
  • Entrega o teu  casamento, e todos os sentimentos amargos que tem lhe causado.
  • Entrega o desemprego, e toda preocupação que lhe tem causado.
  • Entrega aquele vício e toda a tristeza que ele tem lhe provocado.
  • Entrega a doença que te fez desanimar e se limitar.

Existe um segredo para conseguir entregar todas as nossas ansiedades e preocupações ao Senhor e descansar na certeza de que Ele sabe o que faz, mesmo que não entendemos o seu agir: precisamos ter momentos a sós com Deus, precisamos buscar a Sua Presença, precisamos também ir à casa do Senhor para honrá-Lo, louvá-Lo, e adorá-Lo.

É muito importante que o seu problema seja definido na oração.

“…não têm, porque não pedem”. Tiago 4:2b

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. Filipenses 4:6

Tenha o costume de anotar os seus pedidos de oração e a data em que começou a orar por cada um deles. Depois anote a data em que foram respondidos. Sua fé se fortalece sempre que você voltar nos seus registros.

2. PROBLEMAS EM “CONFIAR”

Confiar é deixar nas mãos de alguém que pode e dá garantia de realizar. Você entregaria algo seu para alguém em quem você não confia? Lógico que não! Quem entrega os seus caminhos para Deus, reafirma que confia nele não só com palavras, mas com atitudes. Quem entrega seus caminhos para Deus está dizendo: “Senhor, assuma o controle e a direção da minha vida e dessa situação”.

Nesta parte entra a importância da fé, de crer que nosso Deus, que pode sim, fazer aquilo que aos olhos humanos parece até impossível de ser feito. A religião é feita de muita teoria, mas a vida cristã de conhecimento e prática. Quando entregamos o nosso caminho ao Senhor, devemos confiar e ter a certeza de que Ele tudo fará. Devemos deixar tudo no controle das Suas mãos.  Mas para que haja confiança, é imprescindível que se conheça a pessoa. E quanto a Deus, ninguém jamais o viu. Como então podemos conhecer a Deus,  para confiar nEle?  O Deus unigênito, Jesus, esse o deu a conhecer. Jesus é o que nos faz conhecê-Lo:

“E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.” João 12:45

A questão é não tomar de volta a preocupação, pois, quando o problema parece muito difícil e, aos nossos olhos, não ter solução, é quando Deus começa a agir. O problema e que a maioria dos cristãos não confiam em Deus como muitas vezes declaram com suas bocas. Não tenho nenhuma dificuldade em afirmar que a maioria dos cristãos ainda não aprendeu a confiar plenamente em Deus. E o pior de  tudo, é que esta nossa falta de confiança ofende a Deus! Como?

Deixa-me ilustrar:  Imagine que amanhã de manhã você tem que pagar uma dívida. Se você não a pagar, coisas muito ruins irão acontecer. Imagine, ainda, que você tem um amigo que você confia nele, e tem muita afinidade com ele. Você telefona para ele. Explica a situação. Ele, prontamente, diz que vai lhe emprestar o dinheiro necessário. Bem, se este amigo é “confiável”,  você irá dormir em paz; porém, se este seu amigo não é digno de confiança, é inconstante… Bem, neste caso, você continuará preocupado do mesmo jeito, não é mesmo? Agora transfira esta situação para o seu relacionamento com Deus. Você O procura, coloca seus problemas em suas mãos, mas, continua preocupado. Sabe o que está demonstrando com essa atitude? Que Ele não é digno de confiança. Por isso eu digo que a maioria dos cristãos ainda não aprendeu a confiar plenamente em Deus e que esta nossa falta de confiança O ofende.

“Elevo os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” Salmos 121 :1-2

Se estivermos somente preocupados em resolver os problemas, a solução vai demorar, mas se estivermos preocupados em agradar a Deus em meio à situação, não importando qual seja, ela com certeza seu socorro estará a caminho.

Conclusão:

Entrega hoje suas preocupações, teu caminho, seus fardos, suas angústias nas mãos de Deus. Qual é a maior dificuldade pela qual você está passando agora? É seu filho nos vícios? São suas dívidas? Problema com seu casamento? O desemprego? As dívidas? Enfermidade? Seja o que for decida hoje entregar nas mãos de Deus e confiar que Ele vai agir a seu favor.

“Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. I Pedro 5:7

“Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

“Porque eu, o Senhor, teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas, eu vou te ajudar”. Isaías 41:13

Deus abençoe, Pra. Ivanilde Augusto.